FILMES E SÉRIES

Paul Dano no cartaz de Batman

Divulgação/Warner Bros.

Batman

5 curiosidades para entender o Charada de Paul Dano no novo Batman

Saiba mais sobre o Charada (Paul Dano), o vilão de Batman, o antagonista de Robert Pattinson no novo filme de Gotham City

Victor Cierro

Victor Cierro

O último filme de Batman, dirigido por Matt Reeves, que estreia nesta quinta-feira (3) em todo Brasil, apresentou um novo forte concorrente a maior vilão do Batman no cinema: o Charada. Habitual inimigo do Homem-Morcego nos quadrinhos, aqui ele é interpretado por Paul Dano (Pequena Miss Sunshine, Sangue Negro), que assume o personagem já vivido por Jim Carrey em Batman Eternamente (1995).

Em Batman, Reeves precisava construir um novo Bruce Wayne e uma nova Gotham, e não seria possível fazer isso sem um inimigo sombrio, que desse a tônica de suspense. Dano recebeu a missão de encarnar o principal vilão do filme e se mostrou à altura do desafio. Ele não é o típico antagonista das produções de super-heróis, é muito mais realista, sério e doentio, o que deixa seu personagem ainda mais assustador.

Não importa se você já assistiu ao novo Batman e foi cativado pelo Charada, ou se ainda não conseguiu ir ao cinema, mas a curiosidade sobre todos os detalhes do filme está batendo, certo? A Tangerina reuniu uma lista de fatos curiosos sobre como Dano construiu o vilão para o filme, e te ajuda a entender o que está por trás do personagem. Ah, de quebra, ainda falamos de algumas ideias que podem aparecer num segundo longa com Robert Pattinson no papel do Homem-Morcego. E sem spoilers!

Assassino do Zodíaco e o Charada

Paul Dano em cena de Batman

Trailer de Batman

Paul Dano, como o principal vilão da trama, em cena de Batman

Logo de cara, Reeves já revelou sua inspiração para o principal vilão da trama. O Assassino do Zodíaco, famoso serial-killer dos anos 1960, estimulou a construção do Charada. Paul Dano recebeu essa referência direta, que já foi tema do longa Zodíaco (2007), mas não foi a única que usou para a criação de seu vilão.

Zodíaco foi um serial-killer muito conhecido nos Estados Unidos. Durante dez meses, um homem, que na época não foi identificado, matou 14 pessoas e deixou cartas com mensagens enigmáticas junto aos corpos de suas vítimas, a fim de provocar a polícia e a imprensa. A identidade do assassino foi descoberta recentemente mas sua história ainda é surpreendente e muito assustadora. Por conta disso, o diretor decidiu atribuir as características do Assassino do Zodíaco ao personagem de Dano.

Colaboração com Matt Reeves

Tanto o diretor quanto o autor trouxeram suas própria referências para a produção do personagem. Enquanto Reeves utilizou diversos aspectos dos quadrinhos na trama, a concepção do principal vilão de Batman não passou pelo mesmo processo. “É Gotham e ele é o Charada. Então, mesmo que Matt quisesse fazer referência ao Assassino do Zodíaco ou algo do gênero, eu sempre pensava tipo, tudo bem, mas você sabe que ele é o Charada. Foi um desafio, mas foi um prazer e me sinto aliviado”, explicou Paul Dano para o site The Gamer sobre sua experiência em tentar manter as características do personagem no filme do Morcego.

Mas, antes de escolher o Charada como o vilão da vez, Reeves precisou pesquisar várias opções de antagonistas que tivessem uma ligação especial com o Bruce Wayne de Pattinson. “Eu queria construir uma história em que a investigação desse mistério em particular levasse Batman a enfrentar algo pessoal”, contou o diretor para o site Collider . Depois de pensar no Assassino do Zodíaco e na história em quadrinhos Batman: O Longo Dias das Bruxas (2008), Reeves chegou na opção perfeita para o novo filme: o Charada.

Ainda sobre a elaboração do personagem, Dano comentou em um bate-papo com o Screen Rant: “Matt e seu roteiro trouxeram um ponto de vista verdadeiro e algo que eu não tinha visto antes. E não apenas em um filme do Batman, mas em um filme de super-heróis. Sim, é assustador. Mas também é emocionante”.

Uniforme do Charada

Galeria
1 / 0
Paul Dano no cartaz de Batman
Paul Dano no cartaz de Batman
Paul Dano no cartaz de Batman

Matt Reeves realmente fez um esforço para trazer a realidade para o novo filme do herói mais sombrio da DC. Enquanto alguns vilões do MCU (Universo Cinematográfico Marvel) têm armaduras tecnológicas e totalmente inviáveis, o Charada foge do estereótipo clássico das representações cartunescas nas telonas. O próprio Paul Dano explicou: “O personagem não tem provavelmente os recursos para ser um vigilante extravagante. Então, ele é meticuloso com os detalhes, ele é genial”.

No entanto, usar o uniforme do vilão não foi um mar de rosas para o ator. Dano queria causar o maior efeito possível com sua caracterização, e sentir-se incomodado provavelmente passaria essa sensação desagradável. Para isso, decidiu embrulhar o corpo em plástico filme. Como resultado, sua cabeça começou a latejar e o suor a acumular. Mesmo assim, o ator aprendeu a conviver com esse incômodo e conseguiu alcançar o efeito desejado.

Charada e a privação de sono

Com músicas impactantes, o visual sinistro de Gotham City e uma trama intrigante, o tom sombrio de Matt Reeves atinge em cheio ao espectador.

Mas, durante a gravação de Batman, o próprio Paul Dano contou como não conseguiu dormir em algumas noites: “Era difícil sair desse personagem. É preciso muita energia para chegar lá. Você tem que sustentá-lo quando está nas cenas. Entrar e sair constantemente do Charada é meio difícil”, continuou.

Batman e a Corte das Corujas

Enquanto a presença de Dano é ainda incerta em uma possível sequência de Batman, o ator responsável por dar vida ao novo Charada comentou sobre os próximos vilões de Gotham City. Fãs das histórias em quadrinhos, ele está empolgado e curioso para ver a abordagem de Reeves com outros antagonistas do Cavaleiro das Trevas. Sua opção favorita é a Corte das Corujas, uma organização secreta que comanda a sociedade das sombras na corrupta Gotham. Mas essa não é sua única preferência. “Tem outro personagem que eu quero ver o que Matt faria com ele, mas sobre esse eu vou manter segredo.” disse Dano à entrevista supracitada ao Screen Rant.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Victor Cierro

Victor Cierro

Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É o foca da equipe e cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.

Ver mais conteúdos de Victor Cierro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal