HBO Max cancela produção de séries estrangeiras; Brasil está na mira? - Tangerina

FILMES E SÉRIES

Maria Flor e Erom Cordeiro em Os Ausentes

Divulgação/HBO Max

NOVA ESTRATÉGIA

HBO Max cancela produção de séries estrangeiras; Brasil está na mira?

Produções na Escandinávia e na Europa central foram cortadas. Investimento no Brasil vai depender do retorno da novela Segundas Intenções

Luciano Guaraldo

Concluída em abril deste ano, a fusão bilionária entre Warner e Discovery vai alterar profundamente a estratégia do conglomerado para a HBO Max. A plataforma de streaming não vai mais produzir séries originais em boa parte da Europa, e atrações já disponíveis serão retiradas do catálogo e negociadas com outros streamings. A proposta, claro, é diminuir custos e aumentar os lucros.

Segundo a Variety, os cortes nas produções de séries já foram feitos nos países da Escandinávia (Noruega, Finlândia, Suécia e Dinamarca), da Europa central, da Holanda e da Turquia. Alguns dos maiores sucessos internacionais da HBO Max vieram da região, como a dinamarquesa Kamikaze e a sueca Lust.

“Conforme continuamos a combinar a HBO Max e o discovery+ em um serviço de streaming global, estamos revendo nossa atual proposta de conteúdo para os serviços”, confirmou um porta-voz da Warner Bros. Discovery à revista.

“Como parte desse processo, decidimos remover alguns conteúdos originais do catálogo da HBO Max, além de interromper nossos esforços de programação original na Escandinávia e na Europa central. Também paramos nossas atividades iniciais de desenvolvimento nos territórios mais novos da Holanda e da Turquia, que começaram no último ano.”

No comunicado, o porta-voz ressaltou que o desenvolvimento nessa região será focado em serviços lineares –ou seja, canais de TV como HBO, Cartoon Network, Discovery Channel e Food Network. Essas atrações podem ser disponibilizadas na HBO Max (ou no streaming que nascerá da fusão da plataforma com o discovery+), mas não serão exclusivas do serviço.

Séries que já estavam em produção vão continuar em desenvolvimento, mas podem ser vendidas para outras plataformas. Lust, Kamikaze e a húngara O Informante também devem deixar o catálogo internacional da HBO Max e serem negociadas com streamings rivais.

O que mudança na HBO Max significa para o Brasil?

E o Brasil, como fica com essa nova estratégia? A Variety não cita especificamente o país, mas diz que as mudanças devem afetar a produção de conteúdo da HBO Max na América Latina. Até o momento, a plataforma lançou uma única série nacional de ficção, o drama Os Ausentes, que não era exatamente uma produção original –ela foi gravada para a TNT em 2019, mas ficou na gaveta e acabou se tornando uma arma para o lançamento do streaming por aqui.

Por outro lado, a HBO Max investiu bastante em produções não ficcionais. No fim de maio, foi lançada a docussérie PCC: Poder Secreto, sobre o crime organizado no Brasil. Também estão disponíveis os reality shows Sandy + Chef, The Cut Brasil, Queen Stars e The Bridge. Além disso, Angélica comandou o talk show Jornada Astral, astros da música fizeram a série 2022 e Ivete Sangalo comandou o Onda Boa com Ivete.

No gênero ficção, vem aí Além do Guarda-Roupa, série que mostra ídolos do k-pop e conta com Pyong Lee no elenco. E, em agosto, começam as gravações de Segundas Intenções, “novela de luxo” do streaming que contará com Alice Wegmann, Reynaldo Gianecchini, Antonio Fagundes, Rodrigo Simas e Camila Pitanga, entre outros nomes que fizeram carreira na Globo.

O desenvolvimento de mais telesséries (como a HBO Max tem chamado suas novelas) vai depender do desempenho da primeira produção. O investimento é alto, algo que o chefão da Warner Bros. Discovery, David Zaslav, já provou que não gosta muito.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal