Divulgação/Serendipity Point Films
Sem sustos, a nova trama usa o futuro distópico para apavorar a audiência; leia a crítica
David Cronenberg ataca de novo! O diretor conhecido por A Mosca (1986) e Cosmópolis (2012) foge mais uma vez do clichê com Crimes do Futuro. O novo filme com Kristen Stewart não usa os clássicos métodos do terror, como o suspense psicológico e os sustos, para apavorar o público.
Na trama, que aterrorizou a audiência no Festival de Cannes 2022, os humanos estão com o DNA desregulado. E, por conta da Síndrome da Evolução Acelerada, a maioria da população está desenvolvendo novos órgãos e não sente mais dor. O que poderia ser uma situação horripilante para algumas pessoas é transformado em arte por Saul Tenser (Viggo Mortensen).
Neste futuro distópico, o artista é reconhecido mundialmente pela remoção dos órgãos inéditos. Ao lado de Caprice (Léa Seydoux), Saul transforma o procedimento operatório em um espetáculo artístico para seus fãs. No entanto, a performance chama a atenção de olhares indesejados.
Então, para controlar e entender a Síndrome da Evolução Acelerada, o governo cria o Registro Nacional de Órgãos. Enquanto documentam os novos hormônios, Timlin (Kristen Stewart) e Wippet (Don McKellar) acabam se interessando até demais pelo personagem de Mortensen.
Dirigido por Cronenberg, Crimes do Futuro usa o aspecto grotesco como fonte de terror. A realidade do filme é sombria, no entanto, a trama usa a mutação do corpo humano como um contraponto, em busca de exibir a esperança e até a ingenuidade das pessoas.
Léa Seydoux, Viggo Mortensen, Kristen Stewart em cena de Crimes do Futuro
Divulgação/Serendipity Point Films
Mas o novo longa impacta qualquer um na audiência com as cenas cirúrgicas. Além de ser representada como arte, as operações médicas são consideradas “o novo sexo”. No meio deste contexto bizarro, o diretor faz o público refletir sobre os limites do prazer.
E não é o único ponto reflexivo de Cronenberg em Crimes do Futuro. Durante a história de horror, o responsável por Cosmópolis faz o público questionar a ética, as atitudes do governo e até a questão da alimentação. Você já tinha imaginado um filme de terror sobre operações cirúrgicas fazendo alusão a agrotóxicos? Nem eu!
Comandado e escrito por Cronenberg, depois de um hiato de quase 10 anos, Crimes do Futuro também conta com Denise Capezza, Don McKellar, Ephie Kantza, Jason Bitter, Tanaya Beatty e Welket Bungué no elenco.
Crime do Futuro estreia nesta quinta-feira (14) nos cinemas. Estrelado por Kristen Stewart, o filme de terror chegará ao MUBI em 29 de julho. Assista abaixo ao trailer:
Trailer de Crimes do Futuro
Kristen Stewart no filme de Cronenberg
Victor Cierro
Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É o foca da equipe e cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.
Ver mais conteúdos de Victor CierroTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?