Divulgação/Warner Bros.
Produtor de Sherlock Holmes e Uma Aventura Lego era o nome mais cotado para elaborar um plano de dez anos para Superman, Batman e companhia
Presidente da Warner Bros. Discovery, David Zaslav já disse que deseja copiar o modelo bem-sucedido da Disney na adaptação das HQs da Marvel para transformar os filmes da DC Comics em uma franquia tão poderosa quanto. Personagens ele já tem, falta uma cabeça capaz de liderar essa empreitada. E, para tristeza do executivo, o produtor Dan Lin recusou o convite para ser o “Kevin Feige” da empresa do Superman e do Batman.
Dan Lin, que ajudou a Warner Bros. a estabelecer uma franquia de animações da Lego, não conseguiu chegar a um acordo com a empresa para comandar a DC Comics e bolar um plano a longo prazo por uma questão de logística. Ele é fundador e presidente da Rideback, produtora responsável por filmes como Sherlock Holmes (2009), It – A Coisa (2017), Aladdin (2019) e o remake de Mansão Mal-Assombrada que deve ser lançado no ano que vem.
Só que a produtora é independente e pode se aliar a qualquer estúdio para distribuir seus projetos. E, atualmente, o grupo tem um acordo de prioridade com a Universal. Para poder contar com Dan Lin na sua divisão de filmes, a Warner Bros. precisaria incorporar a Rideback ao seu conglomerado ou desembolsar uma boa quantia para tirar o fundador da empresa. Foi aí que as negociações emperraram, segundo o Deadline.
Por enquanto, a DC Films segue sob o comando de Walter Hamada, mas a situação do executivo é tensa. O cancelamento abrupto de Batgirl foi uma surpresa até para ele, que decidiu bater de frente com Zaslav e ameaçou até pedir demissão. Por enquanto, ele concordou em continuar no posto até 21 de outubro, quando ocorre o lançamento de Adão Negro. Depois que o filme com Dwayne “The Rock” Johnson chegar aos cinemas, Hamada deve decidir qual será o seu destino.
Segundo fontes da reportagem, o nome mais querido dentro da Warner para tocar a DC é Mike De Luca, ex-presidente da MGM que produziu longas como Perdidos no Espaço (1998), A Hora do Rush 2 (2001) e Motoqueiro Fantasma (2007). O problema é que o executivo atualmente divide a chefia da Warner Bros. Pictures com Pam Abdy, e ele precisaria aceitar um cargo abaixo do seu para tocar os heróis da editora.
David Zaslav já declarou que seu plano para a DC envolve desenhar uma estratégia para os próximos dez anos, construindo um universo compartilhado em que todos os filmes se conectam, exatamente como a Marvel tem feito. Mas, para isso, ele precisa de um nome forte, capaz de coordenar todos os projetos diferentes, com diretores e roteiristas que contam com visões bem distintas para o cinema.
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?