FILMES E SÉRIES

Dragon Ball

Divulgação/Shueisha

Animes

Feliz Dia do Goku! Comemore com as melhores histórias de Dragon Ball

Nesta segunda (9/5), celebramos o Dia do Goku com as melhores sagas para curtir em Dragon Ball, incluindo as continuações Z, GT e Super

Bruno Silva

Bruno Silva

Nesta segunda-feira (9), o universo otaku celebra o Dia do Goku. Em japonês, a data é lida ao contrário (5/9), e o som das sílabas é similar ao do herói, em uma comemoração que ganhou força a partir de 2015. Por isso, aproveitamos o dia para relembrar alguns dos melhores arcos de história e sagas de Dragon Ball.

Nessa lista, vamos falar de algumas das melhores histórias do mangá de Akira Toriyama, adaptado pela Toei Animation ao longo dos anos 1980 e 1990 nas séries Dragon Ball Z e Dragon Ball GT, além de Dragon Ball Super, lançado em 2015 e adaptado do mangá escrito e ilustrado por Toyotarou.

Todas as séries estão disponíveis na Crunchyroll, mas sem dublagem em português.

Arco do Torneio

Dragon Ball

Kuririn disputa o torneio de artes marciais: certame vira ponto central da história de Dragon Ball

Reprodução/Toei Animation

Episódios: 14 a 28 de Dragon Ball

Um dos primeiros e mais populares arcos de história de Dragon Ball acontece pouco depois dos primeiros episódios, quando o anime estabelece Goku, Bulma e outros personagens populares, para apresentar um dos conceitos mais populares de qualquer anime shonen: uma história em torno de um torneio.

Aqui, Goku e Kuririn colocam suas habilidades à prova depois de um árduo treinamento de oito meses na ilha do mestre Kame. O arco do torneio é importante por reunir todos os lutadores de Dragon Ball então então em uma estrutura que se repete inúmeras vezes ao longo das sagas de Dragon Ball. O próprio torneio de artes marciais no qual Goku e seus amigos se inscrevem acaba se tornando um momento importante nas vidas dos Guerreiros Z, que utilizam o torneio anual como um momento para se reencontrarem.

Saga de Freeza

Dragon Ball Z

A luta entre Goku e Freeza é uma das mais épicas da história de Dragon Ball

Episódios: 36 a 107 de Dragon Ball Z

A saga de Freeza é a segunda de Dragon Ball Z e uma das mais populares de toda a história de Goku. Após a destruição causada pela chegada de Vegeta, príncipe dos saiyajins, ao planeta Terra, Gohan, filho de Goku, decide viajar com Kuririn e Bulma para o planeta Namekusei, onde vive a espécie responsável por criar as Esferas do Dragão, capazes de realizar qualquer desejo.

No entanto, quem também está atrás das esferas é o imperador galáctico Freeza, que deseja obtê-las para pedir por vida eterna. Quando Gohan, Kuririn e Bulma chegam lá, o planeta já se tornou um campo de batalha. Cabe aos três encontrar as esferas e fazer seu pedido antes que Freeza as obtenha, além de Vegeta, que tem seus próprios interesses, e Goku, que também viaja ao local após se recuperar dos ferimentos da batalha anterior.

Na saga de Freeza, Dragon Ball Z se transforma no anime que conhecemos, com lutas eletrizantes e um crescimento exponencial na força dos personagens, a começar por Goku, com sua lendária transformação no super saiyajin.

Saga de Cell

Goku enfrenta Cell em cena de Dragon Ball Z

Episódios: 118-194 de Dragon Ball Z

Enquanto a saga de Freeza criou a estrutura padrão das histórias de Dragon Ball Z, a saga de Cell se destaca justamente por quebrar padrões. Tudo começa com uma intrigante visita de um viajante do futuro chamado Trunks, que alerta para a chegada de andróides super poderosos capazes de destruir toda a vida na Terra.

O aparecimento dos andróides, no entanto, é só o começo de uma longa história, que culmina no surgimento de Cell, um ciborgue capaz de absorver o poder de outros seres vivos. Por meio desse processo, o vilão vai evoluindo até sua forma plena, na qual seu poder rivaliza com o de um super saiyajin e sua lista de habilidades acumula os poderes de todos os Guerreiros Z.

A saga culmina nos Cell Games, ou Jogos de Cell, um torneio televisionado mundialmente no qual o vilão desafia Goku e seus amigos para uma disputa valendo o futuro da Terra.

Saga de Trunks/Goku Black

Goku Black é misteriosa 'versão maligna' do herói de Dragon Ball

Reprodução/Toei Animation

Episódios: Episódios 47 a 76 de Dragon Ball Super

Lançado em 2015, Dragon Ball Super demorou para engrenar. No entanto, as coisas mudam quando o anime apresenta o conceito de multiverso para a franquia, no qual há doze universos com elementos interligados ao mundo que conhecemos de Dragon Ball.

Nesta saga, voltamos a atenção para a linha do tempo de Trunks no futuro, com a chegada de Goku Black, um misterioso guerreiro que se passa pelo herói de Dragon Ball. A destruição causada por Black motiva Trunks a voltar novamente ao passado em busca da ajuda de Goku, Vegeta e dos demais Guerreiros Z.

A saga de Goku Black também chama a atenção por sua criatividade, e por fugir em vários momentos do que é esperado dentro do anime de Dragon Ball. A origem do vilão é um dos pontos altos desse arco de história, na qual as diversas linhas do tempo e os universos são manipulados no processo de criação deste antagonista.

Torneio do Poder

Pela sobrevivência do universo, heróis e vilões de Dragon Ball somam forças no Torneio do Poder

Reprodução/Toei Animation

Episódios: 77 a 131 de Dragon Ball Super

A última saga do anime de Dragon Ball Super pega todos os conceitos apresentados na série e as aplica na história mais clássica da obra de Akira Toriyama: um torneio de artes marciais.

No entanto, aqui a disputa toma proporções cósmicas, já que o Torneio do Poder é promovido por Zeno, o ser mais poderoso do multiverso, no qual os guerreiros mais poderosos de cada universo precisam se enfrentar em disputas que valem a própria existência de cada uma dessas realidades.

Só isso é já o suficiente para a formação de uma aliança inesperada dentro do Universo 7, o universo principal de Dragon Ball, na qual Goku, Vegeta e seus amigos unem forças com vilões como Freeza e o Androide 17. O multiverso, por sua vez, é também um prato cheio para a apresentação de novos e poderosos personagens, como a saiyajin Kale ou Jiren.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Bruno Silva

Bruno Silva

Editor de games e animes na Tangerina, Bruno Silva é brasiliense e fã de basquete. Jornalista, apresentador e streamer, foi co-criador do The Enemy e já publicou no Omelete, Nerdbunker, Metrópoles e Correio Braziliense.

Ver mais conteúdos de Bruno Silva

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal