Retorno de Vecna e apocalipse: O que esperar de Stranger Things 5?

FILMES E SÉRIES

Natalia Dyer e Mason Dye

Divulgação/Netflix

TEMPORADA FINAL

Retorno de Vecna e apocalipse: O que esperar de Stranger Things 5?

Última temporada da série ainda não tem previsão de estreia na Netflix, mas quarta leva de episódios deu indícios de o que está por vir

André Zuliani

A quarta temporada de Stranger Things chegou ao fim na sexta (1º) com a estreia de seu Volume 2 na Netflix e ficou marcada por sequências eletrizantes e mortes emocionantes. Com o encerramento da série confirmado para o quinto ano, os episódios mais recentes deixaram algumas pistas de o que os fãs devem esperar no futuro, como o retorno do vilão Vecna (Jamie Campbell Bower) e o iminente apocalipse em Hawkins.

A quinta temporada ainda não tem previsão de estreia na Netflix, mas os fãs já começaram a especular nas redes sociais como será a trama do ano final. Como qualquer afirmação seria infundada, tudo o que é trabalhado neste texto deve ser considerado apenas uma teoria.

Com base nos acontecimentos finais do quarto ano, um novo confronto entre os protagonistas e as criaturas do Mundo Invertido lideradas por Vecna deve ser o principal destaque da próxima temporada. Eleven (Millie Bobby Brown) e Will (Noah Schnapp) continuam sentindo a presença do vilão, mesmo depois de a jovem derrotá-lo.

O desastre causado pela batalha final e as “fake news” espalhadas pela imprensa sobre o que de fato aconteceu em Hawkins também devem dar o tom da próxima leva de episódios. Isso sem contar o destino de Max (Sadie Sink), que se encontra em coma após quase ser morta (mais uma vez) por Vecna.

Confira abaixo algumas teorias de o que esperar de Stranger Things 5:

Millie Bobby Brown

Eleven (Millie Bobby Brown)

Divulgação/Netflix

Confronto final

Esta talvez seja mais um fato do que uma teoria, mas como nenhuma informação oficial sobre a quinta temporada foi anunciada, ainda não se pode cravar. No entanto, a “presença” de Vecna assombrando as mentes de Eleven e Will mesmo após ser derrotado deve marcar o retorno do vilão para um confronto final.

Antes de ser aparentemente aniquilado por Eleven, o antagonista dá um aviso: a garota e seus amigos já perderam. A ameaça parece infundada, principalmente quando as criaturas do Mundo Invertido controladas por Vecna começar a se desintegrar junto com ele. Contudo, sua derrota marca o início de uma ruptura entre as fronteiras de seu mundo com o real.

Na última cena do quarto ano, Eleven e seus amigos percebem uma enorme fumaça negra com relâmpagos vermelhos saindo das fissuras que quase destruíram Hawkins –tal como a realidade do Mundo Invertido. A sequência sugere que as fronteiras entre os dois mundos começaram a se romper e deve levar ao apocalipse visto por Nancy (Natalia Dyer).

Apocalipse

O início do oitavo episódio dá sequência aos eventos finais do Volume Um. Neles, Nancy é capturada por Vecna e mantida no Mundo Invertido para que ele mostre os seus planos e conte a seus amigos que o fim está próximo.

Em suas visões, Nancy prevê um apocalipse em Hawkins com a cidade destruída e vários de seus parentes e amigos mortos. As cenas, exibidas brevemente pela série, mostram várias rupturas em ruas e prédios, exatamente como ficou o local após a derrota de Vecna.

Com isso, Stranger Things sugere que o apocalipse teria início com a derrota do vilão no Mundo Invertido e que as duas dimensões podem entrar em colapso. A magnitude dos eventos da quarta temporada prometem uma escala ainda maior de perigo no quinto ano.

Papel de Max

No fim da batalha contra Vecna, Max por pouco não foi a óbito junto com Eddie (Joseph Quinn). A ruiva foi salva aos 45 do tempo por Eleven enquanto o vilão terminava de dominar seu corpo e mente. Como resultado, ela teve braços e pernas quebrados e a visão aparentemente comprometida.

Como Lucas (Caleb McLaughlin) explica a Eleven, clinicamente falando, Max ficou morta durante um minuto. O que o rapaz não sabe é que foi a garota quem impediu –de maneira ainda desconhecida– que a ruiva batesse as botas de uma vez.

Salva pela melhor amiga, Max termina a quarta temporada em coma e com seu corpo quase como uma casca oca. Isto porque Eleven entra na mente da jovem para tentar acordá-la, mas não encontra nada em sua consciência. Como Max sempre foi mirada por Vecna como uma de suas vítimas, pode ser que o retorno do vilão tenha algo a ver com o atual estado da personagem.

Jason e as fake news

Um dos personagens novatos introduzidos na quarta temporada, Jason Carver (Mason Dye) vestiu a pele de “vilão humano” da vez após a morte de Billy (Dacre Montgomery). Garoto popular e astro do time de basquete da escola, ele surtou após descobrir que sua namorada, Chrissy (Grace Van Dien), foi morta de forma macabra.

Típico jovem de família conservadora e religiosa, Jason foi tomado pela raiva após a morte de Chrissy e acreditou fielmente que Eddie era o culpado pelo assassinato. Tudo piorou quando ele viu seu amigo Patrick (Myles Truitt) sucumbir para forças sobrenaturais, o que o fez acreditar que Eddie, Lucas, Dustin (Gaten Matarazzo) e todos do clube Hellfire estavam envolvidos com rituais satânicos e pactos com o demônio.

No último episódio, a série mostra que a versão “oficial” das autoridades e da imprensa é de que Eddie era o líder de um culto demoníaco. Mesmo morto, o jovem leva a culpa dos assassinatos, enquanto as rachaduras em Hawkins são justificadas por um terremoto sem precedentes na região.

Com estes eventos, é possível esperar que outro personagem assuma o papel antagônico entre a população com imaginação fértil no lugar de Jason, morto após a batalha contra Vecna. Como é difícil acreditar em monstros de outra realidade, alguém pode representar um grupo descrente com a existência do Mundo Invertido e causar ainda mais problemas para os aliados de Eleven.

Passagem de tempo

Criadores de Stranger Things, os irmãos Duffer já falaram publicamente algumas vezes sobre uma possível passagem de tempo entre as tramas da quarta e quinta temporada. O principal motivo seria a idade avançada do elenco jovem, que envelheceu mais rápido do que seus personagens por causa do adiamento do novo ano causado pela pandemia de Covid-19.

Mesmo que os instantes finais do último episódio não indiquem nada de uma passagem de tempo, os produtores não sugeririam algo assim apenas para despistar. Caso Stranger Things 5 também leve um longo tempo para finalizar sua produção, o elenco estará ainda mais velho, o que torna pouco crível o retorno de alguns atores como adolescentes.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal