Reprodução/Instagram
Não sabe por onde começar a ouvir k-pop? A Tangerina te ajuda! Conheça alguns dos grupos mais influentes do gênero que dominou o mundo
A música pop coreana, o popular k-pop, tem todos os ingredientes de uma receita de sucesso: canções cativantes, batidas divertidas, clipes milimetricamente coreografados e uma estética altamente colorida. Uma fórmula capaz de definir tendências e mudar vidas, como fez com a carreira dos integrantes de dez grupos fundamentais para conhecer o k-pop, que a Tangerina lista aqui.
Com todos esses elementos citados acima, o gênero se tornou um fenômeno global que coleciona bilhões de visualizações no YouTube. Grande exemplo disso tudo, o BTS foi o primeiro grupo musical de k-pop a receber uma indicação ao Grammy. Em 2021, eles disputaram a categoria de melhor performance pop de duo ou grupo, por Dynamite.
Em 2019, o BTS desbancou estrelas pop norte-americanas, como Billie Eilish e Ariana Grande, com o Map of the Soul: Persona. O sexto disco do grupo alcançou o primeiro lugar em vendas nos Estados Unidos, ultrapassando When We All Fall Asleep Where Do We Go?, repleto dos hits sussurrados de Eilish.
No ano seguinte, o grupo lançou o tão esperado disco BE (Deluxe Edition), que imediatamente tornou-se uma tendência mundial. Ao lado dos idols do BTS, outros nomes expressivamente criativos movimentam essa exportação cultural, que chega a render mais de US$ 3,7 bilhões por ano para a economia sul-coreana.
Conheça quem está para lá de maduro nessa horta.
O clipe de How You Like That acumulou 86,3 milhões de visualizações em 24 horas
Reprodução/YouTube
Formado por Jisoo, Jennie, Rosé e Lisa, o Blackpink foi o primeiro grupo de k-pop a integrar o Clube do Bilhão, aberto pelo sul-coreano Psy, com o single Ddu-Du Ddu-Du. Máquina de hits, a girl band quebrou vários recordes ao longo da carreira, entre eles o posto de grupo feminino coreano mais seguido no Spotify e o com mais usuários inscritos no YouTube.
Com os vídeos de Kill This Love (2019) e How You Like That (2020), as idols alcançaram a marca de videoclipe mais assistido nas primeiras 24 horas após o lançamento no YouTube. No disco mais recente de Lady Gaga, Chromatica, as integrantes colaboram na faixa Sour Candy, um pop chiclete e divertido.
O subgrupo é dono dos hits Cherry Bomb, Kick It e Regular
Divulgação
Criado pela SM Entertainment, o grupo é formado por alguns integrantes do NCT. Taeyong é o líder e participa, inclusive, de mais subunidades do k-pop. O artista já escreveu mais de 30 canções para os parceiros musicais e também prepara lançamentos solos.
Com o segundo disco de estúdio, Neo Zone, o grupo de sete integrantes conquistou o top cinco na Billboard 200, a parada de álbuns dos EUA. O lançamento também rendeu a marca de primeira subunidade a vender mais de um milhão de cópias em 2020. Os hits Cherry Bomb, Kick It e Regular estão entre os favoritos dos fãs.
Os idols colecionam recordes de prêmios, visualizações e menções da indústria
Reprodução/Instagram
Os rappers Suga, RM e J-Hope e os vocalistas Jimin, V, Jin e Jungkook são fenômenos globais. Como mencionado acima, a boyband conquistou o mundo e é, definitivamente, o maior nome do k-pop. No Spotify, o BTS possui 41 milhões de ouvintes mensais e foi o artista com discos mais vendidos a partir da década de 2010.
Em 2021, o grupo recebeu o maior prêmio internacional da carreira até hoje. O BTS foi eleito artista do ano no American Music Awards. Ainda na cerimônia, os rapazes se consagraram pelo terceiro ano consecutivo na categoria de melhor duo/grupo pop.
O grupo foi eleito pela Forbes Korea como uma das celebridades mais poderosas do país
Divulgação
A estreia do EXO foi em 2012, com o single Mama e o EP de mesmo nome. O mix brilhante —e otimista— de hip-hop, R&B e rock fez com que o EXO conquistasse quatro vezes o primeiro lugar nas paradas de discos da Billboard. Com um ano de vida, o grupo lançou o primeiro disco de estúdio, XOXO, e logo chegou ao topo de vendas na Coreia do Sul com músicas em coreano e mandarim.
Além dos lançamentos com todos os integrantes, o grupo também possui algumas subunits, que consistem em formações menores para lançamentos e promoções específicas, como o EXO-CBX (Chen, Baekhyun e Xiumin) e o EXO-SC (Sehun e Chanyeol).
Os fãs sentem falta dos hinos feministas compostos pelo quarteto, sucesso dos anos 2010
Reprodução/Instagram
Ativo entre 2010 e 2017, o quarteto fez sua estreia com o single Bad Girl Good Girl, que conquistou rapidamente o topo das paradas sul-coreanas da Gaon Digital.
A discografia de Miss A foca em questões femininas, sendo considerada uma coleção de hinos de empoderamento da mulher. Entre os sucessos estão I Don’t Need a Man, Good-bye Baby e, claro, Bad Girl Good Girl.
Conquista! O Girls Generation foi o primeiro grupo a ter um álbum não japonês certificado pelo RIAJ
Divulgação
Taeyeon, Sunny, Tiffany, Hyoyeon, Yuri, Sooyoung, Yoona e Seohyun divertem o público com canções inspiradas no electro pop e bubblegum pop. Ao longo da carreira, elas chegaram a incorporar outros gêneros como o hip-hop, R&B e EDM nas canções.
O disco de estreia, também batizado de Girls’ Generation, levou o grupo feminino a ser o primeiro não japonês a receber uma certificação de milhão de vendas pela Recording Industry Association of Japan (RIAJ). Além do recorde de vendas, em 2017, elas foram eleitas o melhor grupo de k-pop dos anos 2010, pela Billboard.
Em 2016, eles foram os primeiros do k-pop a alcançar a marca de 200 milhões de visualizações
Reprodução/Instagram
O Big Bang estreou oficialmente em 2006, mas o sucesso veio no ano seguinte, com o lançamento do EP Always. O registro conta com Lies, grande hit do grupo formado pela YG Entertainment.
As produções subsequentes conquistaram apelo popular e o grupo seguiu crescendo no mercado fonográfico. A consolidação veio quando os discos Big Bang (2009), Big Bang 2 (2011), Alive (2012) e Made Series (2016) receberam certificação de ouro pela Recording Industry Association of Japan (RIAJ).
A fama musical, contudo, foi ofuscada pelas acusações contra Seungri. O integrante supostamente se envolveu com organização de prostituição, jogos de azar ilícitos e desvio de dinheiro público. Em março de 2019, ele anunciou a aposentadoria, devido aos escândalos.
O disco Sorry, Sorry foi super bem recebido pela crítica
Reprodução/YouTube
Inicialmente, o grupo estreou com 12 integrantes: Leeteuk, Heechul, Han Geng, Yesung, Kangin, Shindong, Sungmin, Eunhyuk, Donghae, Siwon, Ryeowook e Kibum. Ao longo dos anos, eles foram divididos em grupos menores para alcançar diferentes públicos. O êxito comercial veio com Sorry, Sorry, de 2009. O registrou bateu recordes por ficar dez semanas consecutivas em primeiro lugar na Coreia do Sul e 37 semanas nas paradas taiwaneses de k-pop.
Eles são considerados a primeira dupla de R&B da Coréia do Sul
Divulgação
A dupla sul-coreana formada por Brian Joo e Hwanhee ficou inicialmente conhecida por cantar e dançar rap. O sucesso, porém, veio com canções de bubblegum pop e techno music. No início de 2002, o duo quis mudar o direcionamento artístico e lançou o disco Sea of Love.
A partir daquele ano, e nos discos seguintes, a dupla consagrou-se com o estilo R&B, sendo considerada a primeira da Coreia do Sul a seguir por esse estilo.
O grupo faz parte do Movement Crew, um coletivo de artistas de hip-hop da Coreia do Sul
Divulgação/Jungle Entertainment
Pioneiro do hip-hop coreano, o Drunken Tiger se lançou em 1999, com o disco The Year of the Tiger. Na época, o lançamento causou controvérsias devido às letras explícitas. O grupo, que escrevia as próprias canções, expressava revolta às instituições oficiais e não fazia coreografias. Dessa forma, I Want You e Do You Know Hip-hop foram alçadas a clássicos do gênero.
O líder do grupo, Tiger JK, também fundou duas gravadoras musicais: Jungle Entertainment e Feel Ghood Music. Até hoje, ele é considerado uma figura influente no desenvolvimento do hip-hop coreano, principalmente por levar o ritmo ao mainstream. Embora a formação atual não seja a original (Tiger JK e DJ Shine), o fundador seguiu colaborando com outros nomes da música coreana.
Quase como 'Os Vingadores do k-pop', o SuperM reúne vários artistas famosos do gênero
Divulgação
O supergrupo é formado por alguns dos artistas mais incensados do gênero. Dos sete integrantes, quatro participam de grupos famosos de k-pop ainda ativos: EXO, WayV, NCT 127 e SHINee. O projeto é recente, porém já rendeu sucessos. O single de estreia, Jopping, foi elencado pela Billboard como uma das 25 melhores músicas de k-pop de 2022.
Além disso, o EP autointitulado estreou em primeiro lugar na Billboard 200. Esse feito deu ao SuperM o título de segundo grupo sul-coreano a liderar a parada dos Estados Unidos. Baekhyun, Taemin, Kai, Taeyong, Ten, Lucas, Mark fazem parte do time dos “Vingadores do K-pop”.
Preparamos, também, outros conteúdos básicos para você que quer começar a surfar a onda sul-coreana.
Nicolle Cabral
Antes de ser repórter da Tangerina, Nicolle Cabral passou por Rolling Stone, Revista Noize e Monkeybuzz. Nas horas vagas, banca a masterchef para os amigos, testa maquiagens e cantarola hits do TikTok.
Ver mais conteúdos de Nicolle CabralTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?