FILMES E SÉRIES

Millie Bobby Brown

Divulgação/Netflix

ERRO?

Stranger Things: Criadores explicam furo de roteiro com Eleven novinha

Fãs de Stranger Things acharam um erro na quarta temporada: o flashback de Eleven novinha mostra ela bem mais falante do que no primeiro ano

Luciano Guaraldo

O sucesso da quarta temporada de Stranger Things significa que mais olhos estão à procura de erros no roteiro para criticar. E os fãs da série da Netflix estão certos de que acharam um erro daqueles. É que os novos episódios começam com um flashback de Eleven (Millie Bobby Brown) criança. E a personagem aparece bem mais falante do que quando foi descoberta por Mike (Finn Wolfhard) e seus amigos no primeiro ano.

Foram tantas críticas ao suposto furo que os criadores da série, os irmãos Matt e Ross Duffer, tiveram que se posicionar sobre o tema. Em entrevista ao site TVLine, os dois explicaram que foi justamente o massacre vivenciado na cena do flashback que travou as habilidades comunicacionais de Eleven.

“O trauma definitivamente afetou Eleven”, disse Ross. “Idealmente, quando estávamos escrevendo os flashbacks, o objetivo era copiar o modelo de discurso dela, com as pausas, as palavras limitadas.”

“Mas o que aconteceu é que ela estava cercada das outras crianças no laboratório. Ela socializou. E depois ela entra em coma durante um período, acorda e é completamente isolada pelo doutor Brenner [Matthew Modine]. Essa é a história de Eleven”, contou o criador de Stranger Things.

Matt Duffer, então, completou a justificativa do irmão: “Quando nós a conhecemos, ela tem nove anos, certo? E aí ela tem o apagão. Ela não tem nenhuma memória daquilo, e é por isso que precisa reviver tudo [por meio do projeto Nina]. Os flashbacks da primeira temporada acontecem depois do massacre, com ela trancada em uma cela sozinha, sem nenhuma outra criança”.

Sem nenhuma criança nem mais ninguém. Afinal, como apontou Ross, o único contato humano que ela teve depois de acordar do coma foram suas interações com Brenner. Segundo os criadores, é por isso que, quando Eleven conhece as outras crianças, ela tem bem mais dificuldades de se expressar.

Você concorda com a explicação dos irmãos Duffer? Ou acha que a poderosa conseguir se comunicar no flashback foi um erro de roteiro?

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal