FILMES E SÉRIES

Benedict Cumberbatch na sede dos Illuminati em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Divulgação/Marvel Studios

Doutor Estranho

Professor X é Illuminati? Conheça o grupo que está em Doutor Estranho

O time dos heróis mais poderosos do universo foram apresentados no Multiverso da Loucura

Victor Cierro

Victor Cierro

O novo filme da Marvel, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, que estreou nesta quinta-feira (5), teve muita referência para os fãs das histórias em quadrinhos. Sim, a produção estrelada por Benedict Cumberbatch foi uma enxurrada de informações. Inclusive, durante a trama com a Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen), o grupo dos heróis mais poderosos da galáxia foi apresentado ao MCU (Universo Cinematográfico Marvel). Você já conhecia os Illuminati?

Não, a gente não está falando do suposto grupo secreto fundado em 1776 para propagar os princípios do iluminismo. Se você não conhece o time de heróis dos quadrinhos, não se preocupe, porque a Tangerina te apresenta quem são os Illuminati da Marvel!

Conheça os Illuminati

Sede dos Illuminati em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Sede dos Illuminati em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Divulgação/Marvel Studios

Durante anos, no universo das histórias em quadrinhos, um grupo secretamente fazia reuniões para combinar estratégias e ditar o futuro dos heróis. Cada um dos integrantes originais representa uma parte da população com habilidades extraordinárias da Terra.

Tony Stark, o Homem de Ferro, representa os heróis dos Estados Unidos; Professor Xavier reflete os ideais dos mutantes; enquanto Namor traduz as vontades de sua civilização subaquática e Raio Negro representava a população inumana.

Acho que parava por aí? Reed Richard, o líder do Quarteto Fantástico, tem lugar no grupo como um dos cientistas mais brilhantes da história e o Doutor Estranho, o Mago Supremo da Terra, representa os seres místicos.

Nas HQs da Marvel, quem convocou o grupo foi o egocêntrico Tony Stark. Após o início da Guerra Kree-Skrull, o Homem de Ferro descobriu que todos os integrantes presentes sabiam da ameaça. E, se tivessem agido como um time, eles poderiam ter evitado este conflito armado.

Namor não gostou da ideia, porque eles nem conseguem controlar os seus grupos atuais. Segundo o rei dos mares, o time estava fadado ao fracasso. Inicialmente, o Doutor Estranho e Reed Richards concordaram com o anti-herói. Mas, para sorte do Homem de Ferro, o líder do Quarteto Fantástico também decidiu argumentar a favor da ideia.

E, depois de uma conversa acalorada, os personagens chegaram em uma conclusão: a criação dos Illuminati. O time decidiu fazer reuniões em segredo para discutir sobre as principais ameaças e o futuro de todos os heróis e vilões do planeta. No entanto, o Pantera Negra preferiu pular fora do grupo especial.

De acordo com o rei de Wakanda, os humanos iriam se revoltar com os super-heróis caso descobrissem a existência de um grupo que decide todos os assuntos da Terra por trás dos panos. O restante dos Illuminati não concordaram com o Pantera Negra. E, após a confirmação telepática do Professor Xavier, o time extremamente qualificado iniciou os trabalhos.

Atenção: esse texto contém spoilers, cuidado para não azedar sua semana

Quem são os Illuminati no MCU?

Cena de novo teaser de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura mostra o Professor Charles Xavier

O último teaser de Doutor Estranho 2 já tinha confirmado o Professor X (Stewart) na trama

Reprodução/YouTube/Marvel Entertainment

O teaser de Doutor Estranho 2 já tinha confirmado a presença do time de heróis na trama estrelada por Benedict Cumberbatch e Elizabeth Olsen. O filme Multiverso da Loucura, que chegou aos cinemas nesta quinta (5), apresentou de fato os Illuminati dentro do universo cinematográfico. Ou, pelo menos, uma versão do grupo em uma outra realidade.

A formação do time secreto é bem diferente das histórias em quadrinhos. Em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, o grupo Illuminati é composto pela Capitã Carter (Hayley Atwell), Capitã Marvel (Lashana Lynch), Mordo (Chiwetel Ejiofor), Raio Negro (Anson Mount), Reed Richards (John Krasinski) e Professor Xavier (Patrick Stewart).

O grupo tem um pouco de tudo. Patrick Stewart retorna a seu papel emblemático como líder dos X-Men (mas com um visual que remete à série animada dos anos 1990), enquanto Anson Mount reprisa seu personagem da criticada série dos Inumanos (2017). Alguém esperava esta volta inesperada?

Enquanto John Krasinski foi escalado a pedido dos fãs, Hayley Atwell teve a oportunidade de trazer à vida sua personagem da animação What If. E, por fim, o público conseguiu ver mais uma vez Lashana Lynch e Chiwetel Ejiofor em ação. Nesta realidade, a melhor amiga de Carol Danvers (Brie Larson) é a poderosa Capitã Marvel e o mago tem a responsabilidade de ser o Feiticeiro Supremo da Terra.

Chiwetel Ejiofor em cena de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Chiwetel Ejiofor no filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Divulgação/Marvel Studios

Na Terra 818, o Doutor Estranho (Cumberbatch) reuniu esse grupo para tomar as decisões difíceis, aquelas que nenhum outro herói iria conseguir tomar. Inclusive, os próprios Illuminati classificaram Stephen Strange como ameaça. Os heróis descobriram do pior jeito possível a ambição descontrolada e o narcisismo do feiticeiro. O mago desta dimensão contou sobre seu erro, que resultou na morte de um trilhão de pessoas, o que foi inadmissível para o Professor Xavier e os demais.

Com medo da capacidade do mago, os Illuminati escolheram tirar o Doutor Estranho da cena. O rei dos Inumanos, o Raio Negro (Mount), não poupou a vida de Stephen Strange da Terra 818 utilizando a sua voz devastadora. Desde então, o time recheado de variantes ficou vigilante com as outras versões do feiticeiro.

Benedict Cumberbatch na sede dos Illuminati em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Stephen Strange (Cumberbatch) na sede dos Illuminati no Multiverso da Loucura

Divulgação/Marvel Studios

E quando a versão do universo 616, vivida por Cumberbatch, aparece nesta realidade, Mordo não economiza tempo e leva o mago junto com America Chavez (Xochitl Gomez) para a sede dos Illuminati. Lá, a comunidade dos heróis poderosos explica a formação do grupo, o seu propósito e informações relevantes sobre o Doutor Estranho para o próprio feiticeiro e para o público no cinema.

No entanto, depois dos acontecimentos de Multiverso da Loucura, possivelmente não veremos mais essa formação secreta do coletivo de heróis. Mesmo assim, a presença dos Illuminati em Doutor Estranho 2, acenou a existência deste grupo em outras realidades. Você quer ver uma nova versão dos Illuminati no futuro do MCU?

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Victor Cierro

Victor Cierro

Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É o foca da equipe e cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.

Ver mais conteúdos de Victor Cierro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal