Trem-Bala: Brad Pitt surta em filme de 'Vingadores assassinos'

FILMES E SÉRIES

Brad Pitt

Divulgação/Sony Pictures

CRÍTICA

Trem-Bala: Brad Pitt surta em filme de ‘Vingadores assassinos’

Longa do diretor de Deadpool 2 estreia nos cinemas do Brasil nesta quinta-feira (4) e chama a atenção por cenas de luta muito bem coreografadas

André Zuliani

Um dos melhores filmes de ação do ano, Trem-Bala pode ser descrito tanto como insano quanto divertido. Novo projeto do cineasta David Leitch, de filmes como Deadpool 2 (2018), Atômica (2017) e Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw (2019), o longa ainda conta com um Brad Pitt completamente surtado liderando um elenco estelar.

Filmes de ação com cenas de luta muito bem coreografadas intercaladas com comédia de alto nível tornaram-se a marca registrada de Leitch, que ganhou fama depois de despontar na franquia John Wick. Com Trem-Bala, pode-se dizer que o diretor conseguiu fazer um “longa do Deadpool sem o Deadpool”.

O longa adapta o livro homônimo escrito por Kôtarô Isaka, que conta a história de uma “reunião” entre alguns dos maiores assassinos do mundo em um trem-bala que viaja pelo Japão. Objetivos em comum os colocam frente a frente, tornando a produção semelhante a um Vingadores formado por pessoas com grandes habilidades para matar –sejam pessoas inocentes ou não.

Na trama, Pitt interpreta Joaninha, um assassino que aceitou o trabalho para substituir um colega. Apesar da função, ele já não vê mais necessidade de matar pessoas a todo momento, priorizando missões que consistem apenas em buscar algumas coisas. No caso, ele é enviado ao trem-bala para recuperar uma mala com alto valor em dinheiro.

Embora pareça simples, a missão de Joaninha se prova extremamente complicada pela presença de outros assassinos no mesmo trem. Para o azar do personagem de Pitt, os “gêmeos” Limão (Brian Tyree Henry) e Tangerina (Aaron Taylor-Johnson), muito conhecidos no submundo do crime, são os dois encarregados pela mala.

Brian Tyree Henry e Aaron Taylor-Johnson

Limão (Brian Tyree Henry) e Tangerina (Aaron Taylor-Johnson)

Divulgação/Sony Pictures

Limão e Tangerina estão tentando levar a mala para o líder do crime organizado Morte Branca (Michael Shannon), ao mesmo tempo em que precisam proteger o filho do criminoso, conhecido apenas como Filho (Logan Lerman). Já Yuichi Kimura (Andrew Koji) está tentando encontrar o Príncipe (Joey King), assassino que empurrou seu filho de um prédio.

O trem-bala ainda conta com um punhado de outros assassinos, uma cobra venenosa, um personagem de um anime popular e uma garrafa de água de Fiji que acaba se tornando parte integrante dos eventos no local. Juntam-se estes elementos a alguns dos personagens mais insanos do cinema em 2022, e o caos está instaurado.

Por ser fruto da mente criativa de David Leitch, Trem-Bala evoca a qualidade de seus outros trabalhos. As cenas de luta extremamente coreografadas e bem filmadas de John Wick e Atômica estão lá, assim como o humor de diálogos rápidos e debochados de Deadpool 2.

Mesmo para aqueles cujo roteiro parece levar nada a lugar nenhum, a energia vibrante que emana da atuação de um elenco cheio de estrelas é capaz de tornar a experiência de assistir a Trem-Bala muito divertida. Se o humor de Pitt já é reconhecido por muitos, a qualidade dos trabalhos de Henry e Taylor-Johnson neste longa se igualam ao do veterano vencedor do Oscar.

A estratégia do filme é continuar jogando obstáculos mortais no personagem de Pitt, que coloca as mãos na mala à prova de balas com bastante facilidade desde o início. O problema é que seus rivais são tão ou mais talentosos do que Joaninha, que precisa depender da sorte para escapar algumas vezes da morte certa.

No fim, Trem-Bala não é nem de longe um filme que exija muito conhecimento ou atenção. É uma obra feita apenas para o entretenimento daqueles que reservarem pouco mais de duas horas de seu dia para se divertir. Em tempos difíceis, é o tipo de filme mais do que bem-vindo.

Brad Pitt

Trem-Bala

Trailer legendado

Cartaz de Trem-Bala

Trem-Bala

Ação/Comédia
16

Direção

David Leitch

Produção

Sony Pictures

Onde assistir

Cinemas

Elenco

Brad Pitt
Joey King
Brian Tyree Henry
Aaron Taylor-Johnson
Hiroyuki Sanada
Andrew Koji
Logan Lerman
Zazie Beetz
Karen Fukuhara
Sandra Bullock
Michael Shannon
Masi Oka
Bad Bunny
Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal