FILMES E SÉRIES

Elenco da série The Chosen One

Reprodução/Instagram

SÉRIE DA NETFLIX

The Chosen One: Amigo culpa diretor e produtora por morte de atores

O escritor Rick Zazueta fez um longo desabafo em que responsabilizou a Netflix e a equipe de The Chosen One pela morte de dois atores

Luciano Guaraldo

O acidente nos bastidores da série The Chosen One, que culminou na morte de dois atores e deixou seis integrantes feridos, era uma tragédia anunciada, segundo amigos de Raymundo Garduño Cruz e Juan Francisco González Aguilar. O escritor Rick Zazueta desabafou que várias pessoas envolvidas na produção estavam reclamando das condições logísticas precárias e que o sangue dos dois atores está nas mãos do diretor Everardo Gout e da produtora Stacy Perskie.

“Nos últimos dias, muitas pessoas me contataram com informações sobre a produção que custou a vida de nossos queridos Paco Mufote [Juan Francisco] e Ray Garduño. Sabemos que foi um acidente automobilístico, mas também sabemos que foi a gota que fez transbordar o copo de um péssimo controle da produção por parte de Stacy Perskie e Everardo Gout”, começou ele em um longo desabafo no Facebook.

“Algumas das histórias que chegaram a mim são horripilantes. Companhias de seguro com quem a produção tentou trabalhar me confidenciaram algumas das coisas que pretendiam. De fazer um incêndio de seis hectares na Baja California Sur até gravar em uma mina desativada com 200 crianças, sem nenhum trabalho de reabilitação da área. A exploração de dezenas de figurantes sem pagar o seguro social. Fala-se ainda em abuso de drogas e álcool no set. Parece ser um trabalho sem profissionais de logística. Reclamam do terror e da prepotência com que Stacy Perskie e Everardo Gout tratavam todos.”

“Dois atores talentosos estão mortos. Não foi um acidente qualquer. O elenco reclamou abertamente sobre os problemas logísticos e de transporte da produção, chamando-os de ilógicos, ignorantes e estúpidos. A van não tinha condições de transportar a equipe: pneus gastos, freios barulhentos, volante solto, nem todos os cintos de segurança funcionavam. Sinais de perigo facilmente identificáveis. Mas ‘o show deve continuar’, os atores ficam envolvidos na arte e desejam trabalhar, então aceitam o risco com sonhos de ficarem famosos na Netflix, apesar da promessa de um cachê pequeno”, continuou Zazueta.

“A produtora Stacy Perskie e o diretor Everardo Gout são diretamente culpados. Atores de Hollywood disseram que os dois queriam recrutar os melhores talentos, mas pagando menos de um terço do valor padrão. Como a maioria recusou, eles foram buscar atores no sul da fronteira para pagar ainda menos”, criticou.

“As principais locações ficam em Santa Rosalía e San Ignacio, a 370 quilômetros uma da outra. Mas quem conhece a península sabe que essa distância é feita em uma estrada difícil de navegar. O aeroporto mais próximo é o de Loreto, que fica a 200 quilômetros de Santa Rosalía. O de Tijuana fica a 965 quilômetros. Imagine mover a equipe por essa região sem conhecê-la. É um desrespeito com a terra, com os trabalhadores, e é uma desgraça para a indústria como um todo.”

“Todo mundo sabia que havia algo de errado com a logística, porque as reclamações ocorriam além do set. Persky e Gout também sabiam que isso era um problema, mas são egoístas e mãos de vaca. Isso custou as vidas de Paco Mufote e Ray Gurduño. É muito sangue para pagar pela negligência dos outros”, detonou o escritor.

Ele não poupou a plataforma de streaming da responsabilidade. “A Netflix também tem um papel importante isso, porque é o nome dela que está ligado à produção. Claro, eles vão usar mecanismos de produção executiva e produtoras terceirizadas para lavar suas mãos e abandonar Perskie e Gout. Mas sabemos que, sem a promessa de fazer uma série na Netflix, não há série, não há dinheiro, não há nada.”

Na tarde desta segunda (20), a Netflix e a produtora Redrum finalmente se pronunciaram sobre o caso, mas não comentaram as acusações. “Estamos profundamente abalados pelo acidente trágico que tirou as vidas de Ray Garduño e Juan Francisco González. Nossos pensamentos estão com suas famílias e com aqueles feridos nesse acidente infeliz”, afirmou a plataforma de streaming ao Deadline.

“Todos nós na produção de The Chosen One estamos chocados pelo acidente trágico que ocorreu na última quinta, enquanto a equipe era levada de Santa Rosalía, na Baja California Sur, para o aeroporto local. Estamos abalados pela morte de nossos colegas e apoiando de perto todos os afetados por essa tragédia inexplicável. A Redrum está cooperando com as autoridades locais, e relatos de testemunhas apontam que todos os protocolos de segurança foram seguidos”, afirmou a produtora.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal