FILMES E SÉRIES

Mariana Xavier e Paulo Gustavo em cena de Minha Mãe É Uma Peça

Divulgação/Downtown Filmes

Cinema brasileiro

20 filmes nacionais para sentir orgulho de ser brasileiro

Descubra em quais streamings você consegue assistir grandes sucessos brasileiros do cinema

Victor Cierro

Victor Cierro

Sabemos que a indústria cinematográfica brasileira sofre com falta de investimento, o desrespeito de seu próprio consumidor e as comparações injustas com produções hollywoodianas multimilionárias. Mas é importante dizer que, sim, o cinema nacional tem MUITA coisa boa e merece sim o nosso respeito. Temos muitos filmes nacionais de qualidade!

A produção BR está em uma evolução constante nas últimas décadas e, aos poucos, vai ganhando mais oportunidade e espaço no coração dos cinéfilos – o que significa, claro, também maior destaque nas plataformas de streaming.

Para dar o destaque merecido ao cinema canarinho, a Tangerina apresenta onde assistir no streaming aos principais filmes nacionais. Saca só:

O Auto da Compadecida (2000)

Matheus Nachtergaele em cena de O Auto da Compadecida

Trailer de O Auto da Compadecida

O Auto da Compadecida trouxe a história de Ariano Suassuna para as telonas

Nesta adaptação da obra homônima de Ariano Suassuna (1927-2014), Chicó (Selton Mello), personagem covarde, e João Grilo (Matheus Nachtergaele), sertanejo mentiroso, entram em várias enrascadas no vilarejo onde moram.

Em busca da próxima refeição, seus caminhos vão se cruzar inclusive com os da Nossa Senhora (Fernanda Montenegro) em pessoa. Além de arrecadar mais de R$ 11 milhões de bilheteria, o filme nacional teve sucesso internacional, com destaque na Argentina, Chile e Estados Unidos.

Onde assistir: Globoplay; AppleTV e Microsoft (para aluguel)

Cidade de Deus (2002)

Douglas Silva em cena de Cidade de Deus

Trailer de Cidade de Deus

Douglas Silva, também conhecido pelo BBB 22, atuou em Cidade de Deus

Referência do cinema nacional contemporâneo, Cidade de Deus conta a história de Buscapé (Alexandre Rodrigues). O morador da favela carioca cresceu no meio de um universo cercado de violência mas também busca a sua redenção.

Dirigido por Fernando Meirelles, que foi indicado ao Oscar por este filme, Cidade de Deus apresenta uma relação única entre a ficção e a realidade. A produção explora a pluralidade e a essência do Brasil.

Onde assistir: Globoplay

Carandiru (2003)

Wagner Moura em cena de Carandiru

Trailer de Carandiru

Wagner Moura estrelou a adaptação do livro de Dráuzio Varella

Em mais uma adaptação, desta vez do livro Estação Carandiru (1999), do médico Dráuzio Varella, o filme brasileiro mostra a dura realidade dos cárceres. Em uma prisão superlotada, os enclausurados precisavam lidar com a infraestrutura precária do presídio.

Enquanto conta a história de alguns prisioneiros, a produção despe a visão pejorativa dos condenados e exibe a difícil realidade de milhares de brasileiros. Em adição a esta perspectiva, o filme mostra um dos momentos mais tenebrosos da história brasileira, o Massacre do Carandiru, chacina que resultou na morte de 111 detentos.

Onde assistir: Belas Artes à la Carte e Globoplay

2 Filhos de Francisco (2005)

Ângelo Antônio em cena de 2 Filhos de Francisco: A História de Zezé Di Camargo e Luciano

Trailer de A História de Zezé di Camargo & Luciano

O filme conta a história da dupla Zezé di Camargo & Luciano

Baseado na história de vida da dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano, o filme conta a jornada de dois irmãos no interior de Goiás com um sonho: serem músicos. Emival (Marcos Henrique) e Mirosmar (Dáblio Moreira) começam a tocar até em rodoviárias para conquistarem seu objetivo.

Nesta história cheia de superação, a produção nacional mostra a trajetória completa da dupla em rumo ao estrelato. Com obstáculos no caminho, eles quase desistiram de seu sonho. Mas tudo muda quando Mirosmar, o Zezé, se torna pai de duas meninas.

Onde assistir: Globoplay; AppleTV (para aluguel)

Tropa de Elite (2007)

Wagner Moura em cena de Tropa de Elite

Trailer de Tropa de Elite

Tropa de Elite mostra o cotidiano do Batalhão de Operações Policiais Especiais

Assim como Carandiru e Cidade de Deus, Tropa de Elite também aborda a questão da violência, mas sob outro viés. Com elementos do livro homônimo de André Batista e Rodrigo Pimentel, o filme mostra o cotidiano do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais).

Em adição a violência no Rio de Janeiro, a trama também explora a corrupção no Brasil e as más intenções tanto da polícia quanto das autoridades oficiais. O filme dirigido por José Padilha e protagonizado por Wagner Moura foi, à época, um tapa na cara da sociedade.

Onde assistir: Globoplay, Netflix, Starz e Star+; AppleTV e GooglePlay (para aluguel)

Estômago (2008)

João Miguel em cena de Estômago

Trailer de Estômago

Da cozinha até a prisão, Raimundo (João Miguel) vive diferentes experiências na trama

Este filme dramático mostra a história de Raimundo Nonato (João Miguel). Em busca de uma vida melhor, ele sai do Nordeste querendo mais oportunidades. Ao ser contratado como um faxineiro em um bar, o protagonista descobre seu verdadeiro talento. Ele é um cozinheiro nato.

Ao ficar famoso e receber destaque da indústria culinária, ele fica apaixonado pela garota de programa Ira (Fabíula Nascimento). O filme brinca com a linha do tempo de Nonato, mostrando seu tempo na cadeia e os momentos de glórias na cozinha.

Onde assistir: Globoplay e Netflix

Meu Nome Não É Johnny (2008)

Rafaela Mandelli e Selton Mello em cena de Meu Nome Não É Johnny

Trailer de Meu Nome Não É Johnny

Rafaela Mandelli e Selton Mello em cena de Meu Nome Não É Johnny

Selton Mello está em todas. Neste filme que mistura drama e humor, o ator interpreta João Guilherme Estrella. Amigo de membros da alta sociedade brasileira, o rapaz ficou conhecido como rei do tráfico de luxo.

Sem nunca ter entrado na favela, João é o principal fornecedor de drogas para as mais influentes famílias brasileiras. No entanto, o protagonista não sabe que está sendo monitorado pela polícia e acaba sendo preso. Nem o carisma é capaz de salvar o traficante desta situação.

Onde assistir: Globoplay; AppleTV e GooglePlay (para aluguel)

De Pernas pro Ar (2010)

Ingrid Guimarães em cena de De Pernas pro Ar

Trailer de De Pernas pro Ar

Ingrid Guimarães estrelou a comédia nacional De Perna pro Ar

Ingrid Guimarães entregou uma comédia leve e sem precedentes quando interpretou Alice, uma empresária de sucesso, neste filme de 2010. Apesar de ser viciada em seu trabalho, ela é demitida. E, para piorar, seu marido pede divórcio. Tudo no mesmo dia.

Mas, para sua sorte, ela conta uma ajuda inesperada. Sua vizinha Marcela (Maria Paula) mostra para a protagonista como é possível conciliar a vida profissional com o lazer. Nesta divertida aventura, a dupla tenta trazer sucesso para um sex shop falido.

Onde assistir: Netflix e Globoplay

Bruna Surfistinha (2011)

Deborah Secco em cena de Bruna Surfistinha

Trailer de Bruna Surfistinha

O filme, estrelado por Deborah Secco, é baseado no livro homônimo de Raquel Pacheco

Raquel Pacheco, escritora do livro O Doce Veneno Do Escorpião: O Diário de uma Garota de Programa, teve sua história apresentada nas telonas em Bruna Surfistinha. Interpretada pela atriz Deborah Secco, descobrimos como esta mulher fugiu de casa aos 17 anos.

Ao sair de seu lar, ela decidiu se tornar garota de programa. Com o nome de Bruna Surfistinha, ela trabalhou por quatro anos enquanto documentava tudo em seu blog, sucesso da internet.

Onde assistir: Globoplay; GooglePlay, Looke e Microsoft (para aluguel)

Gonzaga – De Pai pra Filho (2012)

Nanda Costa e Chambinho do Acordeon em cena de Gonzaga: De Pai pra Filho

Trailer de Gonzaga - De Pai pra Filho

Nanda Costa e Chambinho do Acordeon no filme - De Pai pra Filho

Baseado nas histórias de Luiz Gonzaga (1912-1989) e Gonzaguinha (1945-1991), pai e filho respectivamente, o filme conta a complicada relação entre os familiares. Após ver sua mulher doente, o Rei do Baião decidiu voltar para a estrada como músico.

Mas, ao deixar seu filho com um amigo no Rio de Janeiro, Luiz Gonzaga deixou seu primogênito com sensação de abandono. O drama acompanha as personalidades fortes dos dois músicos e a passagem de bastão entre duas gerações.

Onde assistir: Globoplay e Netflix

Meu Passado me Condena (2013)

Fábio Porchat e Miá Mello em cena de Meu Passado Me Condena

Trailer de Meu Passado me Condena

O casal, formado por Fábio Porchat e Miá Mello, é sinônimo de risada

Miá Mello e Fábio Porchat em alto-mar. O resultado? Risada, na certa. Depois de namorarem por apenas um mês, os protagonistas decidiram casar e curtir as férias em um cruzeiro.

Enquanto conhecem melhor a personalidade um do outro, eles precisam lidar com uma interferência externa. Além de lidar com suas próprias inseguranças, Fábio precisa aguentar a presença do ex-namorado de Miá.

Onde assistir: Globoplay e Netflix

Minha Mãe É Uma Peça (2013)

Paulo Gustavo em cena de Minha Mãe É Uma Peça

Trailer de Minha Mãe É Uma Peça

Minha Mãe É Uma Peça, protagonizado por Paulo Gustavo, evidencia o carisma do ator bem-humorado

Paulo Gustavo (1978-2021) nunca será esquecido. Protagonista desta trilogia, o ator interpreta com maestria a matriarca Hermínia Amaral. A dona de casa é hiperativa e não consegue sair da aba de seus filhos.

Portanto, claro, a personagem carismática e exageradíssimanão consegue perceber que Marcelina (Mariana Xavier) e Juliano (Rodrigo Pandolfo) já estão adultos. E, para deixar a situação mais caótica, Hermínia precisa lidar com seu ex-marido (Herson Capri) e sua nova mulher (Ingrid Guimarães).

Onde assistir: Globoplay e Netflix; AppleTV e GooglePlay (para aluguel)

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Guilherme Lobo em cena de Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Trailer de Hoje Eu Quero Volta Sozinho

Guilherme Lobo é a principal estrela de Hoje Eu Quero Volta Sozinho

Neste filme emocionante, Leonardo (Guilherme Lobo) busca sua independência enquanto precisa lidar com sua mãe e seu senso superprotetor. O adolescente cego conta com a ajuda da melhor amiga (Tess Amorim) em seu cotidiano.

O protagonista começa a fazer novas descobertas com a chegada de Gabriel (Fabio Audi). Emocionante, o filme explora a questão do autoconhecimento e do forte preconceito da sociedade contra deficientes e integrantes da comunidade LGBTQIA+.

Onde assistir: Telecine Play; GooglePlay (para aluguel)

O Menino e o Mundo (2014)

Cena de O Menino e o Mundo

Trailer de O Menino e o Mundo

A animação nacional foi indicada ao Oscar em 2016

Indicada ao Oscar de melhor animação em 2016, esta produção acompanha a jornada de Cuca sem seu pai. Com saudades, o jovem abandona sua pequena aldeia para encontrá-lo.

Mas, ao chegar na capital, o protagonista descobre a verdade sobre a sociedade. Os trabalhadores são pobres e explorados pela burguesia. A animação promove uma reflexão necessária sobre o capitalismo e como o mundo funciona.

Onde assistir: Disney+ e Looke

Tim Maia (2014)

Cauã Reymond e Babu Santana em cena de Tim Maia

Trailer de Tim Maia

Babu Santana estrelou a cinebiografia de Tim Maia em 2014

Esta cinebiografia dramática do cantor Tim Maia (1942-1998) conta a história de um dos maiores músicos da história do Brasil. O filme acompanha a vida inteira do carioca, começando com sua infância no Rio de Janeiro.

A adaptação do livro Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia também acompanha a jornada cativante do músico nos Estados Unidos. No hemisfério norte, o personagem vivido por Babu Santana descobriu novos estilos musicais e foi preso por posse de drogas e roubo.

Onde assistir: Globoplay e Netflix; GooglePlay (para aluguel)

Que Horas Ela Volta (2015)

Regina Casé em cena de Que Horas Ela Volta

Trailer de Que Horas Ela Volta?

Regina Casé em cena do filme Que Horas Ela Volta?

Escrito e dirigido por Anna Muylaert, o drama acompanha a vida de Val (Regina Casé). A empregada doméstica deixou o Nordeste e sua filha Jéssica (Camila Márdila) para procurar emprego em São Paulo.

Após passar 13 anos longe de sua família e terra natal, Val está economicamente estável, mas não se sente feliz, por ter perdido a infância de sua filha. Mas, para sua surpresa, a jovem aparece na capital paulistana para prestar vestibular. Com a emoção no limite, o filme retrata a realidade de milhares de migrantes nas grandes cidades brasileiras.

Onde assistir: Globoplay; AppleTV e GooglePlay (para aluguel)

Bingo – O Rei das Manhãs (2017)

Vladimir Brichta em cena de Bingo: O Rei das Manhãs

Trailer de Bingo - O Rei das Manhãs

Vladmir Brichta interpreta o palhaço Bozo nesta cinebiografia

Inspirado livremente na história de Arlindo Barreto, um dos atores por trás do palhaço Bozo, o filme mostra a transição de um ator de trabalhos pornográficos para a posição de apresentador em um programa infantil.

Além de explorar esta mudança inusitada, a produção mostra a crise de personalidade do protagonista (Vladimir Brichta). O homem não pode revelar sua identidade como palhaço, o que torna esta trama em algo totalmente intrigante.

Onde assistir: Globoplay; AppleTV, GooglePlay, Looke e Microsoft (para aluguel)

Bacurau (2019)

Udo Kier em cena de Bacurau

Trailer de Bacurau

O alemão Udo Kier atuou no filme nacional Bacurau

Uma inusitada mistura de faroeste e ficção científica (além de outros gêneros), a produção dirigida por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles mostra uma pequena cidade brasileira em Pernambuco sendo invadida por estranhos estrangeiros.

Cheio de ação e com momentos marcantes, o filme acompanha a reação dos habitantes ao ataque. Contar mais do que isso pode estragar as diversas surpresas de quem ainda não viu.

Onde assistir: Globoplay; AppleTV, GooglePlay e Looke (para aluguel)

7 Prisioneiros (2021)

Rodrigo Santoro e Christian Malheiros em cena de 7 Prisioneiros

Trailer de 7 Prisioneiros

Rodrigo Santoro e Christian Malheiros atuam no filme dramático da Netflix

Na trama, em busca de melhores oportunidades, o jovem Mateus (Christian Malheiros) viaja para São Paulo. Ao chegar na capital paulista, o protagonista começa a trabalhar em um ferro velho. No entanto, ele e os outros garotos estavam sendo enganados pelo dono do local, Luca (Rodrigo Santoro).

Depois de perceber que estava em uma rede de trabalho escravo, Mateus enxergou uma oportunidade de negócios. O personagem de Malheiros, ator de Sintonia, precisa ignorar seus conflitos morais para trabalhar como braço direito do Luca.

Onde assistir: Netflix

Lulli (2021)

Larissa Manoela em cena de Lulli

Trailer de Lulli

Larissa Manoela é a protagonista de Lulli, filme original da Netflix

Na trama, Lulli (Larissa Manoela) sonha em ser a melhor cirurgiã do mundo. E, para isso, ela não vai deixar ninguém atrapalhar seus objetivos. Mas nesta comédia dramática, a vida da protagonista é completamente transformada após um acidente.

Depois de levar um choque de um aparelho de ressonância magnética, a personagem de Larissa começa a ler pensamentos alheios. Com esta nova habilidade, ela precisa fazer o que não conseguia antes: escutar as pessoas ao seu redor.

Onde assistir: Netflix

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Victor Cierro

Victor Cierro

Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É o foca da equipe e cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.

Ver mais conteúdos de Victor Cierro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal