FILMES E SÉRIES

Cena de Cuphead - A Série

Divulgação/Netflix

Análise

Cuphead: Por que você deveria dar uma chance à animação da Netflix

Adaptação do game foi renovada para a 2ª temporada

Jessica Pinheiro

Jessica Pinheiro

A animação Cuphead – A Série estreou na Netflix em 18 de fevereiro e foi renovada para uma 2ª temporada oficialmente nesta quinta-feira (3), pelo serviço de streaming. A animação é baseada no premiado game retrô de mesmo nome, desenvolvido pelo Studio MDHR Entertainment e lançado inicialmente em 2017 para PC e Xbox One. Posteriormente, o título chegou também ao Nintendo Switch em 2019 e ao PlayStation 4 em 2020.

A história da animação gira em torno do impulsivo Xicrinho e do ingênuo Caneco, dois irmãos que amam se meter em confusões e vivem na mágica Ilha Tinteiro junto do Vovô Chaleira. Após visitar um parque de diversões que desvia as almas dos visitantes para o Diabo em pessoa, Xicrinho também acaba se endividando com a entidade, mas com a ajuda de Caneco, ambos conseguem escapar.

“Cuphead – A Série foi oficialmente renovada para a 2ª Temporada!!! E ela chega entre junho e agosto (verão estadunidense)”

A 1ª temporada da série animada tem apenas 12 episódios, e se você ainda não assistiu Cuphead – A Série, a Tangerina listou os principais motivos pelos quais você deveria dar uma chance à esta divertida e inusitada animação, estrelada pelos encrenqueiros irmãos Xicrinho e Caneco!

Engraçado e muito bem localizado em português brasileiro

A série animada de Cuphead conta com uma excelente dublagem brasileira e as adaptações dos nomes dos personagens são um charme à parte. Até mesmo nos episódios musicais ou que seguem uma narrativa focada em rimas, existem trechos engraçados e muito bem colocados —muitas vezes com sacadas ou trocadilhos interessantes.

Ainda que as interações entre Xicrinho e Caneco sejam ótimas, o destaque fica mesmo para o Diabo e o Vovô Chaleira, que sempre roubam a cena quando aparecem.

Cena de Cuphead - A Série

Além de Xicrinho e Caneco, o elenco também conta com o Diabo, Rei Dado, Vovô Chaleira e os irmãos sapos Escoaxo e Sopapo

Divulgação/Netflix

Maratona rápida com episódios curtos

Cuphead – A série tem apenas 12 episódios em sua temporada inicial, com média de 14 minutos, cada. Caso você esteja procurando uma animação bem-feita, bonita e divertida para maratonar em um curto espaço de tempo, a animação estrelada por Xicrinho e Caneco é a sua melhor pedida.

Além disso, a classificação indicativa da série animada de Cuphead é livre, o que significa que qualquer pessoa, de qualquer idade, pode assistir. 

Perfeita porta de entrada para quem não jogou Cuphead

O jogo de Cuphead tem uma história um pouco diferente, mas igualmente simples: na obra original, os irmãos Xicrinho e Caneco fazem uma aposta para tentar ficarem ricos em um Cassino, mas claro, são enganados pelo Rei Dado e se dão mal. Antes que suas almas fossem levadas, eles fazem um acordo com o Diabo, que propõe que os dois encrenqueiros derrotem e coletem os espíritos de outros devedores.

Toda a aventura do game também é ambientada na mágica Ilha Tinteiro, e cabe ao jogador derrotar uma série de chefes para pagar a dívida de Xicrinho e Caneco com o Diabo. Cuphead mistura plataforma e run and gun (correr e atirar) em sua jogabilidade, e os inimigos são bastante difíceis. 

Cena de Cuphead - A Série

A Srta. Cálice, que ainda não fez sua estreias no game, aparece na animação de Cuphead

Divulgação/Netflix

Obviamente, a animação da Netflix não retrata a mesma ação do jogo, expandindo a jornada de Xicrinho e Caneco para focar no jeito estabanado com que eles se safam de diferentes situações. Ainda assim, muitos chefes como Escoaxo e Sopapo, a Máfia das Raízes e o dragão Fogo de Chão participam dos episódios ou são referenciados de alguma forma. Até mesmo a Srta. Cálice, que fará sua estreia no conteúdo extra The Delicious Last Course do game, em 30 de junho, aparece na série animada.

Com todas essas diferenças, Cuphead – A Série acaba se tornando uma perfeita porta de entrada para quem nunca jogou.

Semelhanças técnicas com o game de Cuphead

Ainda que a história e os personagens sejam levemente diferentes em Cuphead – A Série, a animação é bastante fiel ao game no lado técnico, trazendo uma trilha sonora semelhante a do game, também pautada em um delicioso jazz clássico dos anos 1930.

E assim como o game, a adaptação homenageia o estilo de animação rubber hose utilizado nos desenhos animados da mesma época, que inspira-se nos trabalhos de estúdios como Walt Disney, Warner Bros. Cartoons e Fleischer Studios.

Quantas temporadas Cuphead – A Série tem?

Cena de Cuphead - A Série

Xicrinho e Caneco amam confusões e vão te divertir bastante e sem compromisso em uma leva de 12 episódios com 14 minutos, cada

Divulgação/Netflix

Com a recente renovação para a 2ª parte, ainda não se sabe exatamente quantas temporadas Cuphead – A Série terá. Mas existe a possibilidade de uma 3ª temporada.

Isso porque logo após o anúncio da renovação oficial de Cuphead – A Série, alguns animadores se pronunciaram e subiram a hashtag #NewDeal4Animation no Twitter, visando melhores condições de trabalho para os profissionais da indústria da animação.

A questão é que a Netflix supostamente encomendou 48 episódios para Cuphead – A Série, mas está lançando-os em lotes para comercializá-los como “temporadas”.

“Apenas um lembrete de que a Netflix encomendou 48 episódios deste programa de uma só vez, o que significa que eles não estão pagando salários mais altos a esses caras por efetivamente quatro temporadas de televisão. Foi “renovado” para a temporada 2 anos atrás. É triste e esses caras precisam de um acordo melhor”, afirma Kyle Snape.

“A segunda temporada é apenas o segundo lote de episódios da primeira temporada. Nada foi “renovado”. Todos os episódios foram feitos como uma temporada e a Netflix está lançando-os em lotes”, diz o animador da Nickelodeon, Nick Lauer.

O problema nessa questão é que, quando há uma renovação, o custo de produção da próxima temporada aumenta; e a Netflix parece ter encomendado uma grande quantidade de episódios de uma vez para liberá-los em “temporadas”.

Além disso, em um artigo da Animation Magazine que conta com uma entrevista do produtor executivo Dave Wasson, é dito que os 36 episódios iniciais seriam lançados em 2 ou 3 partes, com lançamentos separados; o que sugere que a Netflix pode “renovar” Cuphead – A Série para sua “3ª temporada” logo após o lançamento da 2ª.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Jessica Pinheiro

Jessica Pinheiro

Repórter da Tangerina, Jessica Pinheiro já cobriu games e tecnologia em veículos coo IGN Brasil, Loading TV e The Enemy. É streamer nas horas vagas e nasceu no Ceará, mas infelizmente não tem sotaque. Ama karaokê e também assina a Koluna Pop, onde traz todas as novidades do universo do k-pop.

Ver mais conteúdos de Jessica Pinheiro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal