Reprodução/YouTube
A coreografia sensual de Envolver chegou ao TikTok e viralizou na rede; atualmente, é a 4ª música mais escutada do Spotify mundial
Chegou a vez de Anitta ter um hit impulsionado pelo TikTok. No sábado, 12, Envolver, single lançado em novembro de 2021, entrou na lista das 50 músicas mais ouvidas no Spotify em todo o mundo. O sucesso da balada latina marca a primeira vez que a cantora carioca entra no chart global com uma canção solo. Atualmente, Envolver está na 4ª posição no Spotify mundial —e não para de descer. Mas como isso aconteceu?
Desde o lançamento, a faixa de Girl From Rio —próximo disco de Anitta— era uma grande aposta dos fãs para o mercado latino. O motivo principal era a sensualidade do clipe. E foi exatamente a coreografia que puxou o sucesso de Envolver, por impulsionar a canção a cair na graça dos tiktokers.
Entrevista: Onipresente em 2022, Pabllo Vittar também vai ocupar passarelas e TV
“El Paso de Anitta”, termo que viralizou nas redes sociais, é um trecho da dança onde a cantora rebola com o bumbum para o alto, enquanto deita no chão. Isso fez com que a coreografia fosse copiada por usuários do TikTok em todo o mundo, a partir do “Envolver Challenge”. A hashtag “Anitta Envolver” já coleciona 842 milhões de visualizações na plataforma.
Em dois dias, a faixa pulou da 73ª posição para a 48ª no ranking mundial do Spotify. Isso deu a Anitta o título de melhor pico atingido por uma cantora brasileira na história da plataforma. Envolver acumulou mais de 1,4 milhão de reproduções em 24 horas, sendo 80% delas vindas de fora do Brasil. Agora, inclusive, a faixa já ocupa a 30ª posição.
Entrevista: Luísa Sonza pós-Doce 22: ‘Ainda me sinto menina-mulher’
Os países mais hipnotizados pelo hit são México, Bolívia, Peru, Equador, Panamá e El Salvador. Só no território mexicano, a faixa foi reproduzida 438 mil vezes em 24 horas, ocupando a 13ª posição nos charts do país. Os dados são do Spotify.
Na semana passada, Anitta já havia disparado dentro do TikTok, ocupando o top 10 das músicas mais tocadas da plataforma nos Estados Unidos. Enquanto Mount Everest, do produtor Labrinth, ocupava a primeira. Agora, a faixa saiu do TikTok e foi direto para o topo das paradas, como já aconteceu com outros hits.
Após ter viralizado nas redes sociais, Anitta abriu uma live para falar sobre a repercussão de Envolver. Segundo a artista, a gravadora Warner Music mostrou resistência quanto ao novo hit: “Disseram que a música não iria a lugar nenhum e que eu não teria forças para lançar isso sozinha [sem uma participação na faixa]”. A ideia era chamar um músico para colaborar na canção. Foi aí que ela ligou para o amigo e parceiro musical J Balvin, que a aconselhou a lançar a faixa solo. “A música está incrível”, foi o elogio de Balvin.
A cumplicidade entre os artistas existe desde os lançamentos de Downtown, Machika, Ginza e Bola Rebola. Anitta pontua que J Balvin foi um dos primeiros a acreditar no sucesso da faixa. O clipe é muito menos robusto, se comparado com a aposta internacional mais recente de Anitta, Boys Don’t Cry. Mas, embora Envolver não tenha contado com um grande investimento, a coreografia conquistou o público. No vídeo, a cantora divide a atenção com o modelo marroquino Ayoub.
FRANCINNE: Como uma brasileira sem ascendência coreana se tornou idol de k-p
Em fevereiro deste ano, a cantora tentou emplacar a canção com um remix de Justin Quiles, cantor norte-americano. O funk reggaeton da cantora, contudo, conquistou sucesso por conta própria, impulsionado pelos desafios no TikTok.
Assista ao clipe de Envolver
A música já acumula 1.6 milhões de reproduções no Spotify
Nicolle Cabral
Antes de ser repórter da Tangerina, Nicolle Cabral passou por Rolling Stone, Revista Noize e Monkeybuzz. Nas horas vagas, banca a masterchef para os amigos, testa maquiagens e cantarola hits do TikTok.
Ver mais conteúdos de Nicolle CabralTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?