FILMES E SÉRIES

Cena de Snowdrop

Reprodução/JTBC/Disney

K-Dramas

Dorama Snowdrop traz cantora do BLACKPINK e histórico de polêmicas

Estrelando Jisoo do BLACKPINK, o polêmico k-drama gira em torno de um romance entre uma estudante sul-coreana e um espião da Coreia do Norte interpretado por Jung Hae-in

Jessica Pinheiro

Jessica Pinheiro

Depois do sucesso e das polêmicas envolvendo o k-drama Snowdrop, exibido entre 18 de dezembro de 2021 e 30 de janeiro de 2022 no canal sul-coreano JTBC, o dramaland das demais regiões do globo, incluindo o Brasil, precisou esperar algumas semanas até que a produção voltasse ao ar.
Como se a demora já não fosse o bastante, o dorama estrelado por Jisoo do grupo de k-pop BLACKPINK esteve envolto em controvérsias que aumentaram ainda mais as expectativas para sua volta, mas agora ele está desde fevereiro no canal Star+.

Com a produção finalizada, é hora de a Tangerina listar alguns motivos pelos quais você deveria dar uma chance a esta emocionante, trágica e um tanto polêmica história de amor entra uma estudante sul-coreana e um espião da Coreia do Norte.

Jisoo, Jung Hae-in e grande elenco…

Cena de Snowdrop

Jisoo do BLACKPINK interpreta a jovem estudante Young-ro e Jung Jae-in dá vida ao infiltrado Soo-ho

Reprodução/JTBC/Disney

Como já mencionado, a cantora Kim Ji-soo, mais conhecida como Jisoo, é a protagonista da produção. Além de integrar o grupo e fenômeno do k-pop BLACKPINK, ela iniciou sua carreira como atriz com uma participação na série The Producers (2015). Em Snowdrop, ela dá vida a Eun Young-ro, uma caloura de uma Universidade Feminina em Seul, que se apaixona à primeira vista pelo co-protagonista, vivido por Jung Hae-in. Na trama ele é Lim Soo-ho, um soldado norte-coreano designado para uma missão onde precisa se passar por estudante de pós-graduação na Coreia do Sul.

O ator é um conhecido da dramaland por co-estrelar romances como Enquanto você Dormia (2017), Something in the Rain (2018) e Uma Noite de Primavera (2019), e mais recentemente a minissérie dramática D.P. Dog Day (2021).

O elenco complementar é composto por varios nomes conhecidos como Yoo In-na (de Goblin e Toque seu Coração). No dorama ela vive a carismática e habilidosa cirurgiã do hospital universitário, Kang Cheong-ya. Já Jang Seung-jo (de The Good Detective) interpreta Lee Kang-moo, que lidera o Departamento de Investigação Anticomunista da Agência de Planejamento de Segurança Nacional (ANSP) e busca prender o soldado e co-protagonista pela morte de seu colega.

No núcleo do dormitório da Universidade Feminina, Yoon Se-ah (de Sky Castle) vive a dona de casa Pi Seung-hee, e Kim Hye-yoon (de Extra-ordinary You) é Kye Boon-ok, uma operadora de telefonia que vive com problemas financeiros. Por fim, Jung Yoo-jin (de Romance Is a Bonus Book) é Jang Han-na, uma agente da ANSP.

Romance trágico do jeito que a dramaland gosta

Cena de Snowdrop

Em Snowdrop acompanhamos o romance entre uma estudante sul-coreana e um espião norte-coreano

Reprodução/JTBC/Disney

A história tem início quando Soo-ho (Jung) surge completamente ensanguentado e busca refúgio em um dos dormitórios femininos da faculdade de Seul. Ele é ajudado pela jovem Young-ro (Jisoo), uma estudante que se apaixona à primeira vista e decide esconder o rapaz do governo.

Apesar da situação ser extremamente perigosa, os dois desenvolvem um relacionamento e não demora muito até Young-ro descobrir a verdade sobre Soo-ho. Ainda assim, ela decide se arriscar para ajudar o agente e seus companheiros de equipe a retornar para seu país natal. A tarefa não será fácil, porém, devido à toda a agitação política da época, que serve como pano de fundo para o romance entre os protagonistas.

Isto porque a história de Snowdrop é ambientada nos meses de novembro e dezembro de 1987, período importante para a história sul-coreana e palco dos movimentos democráticos estudantis contra a ditadura da Quinta República. O objetivo dos protestos era a conquista do direito a eleições justas na Coreia do Sul que, por fim, derrubaram o governo autoritário vigente. Assim foi estabelecida a democracia com a Sexta República da Coreia.

Polêmicas nos bastidores e na repercussão de Snowdrop

Cena de Snowdrop

A atriz Kim Mi-soo morreu repentinamente durante a exibição do dorama

Reprodução/JTBC/Disney

Não bastasse a história de Snowdrop abordar um romance trágico, o dorama também se viu envolto em polêmicas antes e durante sua exibição. Com roteiro de Yoo Hyun-mi e dirigido por Jo Hyun-tak, a produção teve partes de seu enredo vazadas em março de 2021, o que gerou críticas e foram interpretadas como distorções históricas, movendo toda a Coreia do Sul a se manifestar contra a série.

Na época, uma petição foi entregue à Casa Azul (residência presidencial sul-coreana) com mais de 200 mil assinaturas, exigindo o cancelamento da série. Além disso, a sinopse previamente divulgada contava com outra questão: o nome de uma personagem do k-drama seria referência direta a uma personalidade que de fato existiu e participou ativamente dos protestos na década de 1980, o que o público achou desrespeitoso.

A emissora JTBC se pronunciou sobreo ocorrido alegando que as críticas foram tiradas do contexto. Segundo o canal sul-coreano, não houve intenção de desqualificar os ativistas, manchar o movimento democrático e tampouco enaltecer espiões ou agentes do regime militar. O foco seria mostrar as relações entre os estudantes da época —muito embora isso possa ser visto como uma forma de romantizar a luta política.

O caso foi à justiça, mas após quatro meses do fim da transmissão de Snowdrop, o k-drama foi inocentado das acusações de distorções históricas. O veredicto foi dado pela Comissão Coreana de Padrões de Comunicação (KCC) em 10 de abril.

Por último, mas não menos importante, uma das atrizes do elenco de Snowdrop faleceu em 5 de janeiro de 2022. Kim Mi-soo, que havia atuado também em Profecia do Inferno da Netflix, morreu aos 29 de maneira repentina. A Landscape Entertainment, empresa que administrava a carreira dela, confirmou a notícia e pediu aos fãs para que não “espalhassem rumores ou especulações, respeitando a privacidade da família durante o luto”.

Quanto episódios tem e onde assistir Snowdrop?

Cena de Snowdrop

Snowdrop | Trailer Oficial Legendado

O k-drama está completo e disponível no Star+

Snowdrop conta com um total de 16 episódios, com cerca de 1 hora e 30 minutos cada. Quando o k-drama chegou ao Brasil em 9 de fevereiro, os capítulos estavam sendo disponibilizados semanalmente apenas com opção de legendas em português brasileiro.

Após algumas semanas, todos os demais episódios foram ao ar de uma só vez e atualmente, é possível assistir ao k-drama com dublagem em português brasileiro também. Snowdrop está disponível no Brasil através do Star+, serviço de streaming da Disney

Vale a curiosidade de saber que o k-drama foi exibido no Disney+ nos Estados Unidos, o que pode indicar um crescente interesse da “casa do Mickey” em produções sul-coreanas, para concorrer com a Netflix.

Snowdrop terá 2ª temporada?

Cena de Snowdrop

Apesar da audiência estável e histórico de polêmicas, é improvável que Snowdrop ganhe 2ª temporada

Reprodução/JTBC/Disney

É bastante improvável que Snowdrop ganhe segunda temporada. A produção registrou uma audiência estável durante sua exibição no canal sul-coreano JTBC e, além disso, o dorama é estrelado por Jisoo, uma das integrantes do grupo feminino de k-pop BLACKPINK, o que atraiu sua legião de fãs.

Mesmo assim, uma renovação não foi confirmada. Considerando que as séries sul-coreanas costumam contar histórias em apenas uma temporada é esperado que Snowdrop não ganhe continuação. Além disso, o dorama responde as perguntas mais importantes que ficaram em aberto em seus últimos episódios.

Levando todas essas informações em conta, é possível afirmar que o k-drama não terá 2ª temporada.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Jessica Pinheiro

Jessica Pinheiro

Repórter da Tangerina, Jessica Pinheiro já cobriu games e tecnologia em veículos coo IGN Brasil, Loading TV e The Enemy. É streamer nas horas vagas e nasceu no Ceará, mas infelizmente não tem sotaque. Ama karaokê e também assina a Koluna Pop, onde traz todas as novidades do universo do k-pop.

Ver mais conteúdos de Jessica Pinheiro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal