MÚSICA

Músicas para meditar: Alanis Morissette vai lançar álbum de meditação

Reprodução/Facebook

RELAX

De Alanis a RZA: 9 artistas que lançaram músicas para meditar

Popularização de serviços como Calm e Headspace tornou o mercado atrativo financeiramente para artistas pop

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

A cantora e compositora Alanis Morissette lança, nesta sexta-feira (17), o álbum The Storm Before the Calm. Mas não espere hits como You Oughta Know e Ironic. O novo lançamento da artista canadense é composto de músicas para meditar. O trabalho, inclusive, vai sair pelo Calm, aplicativo especializado em serviços para meditar e dormir.

Em comunicado publicado em seu site oficial, Alanis explicou que, durante os últimos momentos pandêmicos, se sentiu muito inspirada a escrever e se manter conectada.

“Tudo que eu sabia era que queria compor um disco que fosse oferecer algo”, contou ela, que fez o disco de meditação com o produtor Dave Harrington. “Durante o processo, ele se tornou um bote salva-vidas com várias camadas num período em que eu senti que poderia desaparecer e flutuar para longe.”

“Seja para relaxar, descansar, liberar, encorajar, suar selvagemente, incorporar, fortalecer ou esclarecer. Que sirva como um catalisador, um calmante, um deslumbre do despertar”, desejou Alanis, ao falar das músicas para meditar.

Músicas para meditar viram negócio lucrativo

Usar a música para meditação se tornou um negócio lucrativo na internet. Segundo avaliação do jornal britânico Guardian, só o app Calm valia US$ 92 milhões em 2019. Naquele ano, o produtor Moby lançou o primeiro álbum exclusivo do serviço, Long Ambients Two.

A partir disso, o Calm, que antes era apenas um aplicativo para meditação, foi procurado por diversos artistas. Foi tanta gente que precisou contratar uma diretora de música, Courtney Phillips, com vasta experiência na gravadora Universal Music, para comandar a nova frente.

Desde então, o Calm só fez crescer sua discografia, seja com lançamentos originais ou com remixes exclusivos. Nomes como Sam Smith, Ariana Grande e Post Malone fizeram parcerias para versões relaxantes de canções já lançadas. Nesse meio tempo, surgiram concorrentes para surfar nessa onda, como o Headspace.

Ficou curiose? A Tangerina preparou uma lista com outros artistas que já gravaram discos ou faixas exclusivas para meditação.

Moby

O DJ, cantor e produtor foi uma espécie de precursor desse mercado. Ele lançou o álbum Long Ambients Two em março de 2019, com exclusividade pelo Calm. Depois, o disco chegou nas demais plataformas.

Chet Faker

Atração do Popload Festival em 2022, o músico de indie eletrônico Nick Murphy andou meio de mal com a persona artística Chet Faker durante um período ali entre 2016 e 2019. Foi nessa época que ele lançou Music for Silence, álbum que também foi uma parceria com o Calm.

Jeff Bridges

Por essa você não esperava. Mas o ator Jeff Bridges (O Grande Lebowski) veio ainda antes de Moby. Em 2015, ele lançou Dreaming With Jeff, um álbum psicodélico feito para ajudar a meditar e dormir. Por incrível que pareça, sua voz grave casa perfeitamente com a proposta. O lançamento é da plataforma Squarespace.

RZA

Lenda do rap e um dos fundadores do Wu-Tang Clan, RZA tem um trabalho peculiar nesse sentido. Em 2020, ele lançou o EP Guided Explorations, uma “experiência de áudio projetada para desbloquear seus poderes ocultos”, ao som de uma trilha sonora de hip-hop cinematográfico. A parada aqui é bem mais intensa do que a média.

Keith Urban

Astro da country music, o cantor foi procurado pela diretora de música do Calm para compor uma trilha exclusiva para o app. Assim, nasceu I Am At Home. É uma faixa única, mas tem quase uma hora de duração. Praticamente um álbum, né? Esta não está nas plataformas de streaming, mas tem uma palinha no YouTube.

Arcade Fire

A banda canadense lançou o álbum WE em maio. As duas primeiras faixas do disco se chamam Age of Anxiety I e II, que podemos traduzir como Era da Ansiedade. Mas, um ano antes, em abril de 2021, o Arcade Fire já tinha soltado Memories of the Age of Anxiety. A trilha de 45 minutos de duração foi gravada em parceria com o serviço Headspace, espécie de concorrente do Calm.

Erykah Badu

A dama do bom gosto também é chegada numa meditação. Ela compôs uma peça instrumental de 58 minutos de duração, outra em parceria com o Headspace. “Eu sinto como se a vida fosse um processo de cura após cura após cura. Qualquer coisa que eu fizer vai refletir isso”, disse Erykah na ocasião.

Grimes

A cantora e mãe dos filhos de Elon Musk desenvolveu um sistema de inteligência artificial para criar canções que induzam sonecas e relaxamento. A plataforma se chama AI Lullaby e foi criada em parceria com a empresa Endel.

Alanis Morissette

Mais recente adição nessa trupe, a cantora e compositora canadense lança, nesta sexta-feira, The Storm Before the Calm, seu primeiro disco de meditação. Mais uma vez, um lançamento organizado pelo app Calm.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira é editor de música na Tangerina e assina a coluna Na Grade, um guia sobre os principais shows e festivais que acontecem pelo país. Ex-jornal O Globo, fuçador do rock ao sertanejo e pai de gatos, trocou o Rio por São Paulo para curtir o fervo da noite paulistana.

Ver mais conteúdos de Luccas Oliveira

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal