FILMES E SÉRIES

Jesse Plemons e Kirsten Dunst em cena de Ataque dos Cães (2021)

Divulgação/Netflix

Oscar 2022

Atores surdos e casais indicados: As curiosidades do Oscar 2022

A edição 2022 da premiação da mais badalada de Hollywood tem vários recordes e fatos curiosos

Victor Cierro

Victor Cierro

O Oscar premia as melhores atrizes, atores, diretores e filmes do ano. Em 2022, além de coroar as produções mais emblemáticas, a premiação também ficará conhecida pela quebra de recordes e por alguns marcos históricos, além de alguns fatos curiosos.

Por exemplo, com a indicação de Amor, Sublime Amor (2021), Steven Spielberg foi o primeiro diretor a entrar na lista em seis décadas diferentes.

Na categoria de melhor diretor, Spielberg disputou o maior reconhecimento de Hollywood em 1970, 1980, 1990, 2000, 2010 e 2020. No entanto, o cineasta responsável por E.T – Extraterrestre (1982) e Jurassic Park (1993) não foi o único a fazer história no Oscar 2022.

Por trás das câmeras de Belfast, Kenneth Branagh é a primeira pessoa a receber sete indicações em sete categorias diferentes. Depois entrar na lista como melhor ator em Henrique V (1989), melhor curta-metragem em live action com Swan Song (1992), melhor roteiro adaptado por Hamlet (1996) e melhor ator coadjuvante em Sete Dias com Marilyn (2011), em 2022 ele recebeu indicações para melhor filme, diretor e roteiro original por Belfast.

Spike Lee e Steven Spielberg nos bastidores de Amor, Sublime Amor (2021)

Spike Lee e Steven Spielberg nos bastidores; o diretor de Amor, Sublime Amor alcançou um marco histórico

Divulgação/20th Century Studios

Mas não foram apenas os diretores que alcançaram marcas históricas nesta premiação de 2022. Pela primeira vez, depois de passar anos atuando em filmes de respeito em Hollywood, Kirsten Dunst e Kristen Stewart conseguiram suas primeiras indicações ao Oscar.

A eterna Mary Jane Watson de Homem-Aranha (2002) entrou na lista de melhor atriz coadjuvante por sua atuação em Ataque dos Cães. Ao lado do noivo Jesse Plemons (tanto na vida real quanto no filme de Jane Campion), a dupla foi o sexto casal a ser indicado juntos na mesma edição do Oscar.

Kristen também alcançou o maior reconhecimento da indústria cinematográfica ocidental. A Bella da saga Crepúsculo foi indicada na categoria de melhor atriz por sua performance como a princesa Diana (1961-1997) em Spencer.

E enquanto a indústria cinematográfica vai engatinhando lentamente em direção à igualdade e diversidade, as mulheres continuam fazendo história em Hollywood e ganhando pouco a pouco o espaço que lhes é de direito. A responsável pelo filme mais indicado do ano, Jane Campion, foi a primeira mulher a receber duas indicações de direção em anos diferentes ao longo de toda a história da premiação.

Para você não perder nenhum pedaço desta salada de frutas que é o Oscar 2022, a Tangerina separou as principais curiosidades e recordes da edição 2022 da premiação mais badalada de Hollywood. Se liga na lista completa:

Depois de receber a sétima indicação em sete categorias diferentes, Branagh superou Alfonso Cuarón, George Clooney e Walt Disney, com seis menções.

Kenneth Branagh nos bastidores de Belfast (2021)

O diretor de Belfast superou grandes nomes da história de Hollywood no Oscar 2022

Divulgação/Focus Features

Troy Kotsur, de No Ritmo do Coração, é o primeiro ator surdo a ser indicado ao Oscar. No entanto, a primeira atriz com esta deficiência a ser indicada foi Marlee Matlin, com Os Filhos do Silêncio (1986). Ela venceu a categoria de melhor atriz no Oscar 1987. A pioneira também está no elenco do filme dirigido por Sian Heder.

Marlee Matlin e Troy Kotsu em cena de No Ritmo do Coração (2021)

Marlee Matlin e Troy Kotsu fizeram história no Oscar em décadas diferentes

Divulgação/AppleTV

Além de Kirsten e Plemons, o casal formado por Penélope Cruz e Javier Bardem também foi indicado para o Oscar 2022. A dupla está na disputa nas principais categorias da premiação, concorrendo pelo reconhecimento respectivamente como melhor atriz e melhor ator.

Penélope Cruz e Javier Bardem em cena de Todos Já Sabem (2018)

O casal trabalhou no mesmo filme em 2018 — Todos Já Sabem

Divulgação/Paris Filmes

É a primeira vez desde 2009 que a Disney (incluindo Pixar) não é indicada por curta de animação.

Cena de Toca (2020)

Toca (2020) representou a Pixar na categoria de curta de animação no Oscar 2021

Divulgação/Pixar Studios

O filme dinamarquês Flee, vencedor do Festival de Sundance, concorre como animação, documentário e filme estrangeiro – uma combinação inédita.

Cena de Flee (2021)

A animação dinamarquesa fez história com três indicações ao Oscar 2022

Divulgação/Neon

Os três últimos filmes dirigidos por Adam McKay, A Grande Aposta (2015), Vice (2018) e Não Olhe para Cima (2021), foram indicados na categoria de melhor filme.

Jennifer Lawrence e Adam McKay nos bastidores de Não Olhe para Cima (2021)

Jennifer Lawrence e Adam McKay nos bastidores de Não Olhe para Cima (2021)

Divulgação/Netflix

Denzel Washington quebrou seu próprio recorde no Oscar. Ele é o ator negro com maior número de indicações na premiação mais emblemática de Hollywood. Com a indicação por A Tragédia de Macbeth, é a décima vez que ele concorre a uma estatueta.

Denzel Washington em cena de A Tragédia de Macbeth (2021)

Denzel Washington não para de quebrar recordes na premiação mais badalada de Hollywood

Divulgação/AppleTV

Pela décima vez, Leonardo DiCaprio atuou em uma produção indicada na categoria de melhor filme. Robert De Niro é o único a sua frente, com onze participações.

Leonardo DiCaprio em cena de Não Olhe para Cima (2021)

Leonardo DiCaprio já virou sinônimo de indicação para melhor filme no Oscar

Divulgação/Netflix

Cate Blanchett também conseguiu alcançar um marco histórico. Por conta de suas atuações em Não Olhe para Cima e O Beco do Pesadelo, a atriz apareceu em nove produções indicadas a melhor filme, superando Olivia de Havilland (1916-2020), com oito.

Cate Blanchett e Bradley Cooper em cena O Beco do Pesadelo (2021)

Cate Blanchett e Bradley Cooper em O Beco do Pesadelo; a atriz quebrou um recorde histórico no Oscar 2022

Divulgação/Searchlight Pictures

Depois de Parasita (2019) mudar o cenário da indústria cinematográfica, Drive My Car chega ao Oscar 2022 como a primeira produção japonesa a disputar como melhor filme na premiação ocidental. Além dessa categoria, o longa também concorre ao troféu de melhor filme estrangeiro, roteiro adaptado e direção para Ryusuke Hamaguchi.

Tôko Miura em cena de Drive My Car (2021)

Tôko Miura em Drive My Car, a primeira produção japonesa indicada na categoria de melhor filme no Oscar

Divulgação/Bitters Ends

Judi Dench, aos 87 anos, empatou com Gloria Stuart (Titanic, de 1997) como a mulher mais velha a ser indicada na categoria de melhor atriz coadjuvante, por sua atuação em Belfast.

Judi Dench em cena de Belfast (2021)

Judi Dench continua fazendo história na indústria cinematográfica aos 87 anos

Divulgação/Focus Features

Penélope Cruz também alcançou outro marco nesta premiação. No Oscar 2022, ela se tornou a quinta mulher a ser indicada na categoria de melhor atriz em dois filmes não estadunidenses. Após ser lembrada em 2007, por conta da produção Volver (2006), Penélope retornou à categoria em mais um filme espanhol de Pedro Almodóvar — Mães Paralelas.

Milena Smit e Penélope Cruz em cena de Mães Paralelas (2021)

Milena Smit e Penélope Cruz em Mães Paralelas, filme dirigido por Pedro Almodóvar

Divulgação/Sony Pictures

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Victor Cierro

Victor Cierro

Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É o foca da equipe e cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.

Ver mais conteúdos de Victor Cierro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal