MÚSICA

Dua Lipa e Megan Thee Stallion em cena de Sweetest Pie

Reprodução/YouTube

Lista

Os melhores clipes de 2022, até agora

De hits internacionais ao pop alternativo, a Tangerina separou o puro suco dos clipes de música lançados em 2022 — e a nossa lista vai aumentar

O editor de música da Tangerina, Luccas Oliveira, e Nicolle Cabral, repórter de música

Luccas Oliveira e Nicolle Cabral

O que define um bom clipe no ano de 2022? Super produções, mensagens profundas, críticas sociais, um momento de afago em meio às terríveis notícias do mundo… Esses ingredientes, com certeza, estão nas receitas por trás das milhões de visualizações no YouTube. Para você não se perder, a Tangerina selecionou os melhores clipes lançados no ano, até agora. É só apertar o play e se divertir.

Se antes a MTV era conhecida como o radar de novidades audiovisuais na música, hoje é difícil encontrar um jovem na frente da TV, à espera de uma seleção de hits feita por um canal fechado. Afinal, é preciso lidar com a velocidade dos lançamentos e enfrentar a concorrência do TikTok, do Instagram e afins.

Mesmo diante dessas limitações de filtros, é possível que estejamos à beira de uma nova era de ouro dos videoclipes —como estávamos nos anos 2000—, visto que os artistas investem cada vez mais em imaginação, humor, efeitos, direção e figurinos. Quer ver?

The Weeknd — Gasoline

Cotada como uma das grandes produções de 2022, Gasoline apresenta mais uma faceta (um pouco) mórbida do artista canadense. A produção, que dá continuidade à narrativa traçada em Sacrifice, Take My Breath e Moth To A Flame, embala Abel em uma balada distópica. Nela, o artista confronta as próprias ilusões, questões filosóficas e a motivação por trás dos desejos.

Pronto para tirar um sarro do Grammy —que deixou After Hours de fora das indicações em 2021—, o artista parece estar mais que pronto para se firmar como um dos nomes mais influentes do pop atual. Enquanto isso, os fãs especulam o conceito por trás dos lançamentos. Alguns, inclusive, apontam que o personagem criado pelo artista morreu em After Hours e está em um purgatório em Dawn FM. Na terceira fase, é possível que ele encare o céu ou o inferno. Veremos o que vem por aí. A Tangerina aposta que é coisa boa. (N.C.)

Trecho do clipe de Gasoline do The Weeknd

Assista ao clipe de Gasoline

O clipe foi idealizado por Matilda Finn, artista focado em estéticas surrealistas

Adele — Oh My God

A indústria fonográfica parou quando viu que 30 realmente estava em todas as plataformas de streaming. Depois de seis anos sem lançar inéditas, Adele soltou um novo disco para todos aqueles que estavam com os corações desamparados e sem nenhuma canção para embalar o sofrimento. Canções sobre divórcio? Temos! Mas a estrela que brilhou foi o lançamento do clipe Oh My God, que traz referências aos sete pecados capitais: orgulho, ganância, luxúria, inveja, gula, raiva e preguiça.

Filmado e dirigido por Sam Brown (o mesmo responsável pelo hino atemporal Rolling in The Deep), o clipe em preto e branco hipnotizou os fãs com um suposto plano-sequência com personagens, dançarinos, cavalos e figurinos chiquérrimos. O registro todo é um luxo. (N.C.)

Adele em trecho de Oh My God, single de 30, novo disco

Assista ao clipe de Oh My God

Diretor de Rolling In The Deep, Sam Brown volta às telinhas na nova produção

Luedji Luna e Russo Passapusso — Nem um Pio

Quando dois grandes nomes da música brasileira se juntam, o resultado é coisa boa. Filmado na Bahia, estado natal de Russo e Luedji, o clipe se aprofunda na solidão e nas marcas que o isolamento deixou em nós. Alçada pelas vozes sensíveis de Luedji e Russo, a canção é super emocional e ganha ainda mais apelo pela produção visual. A direção de Ilka Cyana e a participação de Dan Ferreira deixam transbordar em tela a necessidade de afeto em tempos sombrios. Lindo de ver. (N.C.)

Trecho do clipe Nem um Pio, de Luedji Luna & Russo Passapusso feat. Joander Cruz

Assista ao clipe de Nem um Pio

A produção evidencia as marcas que o isolamento social deixou na sociedade

Anitta — Boys Don’t Cry

Para quem esperava uma superprodução internacional da Anitta, aqui está Boys Don’t Cry. A fim de conquistar o mundo, a cantora se dedicou para realizar um dos maiores lançamentos audiovisuais da carreira. Com referências crocantes da cultura pop, que vão de Harry Potter a Noiva em Fuga e diversos filmes de terror clássicos, a cantora entregou o “clipe de milhões”.

O combo musical fez com que a canção fosse um sucesso não só aqui no Brasil, mas nas rádios norte-americanas. Após o lançamento, o nome da cantora teve um aumento de 400% em buscas no Google. A faixa e o videoclipe também dão um gostinho do que podemos esperar da nova fase da carreira da cantora, ao menos em termos de investimento. (N.C.)

Anitta posa para lançamento de Boys Don't Cry, novo single internacional da carreira

Assista ao clipe de Boys Don't Cry

O hit internacional da cantora entrou no top 50 das rádios pop dos EUA

Red Hot Chili Peppers — Black Summer

Para os fãs, só o apelo nostálgico de ver novamente o guitarrista John Frusciante ao lado de Anthony Kiedis, Flea e Chad Smith já seria motivo o suficiente para soltar o play. Mas o clipe de Black Summer é divertidíssimo, um tanto psicodélico e debochado, como são os Red Hot Chili Peppers quando estão em seus melhores momentos. Ponto extra para a forma física de Kiedis, que parece incapaz de envelhecer. (L.O.)

Trecho do clipe do Red Hot Chilli Peppers

Assista ao clipe de Black Summer

A faixa marca o retorno de John Frusciante e do produtor Rick Rubin

Nicki Minaj feat. Lil Baby — Do We Have a Problem?

Na verdade, é um curta-metragem de dez minutos. No final desse tempo, você provavelmente vai se perguntar “quanto custou esse vídeo?!”. Dirigido por Benny Boom, da série Raio Negro, o clipe traz estética cinematográfica inspirada em filmes de máfia. Nele, a agente especial Nicki contracena com o rapper Lil Baby e com atores experientes, como Joseph Sikora (de Ozark) e Cory Hardrict (S.W.A.T.). No lugar de coreografias complexas, o clipe entrega um interrogatório, um leilão da máfia, plot twists, grandes fugas e uma viagem para Cuba. De tirar o fôlego! (L.O.)

Cena do clipe de Nicki Minaj e Lil Baby

Assista ao clipe de Do We Have a Problem?

A produção foi montada pelo mesmo criador dos clipes de Ciara e The Pussycat Dolls

STAYC(스테이씨) — RUN2U

Uma das recentes obsessões de Pabllo Vittar, STAYC se prepara para explodir corações (inclusive o seu, mas não literalmente) com figurinos cintilantes, repletos de brilho e paetê, no clipe de RUN2U. Com um cenário todo em rosa, o grupo sul-coreano arrasa nas coreografias em um trem em movimento e o destino parece ser o coração do amado. Divertido, fashion e mega bem produzido, o clipe dá um gostinho do que esperar do quinteto que promete “dominar a cultura pop”. (N.C.)

Trecho do clipe de RUN2U, de STAYC

Assista ao clipe de RUN2U

O single autêntico faz parte do disco Young-Luv.com

Amaarae, Kali Uchis — SAD GIRLZ LUV MONEY (Remix) feat. Moliy

Hit do TikTok, a faixa de Amaarae ganhou um clipe estrelado por Kali Uchis e Moliy. Em uma cidade sci-fi, as artistas parecem participar de um grupo seleto de espiãs com figurinos poderosos, joias douradas e um sistema computacional pronto para fazer qualquer um de vítima. O único homem que aparece no clipe, na verdade, está sendo enrolado em um mini cigarro de maconha —o recado parece dado. O clipe também faz um aceno ao clássico desenho da Disney, 101 Dálmatas. (N.C.)

Trecho do clipe Sad Girlz Luv Money

Assista ao clipe de SAD GIRLZ LUV MONEY

O hit já contabiliza 2 milhões de criações globais diárias no TikTok

Jão — Idiota

Presente na lista das 50 músicas mais ouvidas do Spotify, Idiota foi lançada em PIRATA, disco de outubro de 2021. A faixa ganhou um clipe, dirigido por Pedro Tófani, onde Jão estrela em várias cenas inspiradas em casais inesquecíveis da cultura pop. Entre eles: Jack e Rose no triste e trágico trecho de Titanic, o inesquecível beijo entre Peter Parker e Mary Jane, de Homem Aranha e a produção brasileira Dona Flor e Seus Dois Maridos. Um pouquinho de cinema para os apaixonados. (N.C.)

Jão vestido de Homem-Aranha em trecho do clipe Idiota, do disco PIRATA

Assista ao clipe de Idiota

A música conquistou a 9ª maior estreia da história Spotify Brasil, com 4,9 milhões em 24 horas

Saweetie — Closer (feat. H.E.R.)

O encontro entre as gatas é nas alturas. Mas, antes, o teste para Covid-19 tem que estar negativo. Nesse registro glamuroso de Saweetie e H.E.R, as artistas chamam as amigas para fazer uma festinha no avião particular, com direito a drinks e skincare. Os looks brilhosos chamam a atenção dos “contatinhos” com os quais elas se envolvem em cada país que visitam. Parece que alguém ligou a função internacional dos aplicativos de relacionamento. Divertido e autêntico, o clipe encaixa muito bem com a colaboração das duas artistas. (N.C.)

Trecho do clipe de Closer, parceria de Saweetie e H.E.R

Assista ao clipe de Closer

A faixa integra Pretty B*tch Music, disco com previsão de lançamento para ainda este ano

Terno Rei — Dias da Juventude

Preparando o terreno para o quarto disco de estúdio, o grupo paulistano lançou o clipe de Dias da Juventude. No registro, eles misturam elementos nostálgicos, amigos de infância e o “deixar coisas para trás”. Tudo numa vibe meio Anos 90, do Jonah Hill. Bonito de ver. (N.C.)

Trecho do clipe Dias da Juventude, do Terno Rei

Assista ao clipe de Dias de Juventude

Guitarras e muita nostalgia guiam a nova canção da banda paulistana

Billie — GingaMingaYo (the strange world)

Atenção todas as místicas. Nessa produção, as integrantes de Billlie atravessam um portal após tirarem uma carta de tarô. Em um universo paralelo, elas se juntam e tentam desvendar o motivo de estarem lá. No meio do mistério, elas entregam looks, acessórios coloridos e coreografias super divertidas. Elas fazem o Stranger Things delas, basicamente. Como sempre, o universo k-pop nunca deixa a desejar nos MVs. (N.C.)

Trecho do clipe de Billlie — GingaMingaYo (the strange world)

Assista ao clipe de GingaMingaYo (the strange world)

O vídeo já coleciona 10 milhões de visualizações no YouTube. Um arraso, né?

Tinashe — X / I Can See the Future

Você gostaria de saber o seu futuro? O de Tinashe foi desvendado por uma bola de cristal. Na miragem, ela se vê glamourosa ao lado de outras dançarinas, sendo a Tinashe que conhecemos. Ela não acredita de primeira, mas a previsão se mostra real. O plano de fundo do clipe nos remete aos grandes vídeos de música pop dos anos 2000, como os das Pussycat Dolls. (N.C.)

Cena do clipe X, de Tinashe

Assista ao clipe de X / I Can See the Future

A faixa tem a participação de Jeremih, mas o artista não aparece no clipe

YG — Scared Money ft. J. Cole, Moneybagg Yo

Para quem gosta de assistir aos clipes de Kendrick Lamar, essa parceria entre YG, J. Cole e Moneybagg Yo vai ser bem recebida. Ternos, gravatas e uma bolada de dinheiro dão o tom da trama emocionante, filmada em grandes angulares e cenários valorizados. A participação do J. Cole arranca sorrisos dos fãs. (N.C.)

Trecho do clipe Scared Money

Assista ao clipe de Scared Money

O clipe foi dirigido por Drew Kirsch, que já fez trabalhos com Taylor Swift e Charlie Puth

Tyga, Doja Cat — Freaky Deaky

Já imaginou escolher uma paleta e sua própria penteadeira te maquiar? Não? No clipe de Freaky Deaky, essa é uma das tecnologias que Doja Cat experimenta. Ao lado de Tyga —os dois artistas já haviam colaborado em Juicy, de 2019—, a dupla combina um encontro romântico que supera as expectativas. Eles se provocam com alguns acessórios de BDSM e brincam com a imaginação dos fãs. Se tem Doja, tem hit. (N.C.)

Doja Cat e Tyga em cena do clipe Freaky Deaky

Assista ao clipe de Freaky Deaky

No registro, a estrela do TikTok se veste de Mulher Gato

Luísa Sonza, Ludmilla — CAFÉ DA MANHÃ ;P

Tem conceito por trás. Última música do disco Doce 22, a produção em vídeo foi inspirada no sucesso dos Beatles Lucy In The Sky With Diamonds. O clipe teve direção criativa da própria Luísa e de Fernando Moraes. Sensual, colorido e com coreografia pensada para o TikTok, o registro é um dos grandes lançamentos da cantora pop. (N.C.)

Cena do clipe CAFÉ DA MANHÃ ;p, de Luísa Sonza e Ludmilla

Assista ao clipe de CAFÉ DA MANHÃ ;p

O último single de DOCE 22 entrou no top 50 viral do Spotify

Sabrina Carpenter — Fast Times

O pop sensual de Fast Times mostra a cantora lutando contra homens fortes em uma vibe meio As Panteras e Kill Bill. Depois, Carpenter veste uma roupa rosa que guia todo o cenário: uma loja de carros coloridos e uma gangue de mulheres poderosas, que se organiza em coreografias perfeitamente ensaiadas. Carpenter tem investido nas próprias produções musicais —e feito isso com êxito—, depois de todas as polêmicas que envolviam Joshua Bassett e Olivia Rodrigo. Não ficou sabendo? Vem com a gente que te contamos a fofoca. (N.C.)

Cena de Fast Times, clipe de Sabrina Carpententer

Assista ao clipe de Fast Times

A faixa prepara o caminho para o primeiro disco de estúdio da cantora

Mulú & Letrux — Me Espera

Cores vibrantes e mergulhos no mar: é Letrux na vibe do verão! O clipe transmite uma sensação refrescante e de profundo contato com a natureza. A edição que imita uma película de câmera analógica também deixa o clima mais intimista. Em tempos sombrios, o clipe é um grande abraço salgado do mar. (N.C.)

Cena do clipe de Me Espera, da Letrux e Mulú

Assista ao clipe de Me Espera

O ritmo oitentista da canção dá as boas-vindas aos amores de verão

Megan Thee Stallion & Dua Lipa – Sweetest Pie

Atrações confirmadas no Rock in Rio 2022, Dua Lipa e Megan Thee Stallion se reuniram para lançar uma parceria inédita. A faixa, que estreou no topo da Songs Debut Global do Spotify, ganhou um clipe irresistível e cheio de elementos fantásticos —algo como Megan Thee Stallion e Dua Lipa no país das maravilhas, para os +18. Dirigido por Dave Meyeres (Adore You e Falling, de Harry Styles e No Tears Left to Cry, de Ariana Grande), o registro teve todo o conceito pensado pela própria rapper.

Em Sweetest Pie, a dupla prepara uma série de armadilhas coloridas e super doces para dois homens, quando a intenção, na verdade, é devorá-los. Dua age como uma viúva negra, enquanto Megan é uma deusa que os enfeitiça com a dança. Mega bem produzido e cheio de efeitos visuais, o clipe é divertido e combinou super bem a energia das duas artistas. Agora, os fãs torcem por uma colaboração ao vivo na Cidade do Rock. (N.C.)

Megan Thee Stallion e Dua Lipa em trecho de clipe

Assista ao clipe de Sweetest Pie

A música estreou na 2ª posição dos charts do Spotify dos Estados Unidos

Avril Lavigne — Love It When You Hate Me

Dona do rostinho —e cabelo— favorito dos clipes dos anos 2000, Avril Lavigne lançou um registro visual da parceria com blackbear. Mas agora, diferente das décadas passadas, ela aparece nas nossas telinhas em 4K. No clipe, a artista é acusada por “amar demais” e e é presa com outras amigas, enquanto Travis Barker toca aquela bateria alucinante no fundo da penitenciária.

O jeitinho marrento combinado às olhadas sensuais nos garantem que a Avril de Hot, de 2007, segue viva e está entre nós. Aqui, contamos um pouquinho de como o novo disco da cantora, inclusive, nos lembra algumas outras produções dos anos 2000. (N.C.)

Espaço Unimed: Avril Lavigne fará show em São Paulo

Assista ao clipe de Love It When You Hate Me

A cantora já apresentou a canção no Kimmy Kimmel Live

Duda Beat — Dar uma Deitchada

Com a proposta de conquistar as “gostosas cansadas”, Duda Beat lançou o clipe oficial do novo hit Dar uma Deitchada. Dirigido por Gabriel Dietrich, responsável pela codireção de GRACINHA, disco de Manu Gavassi, o registro faz inúmeras referências à estética dos anos 1990 e 2000, enquanto também faz alusão a elementos contemporâneos.

Como, por exemplo, uma dancinha com potencial de viralizar no TikTok. A coreografia é assinada por Flávio Verne, responsável pelos passinhos de Luísa Sonza e Pablo Vittar nos clipes.

A estética colorida e “cansadita” é apresentada por Duda Beat, enquanto a “gêmea do mal”, Eduarda Batidas, mostra o lado mais dark e agitado do clipe. O resultado é um registro divertido, cheio de referências para os fãs da MTV e aos programas de televisão brasileira, e um monte de looks para quem precisa se inspirar na hora de ir para a balada. (N.C.)

Duda Beat em trecho do clipe Dar uma Deitchada

Assista ao clipe Dar uma Deitchada

O clipe foi produzido pela O2 Filmes

(G)I-DLE — TOMBOY

Em menos de dois dias, o MV do grupo conquistou 20 milhões de visualizações — esse é o sétimo registro visual do grupo que atinge essa marca no YouTube. A faixa, Tomboy, trilha do clipe, integra o primeiro disco de estúdio I Never Die do grupo formado pela Cube Entertainment. Ousado, divertido e dramático, o retorno do grupo à indústria fonográfica apresenta um discurso contra o esteriótipo da “garota perfeita”.

Inspirado na moda Y2K, as artistas divertem as fãs com uma transição sombria, onde elas viram barbies que trabalham juntas para sequestrar um homem —que, na perspectiva delas, não é nada confiável. Cheio de brincadeiras visuais, recortes que nos remetem às fanzines de punk, o registro é super poderoso e mostra o potencial musical e criativo das artistas.

Com uma estética mais punk, (G)I-dle é formada por cinco integrantes

Assista ao clipe de Tomboy

A faixa integra o disco de estreia do grupo, I Never Die

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Nicolle Cabral

Nicolle Cabral

Antes de ser repórter da Tangerina, Nicolle Cabral passou por Rolling Stone, Revista Noize e Monkeybuzz. Nas horas vagas, banca a masterchef para os amigos, testa maquiagens e cantarola hits do TikTok.

Ver mais conteúdos de Nicolle Cabral

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal