FILMES E SÉRIES

Robert Pattinson em cena de Batman

Divulgação/Warner Bros.

Batman

Bane, Charada e Titãs: 7 detalhes que você pode ter perdido em Batman

Disponível na HBO Max, o novo filme da DC tem referências aos quadrinhos, apresenta velhos conhecidos do público e até prepara o terreno para as futuras tramas do Homem-Morcego

Victor Cierro

Victor Cierro

Batman estreia nesta segunda-feira (18) na HBO Max pouco mais de um mês depois de chegar aos cinemas. E se muita gente já assistiu ao filme na telona, agora é hora de rever —ou de ver pela primeira vez, se você estava esperando pra curtir no conforto do sofá.

Na nova encarnação do Homem-Morcego, Robert Pattinson teve a responsabilidade de trazer frescor para o personagem. Mas, para sua sorte, ele não estava sozinho. O competente diretor Matt Reeves (O Planeta dos Macacos: O Confronto) trouxe para a trama referências das HQs, detalhes sutis sobre o herói e velhos conhecidos do universo da DC.

Acha que perdeu algum momento importante do filme do super-herói da cidade de Gotham? Ou quer entender melhor a mitologia por trás da produção de Matt Reeves? Você veio ao lugar certo! A Tangerina apresenta sete detalhes de Batman que você pode ter perdido!

Adam West

Cena de Batman

Olha aí o Batmóvel do Homem-Morcego de Robert Pattinson

Divulgação/Warner Bros.

Matt Reeves cresceu assistindo ao Batman da série com Adam West (1928-2017). E, durante a produção, o cineasta fez algumas referências sutis ao Homem-Morcego da década de 1960. A traseira do Batmóvel e suas luzes vermelhas aludem ao carro da série. Apesar de bem discreto, o detalhe está lá pra prestar homenagem.

E Reeves não parou por aí com sua sutileza. O uniforme de Robert Pattinson também tem uma pequena referência ao manto usado por Adam West. As duas máscaras do Batman têm uma pequena proteção no nariz, o que faz sentido para um herói especialista no combate corpo a corpo.

Batcaverna

Robert Pattinson em cena de Batman

A existência da Batcaverna neste universo é totalmente admissível

Divulgação/Warner Bros.

Você com certeza já se perguntou como a Batcaverna foi construída! Os engenheiros, construtores, todas as pessoas envolvidas no projeto deveriam saber a localização do quartel-general do Batman, isso é óbvio. Mas, Reeves e o designer de produção, James Chinlund, criaram uma solução inteligente para esse problema.

A família do Batman (Robert Pattinson) ajudou a construir Gotham City. E, embaixo da Torre Wayne, os pais de Bruce criaram uma estação de trem privada que só pode ser acessada por meio de túneis secretos. Sim, o vigilante sombrio está em uma locação perfeita e totalmente admissível.

Charada na pintura

Paul Dano em cena de Batman

Paul Dano em cena de Batman

Divulgação/Warner Bros.

A parceria entre Chinlund e Reeves rendeu outras soluções interessantes. Durante a cena do Charada (Paul Dano) em uma cafeteria, o designer de produção e o diretor de Batman prestaram uma homenagem ao pintor Edward Hopper (1882-1967). Pois é, o filme da DC faz referência ao artista estadunidense, conhecido por suas pinturas realistas sobre a solidão.

Quando o vilão decide se entregar para a polícia, o cenário e a própria postura de Paul Dano na cena reproduzem a pintura Nighthawks, de Hopper. Quem disse que filme de super-herói só faz referência às histórias em quadrinhos?

As marcas no uniforme

Robert Pattinson em cena de Batman

O uniforme de Robert Pattinson mostra o resultado das lutas anteriores

Divulgação/Warner Bros.

Às vezes a gente esquece, mas o Batman não tem nenhum superpoder. O preparo, a força e a habilidade no combate, a mentalidade e, obviamente, o dinheiro transformam Bruce Wayne num dos principais heróis da DC. O diretor do filme, no entanto, tenta lembrar o público de que ele é apenas um humano e não é invencível.

As marcas no uniforme de Pattinson afirmam isso. A máscara do Batman tem “cicatrizes” de bala. Sem o uniforme e sua coragem, o herói não estaria vivo defendendo Gotham City de psicopatas como Charada e Coringa (Barry Keoghan).

Titãs no Batman?

Brenton Thwaites e Jay Lycurgo em cena de Titãs

Brenton Thwaites e Jay Lycurgo na série Titãs

Divulgação/HBO Max

Se você acha que viu um rosto familiar em Batman, você não está enganado. Jay Lycurgo, o Tim Drake da série Titãs, apareceu no novo filme da DC. O aprendiz do Asa Noturna (Brenton Thwaites) na produção disponível na Netflix deve ter participação importante na quarta temporada da série. Mas, antes da estreia dos capítulos inéditos, o ator esteve presente no set do longa protagonizado por Robert Pattinson.

Apesar do filme e da série não estarem conectados, Jay Lycurgo teve a oportunidade de se familiarizar mais com as histórias da DC. O próximo Robin em Titãs viveu um membro de uma gangue em Batman.

Bludhaven

Zoë Kravitz em cena de The Batman

Zoë Kravitz pode voltar para Gotham City com Dick Grayson?

Divulgação/Warner Bros.

Depois de toda a ação em Batman, Selina Kyle (Zoë Kravitz), mais conhecida como Mulher-Gato, decidiu abandonar Gotham City. A cidade repleta de lunáticos e o relacionamento no mínimo complicado com o pai motivaram a personagem a sair da cidade.

A ladra habilidosa decide ir para Bludhaven. Já ouviu o nome dessa cidade antes? Nas histórias em quadrinhos, o local é a terra natal de Dick Grayson, o primeiro Robin, também conhecido como Asa Noturna. Será que podemos ver em breve o aprendiz do Batman nesse novo universo da DC?

Batman e Venom

Robert Pattinson em cena de Batman

Robert Pattinson, por favor, toma cuidado com o Venom

Divulgação/Warner Bros.

Durante uma das batalhas épicas do filme, o personagem de Pattinson é atingido por um tiro. Imóvel, o Homem-Morcego vê seu adversário atacando a Mulher-Gato (Zoë Kravitz). O herói de Gotham City decide injetar um líquido verde em sua própria perna. A adrenalina lhe dá energia para levantar e espancar o criminoso. Mas o que tinha naquela mistura?

Nas histórias em quadrinhos, esse mesmo líquido verde, chamado de Venom, é o que o vilão Bane ingere para se manter vivo e poderoso. A mistura viciante aumenta a força e a insanidade de seus usuários. Batman precisa tomar cuidado com a droga, antes que seja tarde demais.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Victor Cierro

Victor Cierro

Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É o foca da equipe e cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.

Ver mais conteúdos de Victor Cierro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal