FILMES E SÉRIES

Benedict Cumberbatch em cena de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Divulgação/Marvel Studios

Doutor Estranho

Doutor Estranho: 7 detalhes que você perdeu se não é marvete fanático

O novo filme da Marvel, Multiverso da Loucura, está lotado de referências às histórias em quadrinhos e doses consideráveis de fanservice

Victor Cierro

Victor Cierro

A Marvel, pelo bem ou pelo mal, criou uma reputação nos últimos anos. O seu universo cinematográfico está inteiramente conectado e cheio de referências sutis não apenas aos outros filmes mas também às histórias em quadrinhos originais dos super-heróis. Doutor Estranho no Multiverso da Loucura é um exemplo perfeito deste conceito. Se você não está familiarizado com os filmes e séries ou mesmo com as HQs da companhia, a nova produção estrelada por Benedict Cumberbatch e Elizabeth Olsen pode ser um pouco confusa. Mas, assim como fariam o mago e a Feiticeira Escarlate, a Tangerina explica, em um passe de mágica, os principais detalhes de Doutor Estranho 2!

Atenção: esse texto contém spoilers, cuidado para não azedar sua semana

Livro dos Vishanti

Rachel McAdams, Benedict Cumberbatch e Xochitl Gomez em cena de Doutor Estranho 2

Rachel McAdams, Benedict Cumberbatch e Xochitl Gomez em cena de Doutor Estranho 2

Divulgação/Marvel Studios

Nas histórias em quadrinhos da Marvel, os Vishanti são um grupo formado por Agamotto, Hoggoth e Oshtur. O trio, que são os protetores da Terra, tem a tarefa de definir qual feiticeiro será o Mago Supremo. E, nos gibis, os praticantes das artes místicas criaram um livro com os feitiços mais poderosos da história.

Diferente das HQs, o Livro dos Vishanti apresentando no Multiverso da Loucura não é vigiado pelo Ancião. No MCU (Universo Cinematográfico Marvel), a obra com os feitiços que podem vencer qualquer adversário está escondida no meio das dimensões paralelas.

Em Doutor Estranho 2, o Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) da Terra 818 criou um portal direto para a realidade do Livro dos Vishanti. Na trama, esta versão do Mago Supremo decidiu usar esses feitiços para derrotar o Thanos (Josh Brolin) de sua dimensão.

Paralelo Utópico

Xochitl Gomez em cena de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

America Chavez (Xochitl Gomez) no Multiverso da Loucura

Divulgação/Marvel Studios

Durante a ida de America Chavez (Xochitl Gomez) e Doutor Estranho (Cumberbatch) para Terra 818, a dupla relembra algumas memórias dolorosas. Stephen vê um encontro com sua amada Christine (Rachel McAdams), enquanto a jovem heroína enxerga uma lembrança no seu planeta natal: o Paralelo Utópico.

Nesta dimensão, que ficou desanexada do multiverso por muito tempo nos quadrinhos, America Chavez teve uma infância feliz ao lado de suas duas mães. O Paralelo Utópico, realidade com a população inteira feminina como a Themyscira na DC Comics, teve uma breve aparição em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Enquanto não sabia lidar com seus poderes, a jovem abriu um portal para outra realidade. Desde então, ela nunca conseguiu retornar para seu planeta natal.

Fundação Baxter

Sede dos Illuminati em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Sede dos Illuminati em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Divulgação/Marvel Studios

A passagem do Doutor Estranho, na Terra 818, foi muito reveladora para o multiverso da Marvel. Enquanto estavam na sede dos Illuminati, Strange questionou a infraestrutura de tirar o fôlego deste quartel-general. O dinheiro veio da Fundação Baxter! Nome familiar, né?

Você lembra do Edifício Baxter de Quarteto Fantástico (2005)? Nas histórias em quadrinhos, a organização governamental, localizada neste prédio, patrocina experimentos científicos. Reed Richards, vivido por John Krasinski em Doutor Estranho 2, é o líder das pesquisas e responsável pela criação da sede dos Illuminati e, provavelmente, do Ultron nesta realidade.

Terra 616

Benedict Cumberbatch na sede dos Illuminati em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Stephen Strange (Cumberbatch) na sede dos Illuminati

Divulgação/Marvel Studios

Por falar em realidade, na sede dos Illuminati, o Doutor Estranho e os fãs da Marvel aprenderam quão grande é o multiverso. Durante a trama, America tinha revelado sua experiência em mais de 70 realidades diferentes. No entanto, este número fica pequeno após a declaração da cientista Christine.

A personagem de Rachel McAdams revela que esta dimensão é realidade 818. Enquanto isso, a principal linha do tempo da Marvel que conhecemos é a Terra 616. Nos quadrinhos, o Universo Marvel é conhecido pelo mesmo nome. Lá, os Vingadores, Guardiões da Galáxia, Quarteto Fantástico e os X-Men lutam contra os vilões para proteger toda a humanidade.

Montanha Wundagore

Elizabeth Olsen em cena de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Elizabeth Olsen em Doutor Estranho 2

Divulgação/Marvel Studios

Nas HQs da Marvel, o monte Wundagore está localizado na Trânsia, um país fictício. E, assim como nas histórias em quadrinhos, o Multiverso da Loucura apresenta este local como o berço do Darkhold, o Livro dos Pecados.

Nas cavernas da Montanha Wundagore, Chton, o Deus do Caos, escreveu todos os feitiços do Livro dos Pecados nas paredes do local. Após a destruição do Darkhold em sua dimensão, a Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) foi até a fonte da magia sombria.

E, nos gibis, Magda deu à luz a duas crianças no topo da montanha. O Deus do Caos, que estava aprisionado no local, conseguiu introduzir uma fração de seu poder em um dos bebês. Quem teve esse azar? Bingo! A própria Feiticeira Escarlate. Wanda Maximoff cresceu com a magia sombria em suas veias, enquanto Pietro, o Mercúrio, não sofreu a mesma maldição de sua irmã.

Além disso, o local também foi o centro de operações do geneticista louco conhecido como Alto Evolucionário, responsável pela criação de um exército de criaturas bestiais.

Tribunal Vivo

Benedict Cumberbatch em cena de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Benedict Cumberbatch no filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Divulgação/Marvel Studios

A jovem America Chavez não teve a capacidade de controlar seu poder durante Doutor Estranho 2. E, em um incidente da heroína, Stephen Strange e a garota viajaram por várias realidades do multiverso. E, em uma delas, o público teve a chance de ver o Tribunal Vivo, pela primeira vez, no MCU.

O Tribunal Vivo, que tem a tarefa de proteger o multiverso, é uma entidade cósmica. Ele é um ser único em todas as realidades alternativas e deve proteger o equilíbrio de todas as dimensões. Você quer ver este personagem extremamente poderoso no futuro do MCU?

Fanservice

Benedict Cumberbatch na sede dos Illuminati em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Reed Richards (Krasinski) e Professor Xavier (Stewart) fazem parte dos Illuminati

Divulgação/Marvel Studios

O público pede e a Marvel escuta. Doutor Estranho no Multiverso da Loucura está lotado de fanservice. O primeiro e mais importante é a presença de John Krasinski como Reed Richards. Durante anos, a audiência pediu o ator, conhecido por The Office (2005-2013), na posição de líder do Quarteto Fantástico. E ele teve a chance de viver o homem mais inteligente do multiverso… por cinco minutos. Será que ele volta como outra variante do mesmo personagem no filme do supergrupo?

A presença dos Illuminati, a confirmação dos X-Men no MCU (ou, até o momento, em uma de suas realidades) e até o retorno de Hayley Atwell como Capitã Carter também são pedidos dos fãs. Se você não é marvete fanático, esses pequenos detalhes de Doutor Estranho 2 podem ter passado batidos durante o Multiverso da Loucura.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Victor Cierro

Victor Cierro

Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É o foca da equipe e cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.

Ver mais conteúdos de Victor Cierro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal