FILMES E SÉRIES

America Chavez

Divulgação/Marvel

Doutor-Estranho

America Chavez: Conheça a heroína que foi proibida nos países árabes

Você ainda não ouviu falar dela, mas vai. America Chavez é uma das heroínas mais poderosas da Marvel e chega ao Universo Cinematográfico Marvel em grande estilo: causando polêmica

Gabriela Franco

Gabi Franco

Ela é uma super-heroína, ela é latina, ela é LGBTQIA+ e já chegou causando. No dia 22 de abril, sites do mundo todo pipocaram a notícia do cancelamento da exibição de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura em países como Arábia Saudita, Kuwait e Catar. O motivo foi o pedido das autoridades locais para que a Marvel simplesmente cortasse cerca de 12 segundos do blockbuster da Marvel, em que a heroína America Chavez (interpretada pela atriz mexicana Xochitl Gomez) se referia a suas “duas mães”. O que a Disney se negou a fazer.

Dias depois, o Hollywood Reporter publicou que havia relatos não confirmados de que o filme também havia sido proibido no Kuwait. Os ingressos antecipados foram retirados do mercado na Arábia Saudita, Kuwait e Catar, mas não nos Emirados Árabes Unidos —países em que a homossexualidade é criminalizada.

E, agora, Gomez, que tem 16 anos, revelou em entrevista que vem sofrendo ataques LGBTfóbicos na internet por conta da personagem. E elogiou a Marvel por ter mantido a cena. “É muito importante que a America esteja neste filme. É algo enorme. E estou muito feliz que a Marvel tenha mantido isso e deixado a cena lá”, disse. “Apesar de que sim, meu nome tem sido alvo de ódio e outras coisas, mas tudo bem”, completou.

Seu colega de elenco, Benedict Wong, que também participava da entrevista, defendeu a colega e sua personagem. “Não, não está tudo bem”, interviu. “É triste que fãs desses países não vão poder ver ainda. Mas tudo que estamos fazendo é irradiar representação, dar voz a quem não tem voz. E isso é tudo que podemos fazer: representar pessoas para que elas possam ser vistas”.

A cena alvo da polêmica parece muito pouco no universo ainda muito heterossexual dos filmes da Marvel, mas acabou chamando a atenção para a introdução desta garota que não deixa a desejar perto de Thor, Hulk, Homem de Ferro  e outros grandalhões. Não apenas por sua super força, mas porque, entre outros poderes, America também pode atravessar o multiverso da Marvel, o que não apenas a torna poderosa, mas deveras útil para esta fase do MCU (Universo Cinematográfico Marvel).

Mas, então, quem é exatamente America Chavez? A Tangerina conta tudo sobre ela.

America Chavez

Miss America na animação da Marvel

Divulgação/Marvel

Miss America Chavez

America Chavez apareceu pela primeira vez em 2011 na minissérie em quadrinhos intitulada Vingança, de Joe Casey e Nick Dragotta, e foi chamada inicialmente de Miss America, em referência a uma super-heroína da Era de Ouro da Marvel.

Com poderes de super força, velocidade e voo, ela operou como parte de uma equipe secreta de super-heróis dedicada a manter o equilíbrio entre caos e ordem nos diversos “mundos” do Multiverso.

Pouco depois de sua estreia, como parte da estratégia da Marvel para rejuvenescer e tornar mais diversos os títulos da editora, America —agora com o nome mais curto— se juntou aos Jovens Vingadores em 2013 e teve sua origem revelada. 

A origem de America Chavez

America Chavez

America sendo gerada por suas duas mães na HQ da heroína

Reprodução/Marvel

America Chavez é realmente de outro mundo. Nas HQs, ela nasceu e foi criada por suas duas mães em um lugar chamado Paralelo Utópico, uma dimensão mágica e próspera habitada apenas por mulheres, criada pelo espírito supremo chamado Demiurgo. (Guarde esse nome! Ele pode aparecer em algum momento no MCU.) Tal dimensão, no entanto, não se conectava ao Multiverso. Durante seu crescimento, Chavez absorveu poderes dessa realidade mágica, o que lhe garantiu uma série de habilidades especiais.

Quando pequena, seu mundo sofreu um ataque e entrou em colapso. Com o objetivo de salvar America, suas mães se sacrificaram para conectar sua dimensão ao Multiverso, proporcionando uma opção de fuga para a filha. Desesperada, America fugiu e aprendeu a abrir portais interdimensionais. Assim, começou a viajar pelos diversos universos, ajudando quem precisasse e se tornando uma super-heroína.

Poderes de America Chavez

Além da superforça, que já falamos, America pode voar, tem super agilidade e velocidade, invulnerabilidade física e capacidade de viajar pelo Multiverso, abrindo canais interdimensionais na base da porrada. Para isso, ela canaliza energia para seus pés ou mãos, abrindo portais com chutes ou socos. Esses portais servem de pontes para diferentes universos e, por isso, faz todo sentido ela estar no filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. 

Uma curiosidade importante sobre America: por ser originária do Paralelo Utópico do Demiurgo, uma outra dimensão além do Multiverso, ela não possui “outras versões” de universos paralelos, tais como as exploradas na série de animação What If…, na série do Loki ou mesmo no filme Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. Isso significa que ela é única, sem versões alternativas.

Novos Vingadores e outras ligações

America Chavez

Kate Bishop, a Gaviã Arqueira, é a melhor amiga de America nas HQs

Reprodução/Marvel

Nas HQs dos Novos Vingadores, além da representação LGBTQIA+ e da origem latina, Chavez tem como melhor amiga Kate Bishop, ninguém menos que a aprendiz do Gavião-Arqueiro, que foi apresentada ao público na série homônima do herói, disponível no Disney+, o que abre portas para que a nova geração substitua os tradicionais Vingadores, heróis que por mais de uma década dominaram os filmes do MCU.

Ainda nos quadrinhos, America Chavez tem grande ligação com Wiccano, um dos filhos de Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate, que também está em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. A heróina também já fez parte de equipes como Brigada Juvenil,  Supremos, Força V e Vingadores Costa Oeste. Pois é, dizer que esta nova fase da Marvel vai dar vazão a infinitas possibilidades deixou de ser uma figura de linguagem e se tornou mais real do que nunca!

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Gabriela Franco

Gabi Franco

Editora de filmes e séries na Tangerina, Gabi Franco é criadora do Minas Nerds, jornalista, cineasta, mãe de gente, pet e planta. Ex- HBO, MTV, Folha, Globo… É marvete, mas até tem amigos DCnautas.

Ver mais conteúdos de Gabi Franco

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal