Divulgação/Netflix
Príncipe Philip (1921-2021) da 5ª temporada de The Crown, Jonathan Pryce disse que não faria a série se ela fosse ofensiva à monarquia
Responsável por viver o príncipe Philip (1921-2021) na quinta temporada de The Crown, Jonathan Pryce saiu em defesa da série após o sucesso da Netflix sofrer críticas por causa de suas escolhas criativas. Para algumas pessoas, a atração ofende os integrantes da família real.
Com a estreia dos novos episódios marcada para 9 de novembro, as polêmicas envolvendo a trama de The Crown voltaram a ser alvo da imprensa. No Reino Unido, uma fonte próxima ao rei Charles 3º confidenciou ao jornal The Telegraph que a decisão de dar enfoque ao divórcio entre o monarca e a princesa Diana (1961-1997) no quinto ano gerou preocupação no palácio real.
À publicação, o amigo de Charles chamou a série de “exploração” e disse que a Netflix “não tem escrúpulos ao destruir a reputação das pessoas”. Pouco depois, a atriz Judi Dench criticou The Crown em uma carta aberta ao jornal The Times, chamando a produção de “sensacionalismo grosseiro” e “relato impreciso e prejudicial da história”.
Em entrevista ao site Entertainment Weekly, Pryce defendeu a série e argumentou que não teria se juntado à atração caso The Crown realmente exibisse algo ofensivo contra os integrantes da família real britânica.
“Acho muito decepcionante que um punhado de pessoas, e é só um punhado de pessoas, esteja criticando isso de alguma forma sem ter visto. Quero dizer, eles dizem que é doloroso, ofensivo, injusto, perigoso –não vejo nenhuma dessas coisas nesta produção. Nenhum de nós vê”, pontuou o astro de 75 anos.
“E como Lesley [Manville, intérprete da princesa Margaret na quinta temporada] disse recentemente, ela não estaria e eu não estaria envolvido se pensássemos que havia qualquer indício de desrespeito ou algo injusto em relação à família real. É uma coisa que está sendo incitada pela imprensa.”
Confirmado nos dois últimos anos da série da Netflix, o ator disse que já era um fã de The Crown desde o início e que ficou muito feliz ao ser escalado para a quinta temporada. Pryce ainda revelou que aprendeu muito sobre a vida de Philip com as pesquisas feitas por Peter Morgan, criador da atração.
“Eu tinha visto toda a série desde o início. Então, fiquei encantada. Muito feliz. E o melhor foi que Imelda [Staunton] já havia sido escalada, então eu sabia quem estava interpretando a rainha e fiquei muito feliz por ser Imelda. Temos uma amizade de mais de 30 anos, desde quando trabalhamos juntos pela primeira vez no teatro”, explicou.
“De Philip, tudo o que sabia sobre ele é o que leio nos jornais, e nunca foi muito lisonjeiro. E então ao fazer pesquisa, e obviamente Peter fez a pesquisa, descobri que ele não era nada parecido com o homem que eu pensava que ele era. Era um intelectual, altamente inteligente, com um grande interesse em tudo. Um homem com um grande senso de humor, muita compaixão e um relacionamento amoroso maravilhoso com sua mulher”, finalizou.
O elenco já trabalha nas gravações do sexto –e último– ano, que deve chegar à plataforma no fim do ano que vem.
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?