MÚSICA

Versions of Me: Parceria entre Anitta e Cardi B vai entrar no disco

Reprodução/YouTube/Anitta

Versions of Me

De Khalid a Cardi B, conheça os parceiros de Anitta em Versions of Me

Cantora carioca lança seu aguardado disco internacional nesta terça-feira, com uma extensa lista de colaboradores. A Tangerina preparou um resumo das participações de luxo do álbum

Versions of Me, novo e aguardado álbum de Anitta, chega às plataformas de streaming nesta terça-feira, 12, às 21h. A cantora carioca posiciona o lançamento entre o sucesso do hit Envolver e as performances no festival Coachella, na Califórnia, marcadas para 15 e 22 de abril. E um dos atrativos do trabalho, os artistas que colaboraram para o resultado final do disco, já foi revelado pela cantora.

Resumidamente, Anitta trocou pre-saves por informações exclusivas sobre Versions of Me. Pre-save, no caso, é quando um usuário antecipa para a plataforma que quer ser notificado sobre um lançamento. O movimento ajuda o algoritmo a entender que aquele trabalho tem apelo. A cada 10 mil assinaturas, Anitta revelou um spoiler.

Nesta brincadeira, ficamos sabendo, por exemplo, que uma das faixas de Versions of Me terá participação póstuma de Mr. Catra. E que nomes norte-americanos, como Khalid, Ty Dolla $ign e YG vão marcar presença no disco, que terá ainda Cardi B (foto acima) em Me Gusta, single lançado originalmente em 2020.

Depois, Anitta divulgou a tracklist completa de Versions of Me:

A lista de participações especiais traz ainda nomes fortes nos bastidores, como o hitmaker sueco Max Martin e sua equipe de compositores e produtores e Ryan Tedder.

Quer saber mais?

Produtores, parceiros e feats de Anitta em Versions of Me

Cardi B

Cardi B é reconhecida como uma das rappers mais influentes de todos os tempos, segundo a Forbes. Com o hit Bodak Yellow, ela foi a segunda rapper feminina a liderar o Hot 100 da Billboard com uma produção solo. A primeira a conquistar o feito foi Lauryn Hill, em 1998, com Doo Wop (That Thing). O terceiro disco da carreira Invasion of Privacy bateu recorde ao completar 200 semanas na parada, sendo o primeiro trabalho de uma rapper a ultrapassar essa marca. O disco também lhe rendeu cinco indicações ao Grammy Awards em 2019, incluindo o de álbum do ano, melhor álbum de rap e gravação do ano.

Além das marcas na música, Cardi B também tem um pezinho nas telinhas. A artista atuou no filme Hustlers, ao lado de Jennifer Lopez, Constance Wu e Lili Reinhart, e também apareceu em Velozes e Furiosos 9. Como jurada, marcou presença no reality Rhythm + Flow, da Netflix.

No novo disco de Anitta, ela está em Me Gusta, single que já havia sido lançado em 2021. O clipe, que causou certa euforia na internet, foi gravado em Salvador, na Bahia. Embora a rapper não tenha comparecido presencialmente, ela usou da técnica de chroma key para estar ao lado da “Girl From Rio”.

Version of Me: Cardi B e Anitta em trecho do clipe Me Gusta, presente no disco Versions of Me, 2022

Assista ao clipe de Me Gusta

Faixa reúne Anitta, Cardi B e Myke Towers

Myke Towers

Embora muitos tenham conhecido o artista pelo feat em Me Gusta —o porto-riquenho divide os vocais com Anitta e Cardi B—, Myke Towers é um ingrediente secreto dos hits que estouraram na Billboard. O músico foi responsável por escrever I Like It, sucesso de Cardi B, e a parceria de Benny Blanco e Tainy, I Can’t Get Enough. Myke também é considerado peça fundamental pela ascensão de J Balvin nos Estados Unidos, ao lado do produtor Sky El Rompiendo.

Fora das fichas técnicas alheias, ele faz trabalhos incríveis solo, como a primeira mixtape El Final del Principio. Com o disco Lyke Mik, recebeu os primeiros acenos da Academia quando foi indicado ao Grammy Latino. Ele agora aparece no trabalho da brasileira com outros grandes nomes da indústria.

Khalid

Apesar de jovem, o cantor americano de 23 anos já conta com sete músicas na faixa de um bilhão de reproduções só no Spotify, como Location e Lovely (parceria com Billie Eilish). Equilibrando doses de R&B com apelo pop, Khalid vem ao Brasil em junho, quatro anos depois de estrear no Lollapalooza Brasil.

Em Versions of Me, Khalid estará com Anitta na faixa Ur Baby. Segundo a carioca, “é uma música romântica. Não é dançante. É uma vibe meio R&B. Pra ouvir quando a gente tá apaixonado e pensando em alguém. No dia da gravação me segurei pra não chorar na frente do Khalid, porque era meu sonho ter ele para essa música”.

Saweetie

Se você já ouviu o bordão “THAT’S MY BEST FRIEND” pelos arredores do TikTok ou do Instagram, é possível que conheça a voz de Saweetie. Mas ela foi ficar mais famosa no Brasil exatamente com a divulgação de Faking Love, o single que divide com Anitta. A faixa foi confirmada em Versions of Me.

As cantoras Anitta e Saweetie em performance do single Faking Love

Anitta e Saweetie em performance de Faking Love

Cantoras se apresentaram no talk show de James Corden

A rapper americana começou a chegar aos ouvidos atentos lá em 2018, com o lançamento da faixa ICY GRL, um freestyle por cima da batida do grandessíssimo hit My Neck, My Back da Khia. De lá pra cá, ela já lançou pedradas na companhia de Doja Cat, Anitta, H.E.R., Black Eyed Peas, Little Mix, Jhenè Aiko e a lista continua. 

Ela foi indicada a dois Grammys em 2022, entre eles o de artista revelação.

YG

Abreviação para Young Gangsta (Jovem Gangster, em português), YG é um rapper americano de Compton, Califórnia. O artista iniciou a carreira musical em 2010 com o single Toot It and Boot It, em parceria com Ty Dolla $ign. A faixa conquistou o 67º lugar na Hot 100 da Billboard. O sucesso da estreia chamou a atenção da Def Jam Recordings, que convenceu o rapper a assinar um contrato e lançar as mixtapes The Real 4FingazJust Re’d UpJust Re’d Up 2 e 4 Hunnid Degreez.

Ao longo da carreira, YG coleciona trabalhos com artistas como Drake2 Chainz, Big Sean Nicki Minaj, além do grande parceiro Nipsey Hussle (1985–2019), morto abruptamente a tiros em Los Angeles.

You BrokeBitches Ain’t Shit e Grindmode são alguns trabalhos considerados “clássicos” do hip hop de Los Angeles, segundo a Billboard. Já FDT (F*ck Donald Trump) foi usada como um hino contra o então presidente dos Estados Unidos durante as eleições de 2016. Versátil, talentoso e muito lírico, o rapper é uma das grandes participações presentes no novo disco de Anitta.

YG colabora com a estrela do pop em uma das faixas cotadas como uma das mais importantes de Versions of Me, a Que Rabão. A canção terá, além do rapper, o MC Kevin O Chris, o produtor e DJ Papatinho e uma participação póstuma de Mr. Catra, referência máxima do funk proibidão dos anos 2000.

Papatinho, Kevin o Chris e Mr. Catra

Na única música em português de Versions of Me, Anitta é acompanhado por um trio brasileiro de peso: Mr. Catra, Papatinho e Kevin o Chris.

Morto aos 49 anos, em 2018, vítima de um câncer no estômago, Catra dispensa apresentações. Além de ser dono de uma voz potente e marcante, o carioca fez história no funk carioca com paródias para lá de explícitas, como Adultério. Foi um dos grandes representantes do chamado funk putaria. Ele também era muito conhecido pela vida pessoal, afinal, era pai de 32 filhos.

Papatinho, por sua vez, é um dos grandes produtores brasileiros na atualidade. Revelado pelo grupo de rap ConeCrew Diretoria e músico autodidata, o carioca explora com perfeição as pontes possíveis entre o funk e gêneros internacionais, como o trap. Em seu currículo, além de Anitta, estão Snoop Dogg, Ludmilla, Seu Jorge, Criolo e Marcelo D2.

Já o MC Kevin o Chris, de apenas 25 anos, também tem seu nome cravado na história do funk carioca. Ele ficou conhecido a partir de 2018 como a grande voz do movimento do funk 150 BPM, que ajudou a cidade a recuperar prestígio como linha de frente do gênero no país. É ele que canta as principais músicas ligadas ao Baile da Gaiola, como Vamos pra Gaiola, além do hit Ela É do Tipo, que ganhou uma versão cantada pelo astro canadense Drake.

Ty Dolla $ign

Embora Toot It and Boot It tenha rendido o contrato de YG com a Def Jam, Ty Dolla $ign foi o responsável pelas linhas cativantes do refrão daquela música. O rapper, cantor e compositor americano tem ganhado notoriedade apenas nos últimos cinco anos, mas seu talento vem de muito antes. Além das próprias criações musicais, ele colabora com uma equipe de produção, chamada de DRUGS, ao lado de Chordz 3D e G Casso.

Ty Dolla também foi reverenciado pelo hit Sucker for Pain, trilha sonora do filme Esquadrão Suicida, além de ter ajudado a compor FourFiveSeconds, parceria inusitada entre RihannaPaul McCartney e Kanye West.

Em 2018, o rapper ganhou destaque com o single Psycho, de Post Malone, que conquistou a segunda posição da Hot 100 da Billboard. Para além das parcerias, ele coleciona cinco discos de estúdio: Free TC (2015), Campaign (2016), Beach House 3 (2017), Featuring Ty Dolla $ign (2020) e, o mais recente, Cheers to the Best Memories (2021). Ao longo da carreira, o rapper convidou outros ícones do gênero para colaborar com ele, como Kanye WestFutureYoung ThugBig SeanKid Cudi e mais.

Agora, ele se prepara para integrar o novo disco de Anitta com a faixa Gimme Your Number, onde os artistas mesclam frases em inglês e espanhol.

Chencho

Ex-integrante da dupla de reggaeton Plan B, Chencho Corleone ganhou notoriedade com o lançamento de El Mundo Del Plan B: Los Que La Montan. A primeira produção do duo contou com participações de Daddy YankeeSpeedy Guelo Sta. Ao lado do parceiro Maldy (Edwin Vázquez Vega), Chencho foi referência do reggaeton.

Em 2016, eles chegaram a ser indicados para o Grammy Latino com a canção A Donde Voy, como melhor canção urbana. No mesmo ano, ganharam como artista do ano, duo ou grupo de álbum de ritmo latino no Billboard Latin Music Awards. A partir de 2018, seguiram carreiras solo e produzindo novos nomes do ritmo. Una Locura, parceira entre J Balvin Ozuna, por exemplo, é mérito de Chencho.

Agora, o artista contempla a ficha técnica de um dos lançamentos mais aguardados do ano, Versions of Me, de Anitta. Chencho estará presente na faixa Gata, a segunda do disco. Nesta segunda (11), inclusive, a cantora liberou um trecho da canção no Instagram.

Ryan Tedder

Responsável por grandes sucessos de AdeleTaylor SwiftAriana Grande Jonas BrothersRyan Tedder é um dos responsáveis diretos pelo novo disco de Anitta. Afinal, ele assina a produção exectuva de Versions of Me. O vocalista do OneRepublic divide a agenda entre a banda pop e outros projetos de produção. Ele já tem mais de 20 anos de carreira. O primeiro hit estourado do artista foi o single Apologize, que integra o disco de estreia Dreaming Out Loud, do OneRepublic.

A faixa ganhou um remix do também produtor Timbaland, que dominou as rádios e se manteve no Top 100 da Billboard por 47 semanas. Por colecionar triunfos nas principais paradas norte-americanas com os hits de sucesso, Tedder é um dos nomes mais requisitados do mercado atualmente. Canções chicletes de Maroon 5 (Maps), Demi Lovato (Neon Lights) e One Direction (Right Now) também tiveram o dedo do produtor/compositor.

Em Versions of Me, além do cargo executivo, ele também escreveu e/ou produziu as canções Gata, Turn It UpLove Me, Love MeFaking Love (parceria com Saweetie) e Me Gusta (com Cardi B e Myke Towers). Em entrevistas sobre o novo projeto, o artista chegou a chamar Anitta de “a maior artista da história da América do Sul”. Para ele, o novo projeto apresentará o funk para o resto do mundo, ambição que se alinha exatamente com os desejos da cantora.

Max Martin (e equipe)

Oficialmente, o megaprodutor sueco não está creditado em nenhuma das faixas de Versions of Me, segundo informações disponíveis no Tidal. Mas Anitta explicou que algumas faixas foram gravadas, compostas e produzidas pela equipe fixa de Max Martin —que, por sua vez, dava pitacos pessoais. Um indício claro é que o hitmaker fez questão de divulgar o single Boys Don’t Cry, um dos que leva a assinatura de seu time, nas redes sociais.

Para quem não sabe, o pop só existe como é hoje também por conta de Martin. Ele está por trás de hits clássicos de Britney Spears, Backstreet Boys, Ariana Grande, Adele, Katy Perry e muitos outros.

Anitta posa para lançamento de Boys Don't Cry, novo single internacional da carreira

Assista ao clipe de Boys Don't Cry

O hit internacional da cantora entrou no top 50 das rádios pop dos EUA

Além de Boys Don’t Cry, o time Martin também está por trás da faixa-título Versions of Me. A equipe foi formada pelo produtor e compositor BURNS (Britney Spears, Liam Payne Lady Gaga e muito mais), pelo compositor e multi-instrumentista Rami Yacoub (Backstreet Boys, P!nk…) e pelos compositores Bibi Bourelly, Madison Love e Sean Douglas. Todos com extensa carreira marcada por hits.

Afro B

DJ, cantor e compositor, Afro B tem 29 anos e nasceu na Inglaterra, filho de pais costa-marfinenses. Não à toa, seu grande hit se chama Drogba (Joanna). Para quem não sabe, o ex-jogador Didier Drogba é o maior ídolo esportivo da Costa do Marfim e de toda a África. A música viralizou a partir de um desafio de dança e chegou às paradas norte-americanas. O próprio Drogba gravou uma participação no clipe.

Afro B é conhecido também por ter batizado um subgênero musical, o afrowave, que mistura hip-hop, o dancehall caribenho e o afrobeat.

Subelo NEO

Formado pelos porto-riquenhos Freddy Montalvo Jr. e José Cruz, o duo é responsável por produzir o maior hit internacional de Anitta: Envolver, que abre Versions of Me.

A dupla tem a responsabilidade de produzir grande parte das músicas do compatriota Bad Bunny, provavelmente o maior astro latino. O álbum YHLQMDLG, por exemplo, é quase todo assinado por eles. Os Subelo NEO também gerenciam a carreira de artistas.

Anitta e o dançarino em clipe de Envolver

Assista ao clipe de Envolver

A música em espanhol levou Anitta ao topo da Billboard, feito inédito para um brasileiro

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Nicolle Cabral

Nicolle Cabral

Antes de ser repórter da Tangerina, Nicolle Cabral passou por Rolling Stone, Revista Noize e Monkeybuzz. Nas horas vagas, banca a masterchef para os amigos, testa maquiagens e cantarola hits do TikTok.

Ver mais conteúdos de Nicolle Cabral

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal