FILMES E SÉRIES

Cena de Snowdrop

Reprodução/JTBC/Disney

K-Dramas

Dorama Snowdrop traz cantora do BLACKPINK e histórico de polêmicas

Estrelando Jisoo do BLACKPINK, o polêmico k-drama gira em torno de um romance entre uma estudante sul-coreana e um espião da Coreia do Norte interpretado por Jung Hae-in

Jessica Pinheiro
Jessica Pinheiro

Depois do sucesso e das polêmicas envolvendo o k-drama Snowdrop, exibido entre 18 de dezembro de 2021 e 30 de janeiro de 2022 no canal sul-coreano JTBC, o dramaland das demais regiões do globo, incluindo o Brasil, precisou esperar algumas semanas até que a produção voltasse ao ar.
Como se a demora já não fosse o bastante, o dorama estrelado por Jisoo do grupo de k-pop BLACKPINK esteve envolto em controvérsias que aumentaram ainda mais as expectativas para sua volta, mas agora ele está desde fevereiro no canal Star+.

Com a produção finalizada, é hora de a Tangerina listar alguns motivos pelos quais você deveria dar uma chance a esta emocionante, trágica e um tanto polêmica história de amor entra uma estudante sul-coreana e um espião da Coreia do Norte.

Jisoo, Jung Hae-in e grande elenco…

Cena de Snowdrop

Jisoo do BLACKPINK interpreta a jovem estudante Young-ro e Jung Jae-in dá vida ao infiltrado Soo-ho

Reprodução/JTBC/Disney

Como já mencionado, a cantora Kim Ji-soo, mais conhecida como Jisoo, é a protagonista da produção. Além de integrar o grupo e fenômeno do k-pop BLACKPINK, ela iniciou sua carreira como atriz com uma participação na série The Producers (2015). Em Snowdrop, ela dá vida a Eun Young-ro, uma caloura de uma Universidade Feminina em Seul, que se apaixona à primeira vista pelo co-protagonista, vivido por Jung Hae-in. Na trama ele é Lim Soo-ho, um soldado norte-coreano designado para uma missão onde precisa se passar por estudante de pós-graduação na Coreia do Sul.

O ator é um conhecido da dramaland por co-estrelar romances como Enquanto você Dormia (2017), Something in the Rain (2018) e Uma Noite de Primavera (2019), e mais recentemente a minissérie dramática D.P. Dog Day (2021).

O elenco complementar é composto por varios nomes conhecidos como Yoo In-na (de Goblin e Toque seu Coração). No dorama ela vive a carismática e habilidosa cirurgiã do hospital universitário, Kang Cheong-ya. Já Jang Seung-jo (de The Good Detective) interpreta Lee Kang-moo, que lidera o Departamento de Investigação Anticomunista da Agência de Planejamento de Segurança Nacional (ANSP) e busca prender o soldado e co-protagonista pela morte de seu colega.

No núcleo do dormitório da Universidade Feminina, Yoon Se-ah (de Sky Castle) vive a dona de casa Pi Seung-hee, e Kim Hye-yoon (de Extra-ordinary You) é Kye Boon-ok, uma operadora de telefonia que vive com problemas financeiros. Por fim, Jung Yoo-jin (de Romance Is a Bonus Book) é Jang Han-na, uma agente da ANSP.

Romance trágico do jeito que a dramaland gosta

Cena de Snowdrop

Em Snowdrop acompanhamos o romance entre uma estudante sul-coreana e um espião norte-coreano

Reprodução/JTBC/Disney

A história tem início quando Soo-ho (Jung) surge completamente ensanguentado e busca refúgio em um dos dormitórios femininos da faculdade de Seul. Ele é ajudado pela jovem Young-ro (Jisoo), uma estudante que se apaixona à primeira vista e decide esconder o rapaz do governo.

Apesar da situação ser extremamente perigosa, os dois desenvolvem um relacionamento e não demora muito até Young-ro descobrir a verdade sobre Soo-ho. Ainda assim, ela decide se arriscar para ajudar o agente e seus companheiros de equipe a retornar para seu país natal. A tarefa não será fácil, porém, devido à toda a agitação política da época, que serve como pano de fundo para o romance entre os protagonistas.

Isto porque a história de Snowdrop é ambientada nos meses de novembro e dezembro de 1987, período importante para a história sul-coreana e palco dos movimentos democráticos estudantis contra a ditadura da Quinta República. O objetivo dos protestos era a conquista do direito a eleições justas na Coreia do Sul que, por fim, derrubaram o governo autoritário vigente. Assim foi estabelecida a democracia com a Sexta República da Coreia.

Polêmicas nos bastidores e na repercussão de Snowdrop

Cena de Snowdrop

A atriz Kim Mi-soo morreu repentinamente durante a exibição do dorama

Reprodução/JTBC/Disney

Não bastasse a história de Snowdrop abordar um romance trágico, o dorama também se viu envolto em polêmicas antes e durante sua exibição. Com roteiro de Yoo Hyun-mi e dirigido por Jo Hyun-tak, a produção teve partes de seu enredo vazadas em março de 2021, o que gerou críticas e foram interpretadas como distorções históricas, movendo toda a Coreia do Sul a se manifestar contra a série.

Na época, uma petição foi entregue à Casa Azul (residência presidencial sul-coreana) com mais de 200 mil assinaturas, exigindo o cancelamento da série. Além disso, a sinopse previamente divulgada contava com outra questão: o nome de uma personagem do k-drama seria referência direta a uma personalidade que de fato existiu e participou ativamente dos protestos na década de 1980, o que o público achou desrespeitoso.

A emissora JTBC se pronunciou sobreo ocorrido alegando que as críticas foram tiradas do contexto. Segundo o canal sul-coreano, não houve intenção de desqualificar os ativistas, manchar o movimento democrático e tampouco enaltecer espiões ou agentes do regime militar. O foco seria mostrar as relações entre os estudantes da época —muito embora isso possa ser visto como uma forma de romantizar a luta política.

O caso foi à justiça, mas após quatro meses do fim da transmissão de Snowdrop, o k-drama foi inocentado das acusações de distorções históricas. O veredicto foi dado pela Comissão Coreana de Padrões de Comunicação (KCC) em 10 de abril.

Por último, mas não menos importante, uma das atrizes do elenco de Snowdrop faleceu em 5 de janeiro de 2022. Kim Mi-soo, que havia atuado também em Profecia do Inferno da Netflix, morreu aos 29 de maneira repentina. A Landscape Entertainment, empresa que administrava a carreira dela, confirmou a notícia e pediu aos fãs para que não “espalhassem rumores ou especulações, respeitando a privacidade da família durante o luto”.

Quanto episódios tem e onde assistir Snowdrop?

Cena de Snowdrop

Snowdrop | Trailer Oficial Legendado

O k-drama está completo e disponível no Star+

Snowdrop conta com um total de 16 episódios, com cerca de 1 hora e 30 minutos cada. Quando o k-drama chegou ao Brasil em 9 de fevereiro, os capítulos estavam sendo disponibilizados semanalmente apenas com opção de legendas em português brasileiro.

Após algumas semanas, todos os demais episódios foram ao ar de uma só vez e atualmente, é possível assistir ao k-drama com dublagem em português brasileiro também. Snowdrop está disponível no Brasil através do Star+, serviço de streaming da Disney

Vale a curiosidade de saber que o k-drama foi exibido no Disney+ nos Estados Unidos, o que pode indicar um crescente interesse da “casa do Mickey” em produções sul-coreanas, para concorrer com a Netflix.

Snowdrop terá 2ª temporada?

Cena de Snowdrop

Apesar da audiência estável e histórico de polêmicas, é improvável que Snowdrop ganhe 2ª temporada

Reprodução/JTBC/Disney

É bastante improvável que Snowdrop ganhe segunda temporada. A produção registrou uma audiência estável durante sua exibição no canal sul-coreano JTBC e, além disso, o dorama é estrelado por Jisoo, uma das integrantes do grupo feminino de k-pop BLACKPINK, o que atraiu sua legião de fãs.

Mesmo assim, uma renovação não foi confirmada. Considerando que as séries sul-coreanas costumam contar histórias em apenas uma temporada é esperado que Snowdrop não ganhe continuação. Além disso, o dorama responde as perguntas mais importantes que ficaram em aberto em seus últimos episódios.

Levando todas essas informações em conta, é possível afirmar que o k-drama não terá 2ª temporada.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Jessica Pinheiro

Jessica Pinheiro

Repórter da Tangerina, Jessica Pinheiro já cobriu games e tecnologia em veículos coo IGN Brasil, Loading TV e The Enemy. É streamer nas horas vagas e nasceu no Ceará, mas infelizmente não tem sotaque. Ama karaokê e também assina a Koluna Pop, onde traz todas as novidades do universo do k-pop.

Ver mais conteúdos de Jessica Pinheiro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?