Reprodução/Unsplash
Um comparativo completo dos serviços pagos do Xbox e da PlayStation para te ajudar a decidir qual deles assinar
Quando o assunto é Microsoft e Sony, é comum que os assuntos envolvendo as marcas aflorem o lado competitivo dos usuários, que rapidamente colocam os consoles de ambas as empresas para rivalizarem entre si —no caso, Xbox e PlayStation. Os argumentos para comprovar qual é o melhor videogame são diversos, e incluem os serviços de assinatura das duas companhias, Xbox Game Pass e PlayStation Plus.
Vale apontar que a disputa, digamos assim, tomou uma proporção maior com o anúncio da reformulação do PS Plus, deixando-o um pouco mais próximo do Game Pass em termos de benefícios. O novo serviço chega a partir de junho no mundo todo, mas caso você ainda não tenha optado por uma das duas assinaturas, eis que a Tangerina traz um comparativo completo, listando tudo que as plataformas da Sony e da Microsoft oferecem aos seus usuários.
A PS Plus reformulada terá jogos de PS3, dependendo do plano
Reprodução/Pexels
A PlayStation Plus é a assinatura paga que faz parte da PlayStation Network (PSN), serviço de armazenamento, entretenimento e gerenciamento de jogos, contas e outros conteúdos dos consoles PlayStation. Lançada em 2010, a PS Plus oferece acesso a recursos premium, como a possibilidade de jogar em multiplayer com outros usuários, acesso antecipado a alguns títulos, descontos exclusivos, armazenamento de arquivos de save na nuvem (limite de 100 GB), e outros benefícios.
São ainda oferecidos jogos gratuitamente para os assinantes da PS Plus. Os games são renovados todos os meses e podem ser baixados e jogados no PlayStation 4, PlayStation VR e PlayStation 5. Vale apontar que o acesso aos títulos grátis pode ser revogado caso a assinatura do serviço não seja renovada após o término do período de contratação.
No final de março de 2022, a Sony anunciou oficialmente o lançamento de um novo PlayStation Plus, unificando os benefícios do PS Plus com o PlayStation Now, seu serviço de streaming de jogos (via PlayStation Blog). Os planos contam com diferentes recursos e acesso a jogos de consoles antigos, como PlayStation 3, PlayStation 2, PlayStation Portable e o PlayStation original.
Atualmente, O PS Now está disponível atualmente apenas nos Estados Unidos, Canadá, Europa e Japão. Quando o novo PS Plus for lançado, o serviço de streaming de jogos será unificado e não estará mais disponível como um serviço independente, e com a nova oferta, os assinantes serão migrados para o PS Plus Premium sem aumento nos valores das assinaturas atuais.
Os jogos do Game Pass podem ser jogados nos consoles, PC e dispositivos móveis
Reprodução/Pexels
O Xbox Game Pass, por outro lado, tem uma proposta diferente. Lançado em 2017, o serviço de assinatura seguiu os modelos de negócios de plataformas de sucesso como Netflix e Spotify e se encaixa em uma estratégia corporativa da Microsoft de popularizar a marca Xbox em outros territórios, além de fortalecer seus recursos baseados em nuvem, uma aposta na qual a Microsoft tem investido cada vez mais.
Não à toa o Game Pass é popularmente conhecido como “Netflix dos games”, uma vez que os assinantes têm acesso a um catálogo com mais de cem jogos frequentemente atualizado e que pode ser acessado de qualquer lugar atualmente: através dos consoles Xbox One e Xbox Series X/S, PC ou smartphone e tablets —utilizando o serviço de jogos pela nuvem da Microsoft.
O Game Pass é também vai um passo além do Xbox Live Gold, outro serviço de assinatura que compete diretamente com a antiga PS Plus, uma vez que os assinantes ganham acesso à rede de jogos multijogador e cooperativo dos consoles Xbox, descontos de até 50% em títulos selecionados da Microsoft Store e jogos grátis todos os meses.
Sony unifica PS Plus e PS Now
Reprodução/Sony
PlayStation Plus Essential
PlayStation Plus Extra
PlayStation Plus Premium (indisponível no Brasil)
PlayStation Plus Deluxe (mercados selecionados)
Xbox Games Pass é o 'Netflix de games' da Microsoft
Divulgação/Xbox
Xbox Game Pass Ultimate
Xbox PC Game Pass
Xbox Game Pass para console
Os serviços listados acima possuem diferentes preços e opções de renovação. Enquanto o serviço da PlayStation conta com ofertas mensais, trimestrais e anuais, o Xbox por outro lado oferece apenas assinatura mensal, muito embora o primeiro mês dos planos Ultimate e PC Game Pass tenham uma cobrança simbólica de apenas RS 5 no primeiro mês. Após o período, passa a ser cobrado o valor originalmente contratado. Confira todos os preços:
Halo Infinite leva a fórmula da série a um mundo aberto
Divulgação/Xbox
Se o PlayStation possui vantagem quando o assunto é a variedade de opções na renovação de seu serviço por assinatura, o mesmo não pode ser dito sobre a periodicidade com que os jogos são atualizados no catálogo. Isso porque a PS Plus reformulada ainda não anunciou quais serão os games incluídos nos planos.
Em contrapartida, o Xbox Game Pass conta com uma adição constante de novos jogos. A biblioteca do serviço é atualizada quinzenalmente, com novos games entrando e alguns mais antigos saindo. Isso oferece uma grande variedade aos usuários e a sensação de ter sempre novos jogos para testar.
God of War reinventa e amadurece o herói Kratos
Divulgação/PlayStation
Tanto a Sony quanto a Microsoft investem pesado na produção de jogos exclusivos para seus respectivos consoles. Sejam títulos de grande investimento ou não, as empresas procuram sempre oferecer experiências únicas para seus usuários. Mas e quando se trata dos serviços por assinatura?
Xbox Game Pass
Todos os planos do Game Pass garantem acesso aos títulos exclusivos, isto é, os jogos produzidos pelo Xbox Game Studios ou que detém o selo indie ID@Xbox, no dia do lançamento. Isso significa que até mesmo as grandes produções (chamados de AAA) podem ser baixados e jogados no mesmo dia em que são lançados.
Alguns dos exclusivos de destaque que foram adicionados à biblioteca do Game Pass no primeiro dia incluem Forza Horizon 5 e o aguardado Halo Infinite, ambos lançados no final de 2021. Ao longo de 2022, porém, a Microsoft continuará adicionando títulos exclusivos (incluindo os temporários) ao seu serviço por assinatura no dia do lançamento. Confira os jogos já confirmados:
Os games exclusivos abaixo, por sua vez, estão confirmados no Game Pass, mas não necessariamente chegarão no dia do lançamento ao serviço por assinatura:
PlayStation Plus
Quanto à PS Plus, ainda não foi confirmado pela empresa se os jogos exclusivos também serão adicionados à biblioteca do novo serviço por assinatura no dia do lançamento ou se haverá um período de espera até que os títulos sejam adicionados.
Até o momento, a Sony anunciou que pretende incluir títulos como Death Stranding, God of War (2018), Marvel’s Spider-Man, Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, Mortal Kombat 11 e Returnal na PS Plus reformulada.
Jessica Pinheiro
Repórter da Tangerina, Jessica Pinheiro já cobriu games e tecnologia em veículos coo IGN Brasil, Loading TV e The Enemy. É streamer nas horas vagas e nasceu no Ceará, mas infelizmente não tem sotaque. Ama karaokê e também assina a Koluna Pop, onde traz todas as novidades do universo do k-pop.
Ver mais conteúdos de Jessica PinheiroTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?