Calvin Harris: Funk Wav Bounces marca uma nova era do DJ - Tangerina

MÚSICA

Calvin Harris em pé com a mão no bolso em cenário com flamingos falsos

Reprodução/Instagram

Volume 2

Por que Funk Wav Bounces marca uma nova era para Calvin Harris?

Com Dua Lipa, Normani e mais 21 artistas creditados, DJ se diverte em álbum de feats despretensioso, aguardado por mais de cinco anos

Lucas Almeida
Lucas Almeida

Calvin Harris se prepara para lançar Funk Wav Bounces Vol. 2 nesta sexta-feira (5), mais de cinco anos depois da divulgação da primeira parte do projeto. Com 14 faixas, o disco contará com 23 artistas creditados em feats, incluindo Normani, Dua Lipa, Halsey, Pharrell Williams e Justin Timberlake.

O título mistura a ideia das batidas de funk americano com o termo “wav”, sigla de um formato comum para salvar faixas de áudio – apostando no conceito de uma playlist com jeitinho de caseira (apesar dos grandes nomes envolvidos). O tom despretensioso não diminui o significado que o álbum tem na carreira do DJ.

O volume 1 (lançado em junho de 2017) foi a primeira aposta de Calvin Harris em misturar instrumentos orgânicos com as suas já tradicionais batidas eletrônicas. A incursão teve efeito. O disco estrou em segundo lugar no ranking de mais vendidos dos Estados Unidos, o Billboard 200, marcando o melhor desempenho do britânico.

Aposta para o verão no hemisfério norte, o projeto ainda foi elogiado por fugir dos padrões das músicas tradicionais de EDM (sigla para eletronic dance music), vertente mais comercial, pensada para animar públicos de festas e festivais. Entre os destaques do álbum estavam as faixas Slide (com Frank Ocean e Migos) e Rollin, ao lado de Future e Khalid.

A nova fase agradou a Calvin Harris. Em novembro de 2018, ele já tinha reclamado da música eletrônica da época no Twitter. “O EDM tem sido feito de músicas tristes e lentas há anos. Não tem nada em comum com a música que eu amo fazer”, afirmou, em postagens já apagadas. “De qualquer forma, agora estou fora da bolha e fazendo grandes discos com cantores incríveis que soam como house music para mim”, complementou ele.

O Funk Wav Bounces Vol. 1 ainda assegurou a primeira indicação de Calvin Harris à categoria de produtor do ano no Grammy de 2018. Ele acabou perdendo para Greg Kurstin, que já tinha levado a mesma estatueta no ano anterior.

O Vol. 1 no título deixou os fãs ansiosos para uma segunda leva de músicas, que demorou para chegar. A estreia do álbum em agosto até diminui o propósito do projeto, pensado para o verão (que termina em setembro no hemisfério norte). No entanto, aos 38 anos, Calvin Harris está mais preocupado em se divertir enquanto produz novas faixas.

Em uma entrevista ao podcast New Music Daily, o DJ contou que escolheu as participações do álbum a partir de nomes com quem ele sabia que daria “boas risadas”, ou com quem sentia alguma conexão. O projeto é uma via de mão dupla. Os artistas convidados têm a chance de trabalhar em uma música diferente do resto da discografia solo, sem se comprometer com um resultado coeso –um verdadeiro passe livre.

Apesar dos bons resultados, Calvin Harris revelou que não está completamente feliz com o primeiro Funk Wav Bounces. “Eu senti que a ideia estava lá, mas não consegui levar até o final’, explicou ele no podcast.

No novo projeto, ele acredita que alcançou a “essência genuína” do conceito original, com o som de baterias e guitarras gravado ao vivo, sem perfeccionismos no ajuste de volume de cada instrumento. O resultado aumenta a impressão de uma musicalidade única, como se o ouvinte estivesse em um show do DJ.

Uma parte do trabalho já pode ser ouvida nos quatro singles lançados, incluindo Potion (com Dua Lipa e Young Thug) e Stay With Me, feat com Justin Timberlake, Halsey e Pharrell Williams.

Assista ao clipe de Potion, com Calvin Harris, Dua Lipa e Young Thug

Música foi o primeiro single do álbum Funk Wav Bounces Vol. 2

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Lucas Almeida

Lucas Almeida

Repórter. Passou pela MTV Brasil e Veja.com. É fã de um pop triste e não deixa de ouvir todos os lançamentos musicais da semana.

Ver mais conteúdos de Lucas Almeida

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal