FILMES E SÉRIES

Rose McIver e Utkarsh Ambudkar

Divulgação/CBS

DESTAQUE DA TEMPORADA

Ghosts: Nova série hit dos EUA tenta repetir sucesso de The Office

Comédia foi um dos destaques da temporada 2021/2022 e a série novata mais vista, mas ainda não está disponível no Brasil; conheça a trama

André Zuliani

Nova série hit dos Estados Unidos, Ghosts foi uma das principais surpresas da temporada 2021/2021. Aposta da rede CBS como uma das comédias estreantes do ano, a atração surpreendeu ao entrar no top 10 das mais assistidas do biênio no país norte-americano. Com isso, ela tenta repetir a trajetória do sucesso de The Office (2005-2013).

O público mais cético pode se questionar: o que uma série sobre fantasmas poderia ter a ver com uma das maiores comédias do século 21, cuja trama se passava em uma empresa especializada em vender papel? A Tangerina explica.

Para aqueles que não sabem, antes que The Office e personagens como Michael Scott (Steve Carell), Jim Halpert (John Krasinski) e Pam Beesly (Jenna Fischer) ficassem eternizados na TV norte-americana, uma série com o mesmo nome e trama se destacava no Reino Unido. Criada por Ricky Gervais (After Life) e Stephen Merchant (Logan), a versão original foi um sucesso no continente europeu antes de ser adaptada por Greg Daniels (Parks and Recreation) para o público norte-americano.

Apesar de um início fraco, The Office se aproveitou da ascensão de Steve Carell como astro de Hollywood para se tornar um fenômeno. Ao todo, foram 188 episódios divididos entre nove temporadas e vencedores de cinco prêmios no Emmy, incluindo um de melhor série de comédia em 2006.

Com Ghosts, a história pode se repetir. A nova atração da CBS é inspirada em outra série britânica de mesmo nome, criada pelo trio Mathew Baynton, Simon Farnaby e Martha Howe-Douglas e exibida por lá desde 2019. Nos EUA, ela foi adaptada por Joe Port e Joe Wiseman, dupla que tem no currículo trabalhos em New Girl (2011-2018), Zoey e sua Fantástica Playlist (2020-2021) e The Odd Couple (2015-2017).

O início de sua trajetória na CBS não poderia ter sido melhor. Com média de 8,4 milhões de espectadores por episódio, a primeira temporada de Ghosts colocou a atração entre as dez séries mais vistas do biênio 2021/2022. A marca colocou a produção à frente de títulos consagrados da TV aberta como This Is Us (2016-2022), 911 e Grey’s Anatomy.

Os números obtidos em seu primeiro ano também tornaram Ghosts a série estreante mais vista da temporada. A atração superou as recém-chegadas FBI: International e NCIS: Hawai’i, filhotes derivados das duas produções mais populares dos EUA.

Elenco de Ghosts

Jay e Samantha rodeados pelos fantasmas da mansão

Divulgação/CBS

Qual é a trama de Ghosts?

Assim como a série britânica original, Ghosts conta a história de um casal que se muda para um antigo casarão que ganhou como herança após a morte de um parente distante. Na versão norte-americana, a dupla protagonista é vivida por Rose McIver (iZombie) e Utkarsh Ambudkar (Free Guy: Assumindo o Controle).

Samantha (Rose) e Jay (Ambudkar) herdam uma grande mansão após uma tia da jovem morrer sem deixar filhos. Cansada da vida na cidade grande, ela se deslumbra com a ideia de morar no interior e largar o emprego para fazer do casarão uma nova pousada. Apesar de ser mais adepto da ideia de vender o local, Jay aceita se mudar com a mulher e dar início ao projeto.

Ao chegar na mansão, o casal percebe que uma grande reforma precisa ser feita. O problema é que o local é habitado por fantasmas de pessoas que morreram no local durante as centenas de anos de sua existência. Entre os espíritos que por lá perambulam estão um viking, um soldado da independência dos EUA, uma cantora de jazz dos anos 1920 e até um analista do mercado financeiro dos anos 2010.

No início, o casal desconhece a existência dos fantasmas, mas uma experiência de quase morte de Samantha faz com que ela seja capaz de enxergar os espíritos normalmente. Apaixonado pela mulher, Jay reluta em acreditar na situação, mas acaba cedendo e aprende a conviver com a casa “lotada” de pessoas mesmo sem enxergá-las.

Com um roteiro afinado, Ghosts se aproveita das enormes possibilidades de seu elenco vasto para criar situações tão absurdas quanto hilárias. Cada um dos fantasmas viveu em uma época diferente dos EUA e do mundo, e adaptar-se à realidade dos anos 2020 se prova um desafio.

Os personagens “espirituais” foram escolhidos a dedo. Entre eles há Thor (Devan Chandler Long), viking que morreu, veja só, atingido por um trovão e adora ver produções sobre o seu povo na TV; Isaac (Brandon Scott Jones), comandante militar colonial que lutou pela independência dos EUA e sofre de inveja da fama de Alexander Hamilton (1755-1804); Alberta (Danielle Pinnock), cantora negra de jazz que acredita ter sido assassinada; Hetty (Rebecca Wisocky), parente ancestral de Samantha e responsável pela criação da mansão. A lista tem muitos nomes e quase todos ganham espaço para brilhar.

Ghosts é o tipo de série em que os fãs vão se dividir na hora de escolher um personagem favorito. Cada um tem uma personalidade distinta, sempre influenciada pelas diferenças de culturas (e séculos de distância) envolvidas. Assim como em The Office, a nova comédia parece ser o tipo de atração que consegue se sustentar sem um grande astro ou destaque no elenco –apesar da queda de qualidade sofrida com a saída de Steve Carell.

Principal destaque entre as séries estreantes nos Estados Unidos, Ghosts ainda não está disponível no Brasil.

Rose McIver e Utkarsh Ambudkar

Ghosts - 1ª temporada

Trailer (sem legendas)

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal