FILMES E SÉRIES

Dragon Ball

Divulgação/Shueisha

Animes

Feliz Dia do Goku! Comemore com as melhores histórias de Dragon Ball

Nesta segunda (9/5), celebramos o Dia do Goku com as melhores sagas para curtir em Dragon Ball, incluindo as continuações Z, GT e Super

Bruno Silva
Bruno Silva

Nesta segunda-feira (9), o universo otaku celebra o Dia do Goku. Em japonês, a data é lida ao contrário (5/9), e o som das sílabas é similar ao do herói, em uma comemoração que ganhou força a partir de 2015. Por isso, aproveitamos o dia para relembrar alguns dos melhores arcos de história e sagas de Dragon Ball.

Nessa lista, vamos falar de algumas das melhores histórias do mangá de Akira Toriyama, adaptado pela Toei Animation ao longo dos anos 1980 e 1990 nas séries Dragon Ball Z e Dragon Ball GT, além de Dragon Ball Super, lançado em 2015 e adaptado do mangá escrito e ilustrado por Toyotarou.

Todas as séries estão disponíveis na Crunchyroll, mas sem dublagem em português.

Arco do Torneio

Dragon Ball

Kuririn disputa o torneio de artes marciais: certame vira ponto central da história de Dragon Ball

Reprodução/Toei Animation

Episódios: 14 a 28 de Dragon Ball

Um dos primeiros e mais populares arcos de história de Dragon Ball acontece pouco depois dos primeiros episódios, quando o anime estabelece Goku, Bulma e outros personagens populares, para apresentar um dos conceitos mais populares de qualquer anime shonen: uma história em torno de um torneio.

Aqui, Goku e Kuririn colocam suas habilidades à prova depois de um árduo treinamento de oito meses na ilha do mestre Kame. O arco do torneio é importante por reunir todos os lutadores de Dragon Ball então então em uma estrutura que se repete inúmeras vezes ao longo das sagas de Dragon Ball. O próprio torneio de artes marciais no qual Goku e seus amigos se inscrevem acaba se tornando um momento importante nas vidas dos Guerreiros Z, que utilizam o torneio anual como um momento para se reencontrarem.

Saga de Freeza

Dragon Ball Z

A luta entre Goku e Freeza é uma das mais épicas da história de Dragon Ball

Episódios: 36 a 107 de Dragon Ball Z

A saga de Freeza é a segunda de Dragon Ball Z e uma das mais populares de toda a história de Goku. Após a destruição causada pela chegada de Vegeta, príncipe dos saiyajins, ao planeta Terra, Gohan, filho de Goku, decide viajar com Kuririn e Bulma para o planeta Namekusei, onde vive a espécie responsável por criar as Esferas do Dragão, capazes de realizar qualquer desejo.

No entanto, quem também está atrás das esferas é o imperador galáctico Freeza, que deseja obtê-las para pedir por vida eterna. Quando Gohan, Kuririn e Bulma chegam lá, o planeta já se tornou um campo de batalha. Cabe aos três encontrar as esferas e fazer seu pedido antes que Freeza as obtenha, além de Vegeta, que tem seus próprios interesses, e Goku, que também viaja ao local após se recuperar dos ferimentos da batalha anterior.

Na saga de Freeza, Dragon Ball Z se transforma no anime que conhecemos, com lutas eletrizantes e um crescimento exponencial na força dos personagens, a começar por Goku, com sua lendária transformação no super saiyajin.

Saga de Cell

Goku enfrenta Cell em cena de Dragon Ball Z

Episódios: 118-194 de Dragon Ball Z

Enquanto a saga de Freeza criou a estrutura padrão das histórias de Dragon Ball Z, a saga de Cell se destaca justamente por quebrar padrões. Tudo começa com uma intrigante visita de um viajante do futuro chamado Trunks, que alerta para a chegada de andróides super poderosos capazes de destruir toda a vida na Terra.

O aparecimento dos andróides, no entanto, é só o começo de uma longa história, que culmina no surgimento de Cell, um ciborgue capaz de absorver o poder de outros seres vivos. Por meio desse processo, o vilão vai evoluindo até sua forma plena, na qual seu poder rivaliza com o de um super saiyajin e sua lista de habilidades acumula os poderes de todos os Guerreiros Z.

A saga culmina nos Cell Games, ou Jogos de Cell, um torneio televisionado mundialmente no qual o vilão desafia Goku e seus amigos para uma disputa valendo o futuro da Terra.

Saga de Trunks/Goku Black

Goku Black é misteriosa 'versão maligna' do herói de Dragon Ball

Reprodução/Toei Animation

Episódios: Episódios 47 a 76 de Dragon Ball Super

Lançado em 2015, Dragon Ball Super demorou para engrenar. No entanto, as coisas mudam quando o anime apresenta o conceito de multiverso para a franquia, no qual há doze universos com elementos interligados ao mundo que conhecemos de Dragon Ball.

Nesta saga, voltamos a atenção para a linha do tempo de Trunks no futuro, com a chegada de Goku Black, um misterioso guerreiro que se passa pelo herói de Dragon Ball. A destruição causada por Black motiva Trunks a voltar novamente ao passado em busca da ajuda de Goku, Vegeta e dos demais Guerreiros Z.

A saga de Goku Black também chama a atenção por sua criatividade, e por fugir em vários momentos do que é esperado dentro do anime de Dragon Ball. A origem do vilão é um dos pontos altos desse arco de história, na qual as diversas linhas do tempo e os universos são manipulados no processo de criação deste antagonista.

Torneio do Poder

Pela sobrevivência do universo, heróis e vilões de Dragon Ball somam forças no Torneio do Poder

Reprodução/Toei Animation

Episódios: 77 a 131 de Dragon Ball Super

A última saga do anime de Dragon Ball Super pega todos os conceitos apresentados na série e as aplica na história mais clássica da obra de Akira Toriyama: um torneio de artes marciais.

No entanto, aqui a disputa toma proporções cósmicas, já que o Torneio do Poder é promovido por Zeno, o ser mais poderoso do multiverso, no qual os guerreiros mais poderosos de cada universo precisam se enfrentar em disputas que valem a própria existência de cada uma dessas realidades.

Só isso é já o suficiente para a formação de uma aliança inesperada dentro do Universo 7, o universo principal de Dragon Ball, na qual Goku, Vegeta e seus amigos unem forças com vilões como Freeza e o Androide 17. O multiverso, por sua vez, é também um prato cheio para a apresentação de novos e poderosos personagens, como a saiyajin Kale ou Jiren.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Bruno Silva

Bruno Silva

Editor de games e animes na Tangerina, Bruno Silva é brasiliense e fã de basquete. Jornalista, apresentador e streamer, foi co-criador do The Enemy e já publicou no Omelete, Nerdbunker, Metrópoles e Correio Braziliense.

Ver mais conteúdos de Bruno Silva

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?