FILMES E SÉRIES

Cena de X-Men '97

Divulgação/Disney+

Mutantes

X-Men: Disney+ prova sucesso e relevância do time da Marvel em 2024

As histórias da equipe sempre trouxeram reflexões importantes sobre questões sociais; entenda

Victor Cierro
Victor Cierro

X-Men ’97 mal chegou no Disney+ e já caiu nas graças do público. A continuação da animação de 1992 traz o melhor do time da Marvel e, por consequência, realça o sucesso e relevância dos mutantes em pleno 2024. Os quadrinhos, filmes ou qualquer conteúdo relacionado aos heróis têm ligações diretas com questões sociais importantes, apesar de muitas vezes ficarem subentendidos.

A equipe dos X-Men foi criada por Jack Kirby (1917-1994) e Stan Lee (1922-2018) para dar voz aos que não tinham: as minorias. Inclusive, a concepção dos heróis aconteceu durante o Movimento dos Direitos Civis (1955-1968) nos Estados Unidos. A influência de tal evento pode ser vista nos ideais do Professor Xavier e Magneto.

Nas histórias em quadrinhos, Charles Xavier acredita que os humanos e mutantes podem conviver em harmonia. Erik Lensherr, mais conhecido como Magneto, discorda do líder dos X-Men. O antagonista acredita que o uso da violência é aceitável para proteger seus companheiros, além da autoproteção. Os ideais vêm, respectivamente, de Martin Luther King (1929-1968) e de Malcolm X (1925-1965).

X-Men e a diversidade

Os X-Men continuam relevantes, mesmo 61 anos após sua criação, pois ainda dão espaço para grupos distintos. A equipe tão diversificada possibilita a identificação do público. Desse jeito, a audiência pode reconhecer parte de sua vida em uma história de super-herói, sentindo-se mais à vontade e sendo capaz de levar essa confiança para seu cotidiano.

O time de mutantes também consegue manter-se fresco no mundo dos heróis. Depois de ajudar a trazer esse gênero ao cinema, os X-Men ficaram de escanteio e viram a criação do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel) sem sua presença. O resultado? Os fãs querem ver a introdução dessa clássica equipe na realidade dos Vingadores.

Deadpool & Wolverine vai fazer exatamente isso. O novo filme de Ryan Reynolds vai marcar a introdução oficial dos mutantes na realidade principal da Marvel. E, para isso, o estúdio conta com a presença ilustre de Hugh Jackman. O ator retorna para seu emblemático papel após sua despedida em Logan (2017).

Os X-Men, em uma sociedade cheia de ódio e preconceito, é extremamente importante. As tramas dos heróis abordam racismo, feminismo e homofobia. As mensagens podem ficar subentendidas, mas as reflexões sempre estão presentes através do tópico mutantes.

Os novos episódios de X-Men ‘97 estreiam às quartas-feiras no Disney+. Assista abaixo ao trailer da animação na íntegra:

X-Men '97 - Wolverine e Ciclope

Trailer de X-Men '97

Wolverine e Ciclope na animação do Disney+

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Victor Cierro

Victor Cierro

Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É o foca da equipe e cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.

Ver mais conteúdos de Victor Cierro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?