Foto: Divulgação / Arte: Tangerina
É bem fácil se perder na linha do tempo da saga Star Wars, mas a Tangerina está aqui para te ajudar por esse universo de Jedis, Siths, naves espaciais e sabres de luz
Muito antes da Marvel e seu MCU (Universo Cinematográfico Marvel), em uma época muito, muito distante —mais precisamente em 1977—, nascia a maior franquia cinematográfica da história: Star Wars. E não tanto tempo depois, iniciava uma confusão que perdura até hoje: quando George Lucas renomeou seu filme original para Star Wars – Episódio 4: Uma Nova Esperança, ninguém mais entendeu qual era a ordem dos filmes de Star Wars.
E o problema só aumentou conforme a saga espacial se expandia. A franquia que mora no coração de milhões de fãs espalhados por toda a galáxia, estrelando personagens que se transformaram em verdadeiros ícones pop, é hoje um organismo enorme e complexo composto por vários filmes, séries, quadrinhos, livros e games.
Mas, diferente do que acontece no MCU, as produções do universo Star Wars não foram lançadas em uma sequência cronológica coerente. Assim, para quem está começando a se aprofundar na mitologia e quer entender o desenvolvimento dos personagens da saga, o melhor é assistir tudo na ordem correta e focar nos filmes e séries.
Muito complicado? Não se preocupe. A Tangerina está aqui para te ajudar a navegar por essa galáxia muito, muito distante dos Jedi, Sith, caçadores de recompensas, República, Império e tudo mais. E claro, também para se preparar para a estreia de Obi-Wan Kenobi, série do Disney+ estrelada por Ewan McGregor, que chega à plataforma de streaming no dia 27 de maio.
Trailer de A Ameaça Fantasma
Prólogo da trilogia original conta a história de Anakin Skywalker
O filme que se arrepende até hoje de apresentar Jar Jar Binks ao mundo inicia a saga Skywalker apresentando o pequeno Anakin Skywalker (Jake Lloyd), um garoto escravo de apenas nove anos que vive no desértico planeta de Tatooine. Em um belo dia, o mestre Jedi Qui-Gon Jinn (Liam Neeson), acompanhado de seu jovem padawan Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor), chega ao local e vê em Anakin o potencial para ser, talvez, o maior dos Jedi. Além de Anakin e Obi-Wan, outros personagens famosos da trilogia original (1977 a 1983) dão as caras nesse prólogo: o mestre Jedi Yoda e os droids R2-D2 e C-3PO.
Onde assistir: Disney+
Trailer de Ataque dos Clones
Já com 19 anos, Anakin começa a se rebelar com as regras de conduta da ordem Jedi
O segundo filme da trilogia que serve como prólogo da original se passa dez anos depois de A Ameaça Fantasma. Nele, Anakin Skywalker (Hayden Christensen) já é um jovem de 19 anos, pupilo do agora mestre Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor). Rebelde, ele teima em não aceitar certas regras de conduta da ordem Jedi. Principalmente por conta de seu crescente amor por Padmé Amidala (Natalie Portman), rainha do planeta Naboo. A República vive dias difíceis, à beira de uma guerra contra um grupo separatista de Sith. Em preparação para o conflito, a República cria um grupo de soldados clones e nós conhecemos a origem de Boba Fett, um caçador de recompensas misterioso que se transformou em um queridinho dos fãs de Star Wars quando apareceu em O Império Contra-Ataca (1980).
Onde assistir: Disney+
Trailer de A Guerra dos Clones
Animação vai mais fundo dentro das Guerras Clônicas e apresenta Ahsoka Tano
Ambientada nas Guerras Clônicas, durante os três anos entre os acontecimentos de Ataque dos Clones (2002) e A Vingança dos Sith (2005), a série animada escrita por Dave Filoni —um dos caras por trás do grande sucesso de O Mandaloriano— apresenta personagens marcantes e fundamentais para os rumos da saga pós trilogía original, como a jedi Ahsoka Tano e a mandaloriana Bo-Katan.
Onde assistir: Disney+
Trailer de A Vingança dos Sith
Anakin se rende ao lado sombrio da Força e se transforma no temido Darth Vader
Três anos depois dos eventos de Ataque dos Clones (2002) e quase em paralelo com os de A Guerra dos Clones (2008 – 2020), Anakin Skywalker (Hayden Christensen) está quase consumido pelo ódio. Atraído pelo Senador Palpatine (Ian McDiarmid), que na verdade é o mestre Sith Darth Sidious, o prodígio da Ordem Jedi sucumbe ao lado sombrio da Força, transformando em Darth Vader-se. Enquanto isso, Padmé (Natalie Portman) morre ao dar à luz os gêmeos Luke e Leia Skywalker. Obi-Wan (Ewan McGregor) foge para garantir a segurança de Luke e Leia.
Onde assistir: Disney+
Trailer de The Bad Batch
Clones "mal feitos" se rebelam contra as ordens do Império
A mais nova série animada do universo Star Wars conecta os eventos entre os eventos da trilogia prólogo e a original. Nela, acompanhamos a Força 99, um esquadrão de clones com “defeito” —daí o nome Bad Batch. Um grupo composto por quatro clones cujas modificações genéticas lhes deram habilidades especiais. A trama se passa imediatamente após os eventos de A Guerra dos Clones, nos quais a Força 99 se rebela contra a ordem de perseguir os Jedi. A série também marca a primeira aparição de Fennec Shand (dublado por Ming-Na Wen), que terá um papel importante nos acontecimentos das séries O Mandaloriano (2019 – ) e O Livro de Boba Fett (2022 – ). Além de Kanan Jarrus (dublado por Freddie Prinze Jr.), um dos protagonistas de Rebels (2014 – 2018).
Onde assistir: Disney+
Trailer de Han Solo
Filme conta a história de origem de Han Solo e de como ele conheceu Chewbacca
Muito mal recebido pela crítica e pelo público, o filme conta a história de origem de um dos mais queridos personagens da trilogia original: Han Solo. Aqui, Solo (Alden Ehrenreich) é um bandido que acaba sendo traído e preso por seus antigos companheiros de gangue. Ele conta com a ajuda de um Wookie chamado Chewbacca para escapar. Além da história do encontro entre Han e Chewie, a trama também mostra como eles cruzaram o caminho de Lando Calrissian (Donald Glover), dono da Millennium Falcon, e acabaram tomando posse da famosa nave.
Onde assistir: Disney+
Trailer de Rebels
Série animada prepara o terreno para O Despertar da Força
Primeira obra do novo cânone da Lucasfilm, a série animada Rebels tinha a missão de preparar o terreno para o lançamento de O Despertar da Força (2015). A história se passa cinco anos antes dos eventos de Uma Nova Esperança (1977) —o primeiro filme da trilogia original— e segue os primeiros dias de uma rebelião que começa a tomar forma enquanto o Império caça os últimos Jedi. Na trama, acompanhamos a tripulação de uma nave que tem de se virar para sobreviver sob o domínio do Império, mesmo com dois Jedi a bordo, o experiente Kanan Jarrus (voz de Freddie Prinze Jr.) e o novato Ezra Bridger (dublado por Taylor Gray). Além de Kanan, outros personagens importantes do universo Star Wars dão as caras aqui, como Darth Vader, Grand Moff Tarkin e Ahsoka Tano.
Onde assistir: Disney+
Animação estrelada por C-3PO e R2-D2 não passou da primeira temporada
Divulgação
Na década de 1980, George Lucas estava afim de diversificar a marca Star Wars. Além dos filmes para TV com os Ewoks, ele encomendou uma série animada estrelada por C-3PO e R2-D2. Em Droids, que durou apenas 13 episódios, a dupla de robôs da pesada vive altas confusões em meio a contrabandistas, piratas e caçadores de recompensa espaciais até acabar servindo a princesa leia, que os usa para mandar a mensagem de socorro encontrada pelo jovem Luke em Uma Nova Esperança.
Onde assistir: Disney+
Trailer de Rogue One
Grupo de combatentes da resistência tentam roubar os planos da Estrela da Morte
Situado 19 anos após a Vingança dos Sith, durante as Guerras Clônicas, Rogue One precede os eventos de Uma Nova Esperança (1977) para explicar como os rebeldes sabiam do ponto fraco da Estrela da Morte. No filme, um grupo de combatentes da Resistência é encarregado de roubar os planos da nova e poderosa arma do Império.
Onde assistir: Disney+
Mark Hamill, Carrie Fisher e Harrison Ford como Luke, Leia e Han no filme que começou tudo
Divulgação
Tudo começou aqui. No primeiro filme da saga Star Wars conhecemos o jovem de 19 anos Luke Skywalker (Mark Hamill), que vive com seus tios em uma fazenda isolada em Tatooine. Depois que Luke, sem querer, descobre a mensagem de socorro da princesa Leia Organa (Carrie Fisher) gravada no droide R2-D2, ele conhece um envelhecido Obi-Wan Kenobi (Alec Guinness). O velho Jedi vê em Luke muito potencial e começa a treiná-lo para enfrentar as forças de Darth Vader (David Prowse, com voz de James Earl Jones). Na jornada para se juntar aos Rebeldes, Luke cruza seu caminho com o contrabandista Han Solo (Harrison Ford) e seu fiel companheiro Chewbacca (Peter Mayhew).
Onde assistir: Disney+
Darth Vader faz a fatídica revelação a Luke no filme em que o mal triunfa
Divulgação
Considerado o melhor filme de toda a saga, O Império Contra-Ataca traz a grande revelação que chocou o mundo com a famosa frase de Darth Vader para Luke Skywalker: “eu sou seu pai”. Aqui somos apresentados a um dos personagens mais marcantes da saga, o pequenino e sábio mestre Jedi Yoda (voz de Frank Oz). Além de Lando Calrissian (Billy Dee Williams) e Boba Fett (interpretado por Jeremy Bulloch com voz de Jason Wingreen). O filme conquistou duas estatuetas do Oscar em 1981, de melhor som e efeitos visuais.
Onde assistir: Disney+
George Lukas tenta emplacar os Ewoks em um filme mais infantil feito para a TV
Divulgação
Filme feito para a TV americana que foi exibido nos cinemas apenas na Europa, Caravana da Coragem: Uma Aventura Ewok tentou pegar carona na suposta popularidade dos fofinhos Ewok, habitantes do planeta Endor que aparecem pela primeira vez em O Retorno de Jedi (1983). Porém, tirando os Ewok, a produção —que tem uma pegada mais infantil— não traz nenhum outro personagem da trilogia original. Nela, seguimos as aventuras de dois irmãos Mace (Eric Walker) e Cindel (Aubree Miller), que foram separados dois pais quando sua nave cai em Endor. Com a ajuda dos Ewok, eles partem na missão de salvar os pais de um monstro conhecido como Gorax.
Onde assistir: Disney+
E lá vamos de mais Ewoks em outro Caravana da Coragem que não mudou lá muita coisa
Divulgação
Mesmo com a péssima recepção de Uma Aventura Ewok, George Lucas insistiu no carisma daquele bando de ursinhos carinhosos guerreiros. Em outro filme feito para a TV, ele concluiu a história da agora órfã Cindel (Aubree Miller) que, junto com os Ewoks, luta pela manutenção de seu planeta no que ficou conhecida como a Batalha de Endor. Um fato histórico que seria mencionado em O Retorno do Jedi.
Onde assistir: Disney+
A trilogia original se encerra com a grande luta entre Darth Vader e Luke Skywalker
Divulgação
Vencedor de outro Oscar de melhor efeitos visuais para a saga, O Retorno de Jedi gira em torno das tentativas de Luke (Mark Hamill) de resgatar seu pai, Darth Vader, do lado sombrio da Força. Mas antes disso, ele tenta resgatar Han Solo (Harrison Ford) das garras do mafioso mais poderoso de Tatooine: Jabba the Hutt.
Onde assistir: Disney+
Trailer da segunda temporada de O Mandaloriano
Din Djarin, o Mandaloriano, e Grogu, o Baby Yoda, renovam a franquia Star Wars
Recheada de influências de faroeste —americano e o espaguete, italiano— e filmes de samurai, a série consegue ter identidade própria mesmo dentro do restrito universo de Star Wars. Sua vibe de seriado antigo em conjunto com roteiro, direção, design de produção e o imenso carisma de seus protagonistas Din Djarin (mesmo sem que Pedro Pascal tire a máscara) e Grogu (o famoso Baby Yoda) fazem de O Mandaloriano uma das melhores coisas na saga. Situada cinco anos após os eventos de O Retorno de Jedi, os remanescentes das forças imperiais estão caçando uma criatura que é da mesma espécie de Yoda. Djarin é encarregado de capturar Grogu, mas decide proteger o bebê. Enquanto ele é perseguido por Moff Gideon (Giancarlo Esposito), que empunha o antigo Darksaber, Djarin percebe a verdade sobre ‘Baby Yoda’ e decide levá-lo aos Jedi. Alguns personagens já bem familiares da saga aparecem na série, como Fennec Shand (Ming-Na Wen), Boba Fett (Temuera Morrison), Ahsoka Tano (Rosario Dawson), entre outras surpresas.
Onde assistir: Disney+
Trailer de O Livro de Boba Fett
Boba Fett tenta surfar no sucesso do Mandaloriano, mas não foi dessa vez que deu certo
Feita na empolgação do sucesso estrondoso de O Mandaloriano e no culto que o personagem Boba Fett tem entre os fãs de Star Wars, O Livro de Boba Fett simplesmente não emplacou. Na série, Boba Fett (Temuera Morrison) conta com a ajuda de Fennec Shand (Ming-Na Wen) para reclamar o trono de Jabba the Hutt como o chefão do crime de Tatooine. Mesmo revelando o que aconteceu com Fett depois de cair no poço de Sarlacc, a produção não foi bem recebida e só agradou a crítica e o público quando trouxe episódios focados na jornada de Din Djarin (Pedro Pascal) após os acontecimentos da segunda temporada de O Mandaloriano.
Onde assistir: Disney+
Trailer de O Despertar da Força
Uma nova trilogia com vocês personagens e velhas ideias recicladas
Depois do prólogo, chegou a vez de conhecermos a trilogia que se passa 30 anos após os eventos de O Retorno de Jedi (1983), com novos personagens se juntando a nomes consagrados da franquia, como Leia Organa (Carrie Fisher), Han Solo (Harrison Ford) e Chewbacca (Peter Mayhew). Rey (Daisy Ridley) é uma catadora de lixo do planeta Jakku sensível à Força. Ela acaba encontrando um droide carregando um mapa que contém a localização de Luke Skywalker, que se exilou anos atrás. Junto com Finn (John Boyega), um stormtrooper desertor, ela acaba se envolvendo em um novo conflito envolvendo a Nova República e a Primeira Ordem, simpatizantes do antigo Império que têm Kylo Ren (Adam Driver) como um tipo de substituto de Darth Vader. Um tipo de Uma Nova Esperança 2.0.
Onde assistir: Disney+
Trailer de Os Últimos Jedi
Fãs mais hardcore não gostaram nada da nova versão rabugenta de Luke Skywalker
Crítica e público se dividiram em relação a Os Últimos Jedi. Muitos fãs mais hardcore da saga não gostaram nada do jeito rabugento de Luke Skywalker (Mark Hamill), desiludido com os Jedi e suas crenças. Além de um fato importante da origem de Rey, que criou muita polêmica. O filme se passa imediatamente após O Despertar da Força e destaca o treinamento de Rey com Luke. Enquanto isso, a Primeira Ordem ganha vantagem sobre a Resistência apoiada pela Nova República e está preparada para eliminar todos, forçando o retorno de Luke à luta.
Onde assistir: Disney+
Trailer de A Ascensão Skywalker
Mais ideia recauchutadas terminam a nova trilogia imitando a original
A ira de muitos fãs em relação às mudanças tomadas em Os ùltimo Jedi acenderam um alerta vermelho na Disney, que voltou a escalar o diretor J.J. Abrams e promoveu até a volta do Imperador Palpatine (Ian McDiarmid) como o verdadeiro comandante da Primeira Ordem. Na trama, Rey já é uma Jedi treinada, mas para enfrentar seus inimigos, ela precisa encarar seus fantasmas em relação a sua origem e seu afeto conflitante por Kylo Ren (Adam Driver).
Onde assistir: Disney+
Rafael Argemon
Rafael Argemon é criador do perfil O Cara da Locadora no Instagram e também assina uma coluna com o mesmo nome na Tangerina, onde indica as pérolas escondidas nas plataformas de streaming. Cinéfilo e maratonador de séries profissional, passou por Estadão, R7, UOL, Time Out e Huffpost. Apaixonado por pugs, sagu e jogos do Mario.
Ver mais conteúdos de Rafael ArgemonTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?