FILMES E SÉRIES

Cartaz de Fullmetal Alchemist 2

Reprodução/Warner Bros. Pictures

Animes

Fullmetal Alchemist retorna com 2 filmes live-action de uma só vez

Mesmo com a recepção mista do primeiro longa-metragem, Warner Bros. aposta em 2 sequências para 2022

Jessica Pinheiro

Jessica Pinheiro

Quando o assunto é mangá e anime, Fullmetal Alchemist é uma referência entre os mais queridos pelos otakus. A emocionante história dos irmãos Edward e Alphonse Elric, que tentam recuperar seus corpos (ou parte deles) após tentarem ressuscitar a mãe usando alquimia; é repleta de reviravoltas, intrigas políticas e militares e, sobretudo, de amizade e fraternidade.

O mangá de Hiromu Arakawa foi publicado entre 2001 e 2010 pela Square Enix e conta com 27 volumes. Com o crescente sucesso da obra, ganhou duas versões em anime, sendo a primeira intitulada apenas Fullmetal Alchemist (exibido entre 2003 e 2004) e a segunda, mais fiel ao material original, chamado de Fullmetal Alchemist: Brotherhood (exibido entre 2009 e 2010). Ambos estão disponíveis no Crunchyroll.

Adaptação para os cinemas

Capa do mangá de Fullmetal Alchemist

Assinado por Hiromu Arakawa, o mangá de FMA foi publicado entre 2001 e 2010

Reprodução/Square Enix

Anos depois da finalização da obra, a popularização alcançada abriu espaço para uma adaptação live-action, lançada em 2017 pela Warner Bros. 

O filme Fullmetal Alchemist foi distribuído globalmente pela Netflix após sua exibição nos cinemas japoneses e teve uma recepção mista por parte dos fãs e dos críticos – ainda que a caracterização dos personagens seja um dos pontos altos. 

Essa adaptação era planejada desde 2013, mas de acordo com o diretor Fumihiko Sori, o baixo orçamento e as limitações tecnológicas da época impediram que a produção avançasse. Por isso, o filme foi adiado e só começou a ser produzido, de fato, em meados de 2016.

A história do live-action cobre os quatro volumes iniciais do mangá, recriando as origens dos irmãos Ed & Al Elric e sua filiação aos militares depois de crescerem e se tornarem alquimistas do Estado; além de passar por arcos como o do Quinto Laboratório clandestino e o confronto com os homúnculos Lust, Gluttony e Envy.

Capa de Fullmetal Alchemist

O primeiro filme de FMA cobre os 4 volumes iniciais do mangá

Reprodução/Netflix

O elenco tem Ryosuke Yamada (ex-integrante da boy band japonesa Hey! Say! JUMP) no papel de Edward e Atomu Mizuishi (de Mashin Sentai Kiramager) dublando Alphonse. O veterano Dean Fujioka interpreta o coronel Roy Mustang, enquanto Misako Renbutsu dá vida à sua parceira Riza Hawkeye; e Tsubasa Honda é Winry Rockbell, a mecânica e amiga de infância dos irmãos Elric.

Outros nomes famosos no Japão complementam a lista, como Yasuko Matsuyuki (Lust), Shinji Uchiyama (Gluttony) e Kanata Hongō (Envy).

Sequências…?

Capa de Fullmetal Alchemist

Fullmetal Alchemist: The Avenging Scar And Final Transmutation - Trailer

A busca de Ed e Al continua e será ainda mais desafiadora

Eis que, cinco anos depois, a Warner Bros. decide revisitar a obra, lançando não um, mas dois longa-metragens de uma só vez. O segundo filme, Fullmetal Alchemist: The Avenging Scar, tem estreia marcada para 20 de maio no Japão; enquanto o terceiro, Fullmetal Alchemist: Final Transmutation, chega aos cinemas japoneses em 24 de junho. 

Pouco foi revelado sobre os arcos que os dois próximos filmes irão cobrir, mas pelos trailers, é possível ter uma noção de que as sequências devem resumir alguns acontecimentos e cobrir a metade e o final do mangá/anime, já que diversos personagens dessas partes estão confirmados nos live-actions.

O destaque fica para lendário Scar, que além de ter seu nome no subtítulo do segundo filme, será interpretado por Mackenyu Arata, conhecido por outras adaptações de obras famosas como Jojo’s Bizarre Adventure: Diamond is Unbreakable – Chapter 1 (2017) e Samurai X – O Final (2021); e live-actions de animes que ainda estão por vir, como One Piece (onde será Zoro) e Cavaleiros do Zodíaco (onde será Seiya de Pégaso).

No tweet acima, são revelados mais alguns nomes do elenco: Seiyo Uchino vive Van Hohenheim (que possui ligação com os irmãos Elric), o ator veterano Hiroshi Tachi interpreta o comandante King Bradley, Keisuke Watanabe (que esteve nos mais recentes Kamen Rider) dá vida ao herdeiro Ling Yao, e Chiaki Kuriyama (conhecida por seu papel como Gogo Yubari em Kill Bill: Vol. 1) é a major general Olivier Armstrong.

Distribuição na Netflix?

A Netflix ainda não se manifestou sobre a distribuição dos próximos dois filmes de Fullmetal Alchemist, mas a aposta para a exibição através da plataforma de streaming é alta.

Isso porque a Netflix está investindo pesado na distribuição global de diversas obras famosas, tais como Naruto, One Piece, Sailor Moon, Jojo’s Bizarre Adventure, Samurai X e o próprio filme de Fullmetal Alchemist, que pode ser encontrado no catálogo do serviço.

Cartaz de Fullmetal Alchemist 2

Scar é o grande destaque do segundo filme de FMA

Reprodução/Warner Bros. Pictures

Além disso, ambos os animes entraram na Netflix em agosto de 2018 com opção de dublagem em português brasileiro, e foram retirados em janeiro de 2022. É possível que as duas versões sejam readmitidas em algum momento, mas o tempo que ficaram comprova o interesse da plataforma pela obra. Agora, resta esperar!

E aí, como está a expectativa para os próximos dois filmes de Fullmetal Alchemist? 

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Jessica Pinheiro

Jessica Pinheiro

Repórter da Tangerina, Jessica Pinheiro já cobriu games e tecnologia em veículos coo IGN Brasil, Loading TV e The Enemy. É streamer nas horas vagas e nasceu no Ceará, mas infelizmente não tem sotaque. Ama karaokê e também assina a Koluna Pop, onde traz todas as novidades do universo do k-pop.

Ver mais conteúdos de Jessica Pinheiro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal