Quem morre no fim de Stranger Things 4? Saiba todos os spoilers

FILMES E SÉRIES

Noah Schnapp, Charlie Heaton, Finn Wolfhard e Eduardo Franco

Divulgação/Netflix

VOLUME DOIS

Quem morre no fim de Stranger Things 4? Saiba todos os spoilers

Episódios finais do quarto ano já estão disponíveis no catálogo da Netflix. Criadores e elenco prometeram carnificina no Volume 2

André Zuliani

O Volume 2 da quarta temporada de Stranger Things estreou na Netflix nesta sexta-feira (1º), e os fãs finalmente descobriram o que aconteceu após a batalha final entre Eleven (Millie Bobby Brown) e o vilão Vecna (Jamie Campbell Bower) Como avisado previamente pelo elenco e criadores da série, os dois últimos episódios do novo ano mostraram um banho de sangue e mortes impactantes.

Atenção: esse texto contém spoilers, cuidado para não azedar sua semana!

Se você faz parte do grupo que não se importa em saber detalhes importantes de uma série antes de assisti-la, então a Tangerina vai direto ao ponto. Sim, o fim da quarta temporada tem mortes. Muitas, na verdade. Nem todas impactantes para a narrativa, mas algumas são capazes de fazer o fã derramar lágrimas.

Com quase duas horas e meia de duração, o último episódio do quarto ano coloca todos os personagens principais de Stranger Things para entrar em ação. Diferentemente do Volume 1, quando a separação do elenco em diferentes núcleos acabou enfraquecendo a narrativa de alguns personagens, desta vez, ninguém fica de fora da briga.

Mesmo que algumas respostas importantes sobre o universo da série já tenham sido respondidas na primeira leva, o Volume 2 tratou de desvendar outro grande mistério: afinal, quem é a mente por trás da guerra entre o Mundo Invertido e os jovens de Hawkins?

Com a quinta temporada à vista, a série iniciou a sua trajetória para o capítulo final da saga de Eleven e seus amigos. Com muitas surpresas e sequências marcantes, o quarto ano assegurou o posto de melhor da história de Stranger Things até aqui. Abaixo, vamos à lista de spoilers:

Sadie Sink

Sadie Sink (Max) em cena da quarta temporada

Reprodução/YouTube

Mortes em Stranger Things

A tão falada carnificina que os irmãos Duffer, criadores de Stranger Things, prometeram para o fim da quarta temporada realmente veio. Com tantos núcleos diferentes envolvendo vários personagens, os roteiristas tiveram espaço para explorar o banho de sangue que apenas soldados e monstros de outro mundo poderiam causar.

A baixa mais marcante entre os personagens principais, para a tristeza da maioria dos fãs, fica por conta de Eddie Munson (Joseph Quinn). Introduzido no Volume 1 da quarta temporada, o roqueiro carismático roubou a cena e conquistou milhões com suas tiradas cômicas e seu jeito excêntrico. Para o seu fim, os irmãos Duffer preparam uma verdadeira jornada heroica.

Na trama, Eddie retorna ao Mundo Invertido com Dustin (Gaten Matarazzo), Nancy (Natalia Dyer), Steve (Joe Keery) e Robin (Maya Hawke) para tentar derrotar Vecna de uma vez. Enquanto os três últimos vão direto ao encontro do vilão, o roqueiro fica para trás com o caçula do grupo para servir como isca para os monstruosos morcegos.

Com direito a um show de rock, Eddie e Dustin conseguem chamar a atenção das criaturas para que o resto do grupo destrua Vecna. Inicialmente, o plano dá certo e os dois conseguem atrair os morcegos até o trailer onde há um portal para o mundo real. No entanto, eles se esquecem de um buraco nos fundos do local e são obrigados a recuar.

Embora Dustin consiga retornar para o mundo real, Eddie percebe que ainda é necessário segurar os monstros por mais tempo. O novato, então, decide se sacrificar e atrair as criaturas para fora do trailer enquanto seu amigo escapa. Equipado com lança e escudo improvisados, ele enfrenta sozinho a legião de morcegos, tal qual Steve no Volume 1.

Valente, Eddie luta até o fim contra as criaturas, mas acaba sucumbindo. Com graves ferimentos, ele é capaz de sobreviver até que Eleven derrote Vecna e destrua os morcegos. Em seus últimos momentos, o roqueiro ainda consegue ter uma conversa emocionante com Dustin antes de morrer.

Fora Eddie, o banho de sangue em Stranger Things também conta com soldados que protegiam o laboratório do Dr. Brenner (Matthe Modine) e os soviéticos da prisão na qual Hopper (David Harbour) ficou em cárcere. Max (Sadie Sink) fica gravemente ferida e em coma após quase morrer pelas mãos de Vecna, mas é salva aos 45 do segundo tempo por Eleven.

Vecna

O vilão Vecna revela seus objetivos

Divulgação/Netflix

Respostas

O Volume Um da quarta temporada já havia respondido várias questões que habitavam a mente dos fãs da série desde o primeiro ano, mas o Volume Dois ainda guarda uma importante informação para o final.

Durante a batalha final entre Eleven e Vecna, o vilão explica que não se tornou um monstro ao ser atirado no Mundo Invertido pela protagonista. Na verdade, ele sempre se viu como o predador alfa predestinado a doutrinar os humanos comuns.

Ao chegar na nova dimensão, Vecna encontrou o poder pelo qual sempre havia buscado. O Devorador de Mentes é uma criação dele, feita através de sua afeição por aracnídeos –o que explica o formato em oito patas da gigante criatura esfumaçada. A mente por trás de todos os ataques a Hawkins e responsável pela morte de adolescentes, para a surpresa de alguns, mas nem tanto de outros, sempre foi o vilão.

O motivo de Vecna/Henry/001 não estar listado em Mortes é porque o vilão foi derrotado, mas continua vivo. Sua sobrevivência não chega a ser explicada, mas tanto Eleven quanto Will (Noah Schnapp) continuam sentindo a presença dele após a batalha final.

Millie Bobby Brown e Matthew Modine

Eleven encara Brenner em cena do Volume 2

Divulgação/Netflix

Fim da temporada

Mesmo que Vecna tenha sido derrotado, o apocalipse finalmente chega a Hawkins. Logo no início do oitavo episódio, o vilão mostra a Nancy qual seria o futuro da cidade e de sua população após ele invadir o mundo real com os monstros do Mundo Invertido.

Como Eleven consegue derrotá-lo temporariamente, este futuro é modificado, mas nem tanto. No momento seguinte em que Vecna desaparece, várias rachaduras entre as duas realidade se formam e destroem parte da cidade. Muitas pessoas desaparecem ou são mortas pelos destroços, mas ninguém entre os personagens principais acaba ferido –como mostrava a visão de Nancy.

Após o conforto do reencontro entre todos os protagonistas e um respiro com o fim da batalha, os instantes finais da quarta temporada mostram “flocos de neve” caindo sobre toda Hawkins. Ao tentar encontrar o epicentro deste fenômeno, Eleven e os outros veem uma gigante nuvem preta com trovões vermelhos pairando sobre uma das fendas abertas na cidade. Isso prova que Vecna continua vivo e que as fronteiras que separavam o mundo real e o Invertido começaram a ruir.

Millie Bobby Brown

Stranger Things 4 - Volume 2

Trailer legendado

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal