Divulgação/CBS
Antes de interpretar o detetive mais famoso do mundo, Jonny Lee Miller teve uma carreira agitada com Angelina Jolie e Ewan McGregor
A série Elementary (2012-2019) estreou há exatos 10 anos, em 27 de setembro de 2012. Diferentemente de outras produções inspiradas nas obras de Sir Arthur Conan Doyle (1859-1930), a série mostrou um novo lado de Sherlock Holmes graças ao talento de Jonny Lee Miller. Antes de interpretar o detetive renomado, o ator teve uma vida bem agitada. O britânico de 49 anos foi casado com Angelina Jolie e também dividiu apartamento com Ewan McGregor.
Você já conhecia este lado do intérprete de Sherlock Holmes? Jonny Lee Miller recebeu sua primeira grande oportunidade em Hollywood em Hackers: Piratas de Computador (1995). No filme sobre tecnologia, o inglês ficou mais próximo de sua colega Angelina Jolie. A dupla engatou um relacionamento intenso e se casou.
No entanto, a relação durou apenas 18 meses. Em 2000, o casal anunciou o divórcio, o que não afetou a amizade entre os atores. Desde então, o protagonista de Elementary trocou alianças e teve um filho com a modelo Michele Hicks. Mas essa relação também acabou. Ele, inclusive, foi visto andando de carro com Angelina no ano passado —será que foi um remember?
Antes de sua complicada vida amorosa, Jonny Lee Miller teve uma relação de companheirismo com atores britânicos renomados. Em sua adolescência, o intérprete de Sherlock conheceu e ficou amigo de ninguém menos que Jude Law.
Inclusive, o colega de Piratas de Computador —Matthew Lillard— contou para o site IGN como foi surpreendido pelo ator e seus amigos. “Quando nós chegamos em Londres, Jonny Lee Miller queria que nós conhecêssemos seus colegas de apartamento. Eles acabaram sendo Jude Law e Ewan McGregor”.
Isso mesmo, Miller dividiu o mesmo apartamento com Dickie Greenleaf (Law) e Obi-Wan Kenobi (McGregor). O intérprete do jedi até ajudou a estrela de Elementary com sua escalação em Trainspotting: Sem Limites (1997). A parceria transcendeu a vida social, e os atores trabalharam juntos neste clássico cult dos anos 1990.
Ewan McGregor e Jonny Lee Miller em cena de Trainspotting: Sem Limites
Divulgação/Alpha Filmes
O inglês teve uma tarefa bem difícil em Elementary. Além de interpretar o detetive mais emblemático da história, ele precisou fazer isso nos Estados Unidos e nos tempos atuais. E se a missão já parecia complexa, seus antecessores deixaram o trabalho ainda mais complicado.
Em Sherlock Holmes (2009), o protagonista foi vivido por Robert Downey Jr.. E, obviamente, o ator renomado de Hollywood entregou uma performance sólida. Com um toque de Tony Stark, ele conseguiu replicar o ar de superioridade, o humor inteligente e as habilidades físicas do personagem.
Já Sherlock (2010-2017) trouxe uma narrativa completamente diferente. Estrelada por Benedict Cumberbatch, a série levou o detetive para a atualidade, mas em Londres. O intérprete de Doutor Estranho também seguiu outro caminho com o personagem. Apesar de metódico, frio e na beira da sociopatia, o protagonista também encantou o público.
Outro que teve chance de interpretar o detetive carismático foi Henry Cavill. Mas, ao contrário de seus colegas de Hollywood, o homem por trás do manto do Superman não teve muito espaço para dar profundidade ao Sherlock. Coadjuvante de Millie Bobby Brown em Enola Holmes (2020), o astro trouxe apenas os atributos costumeiros (e sem graça) do personagem.
Jonny Lee Miller, então, foi quem chegou mais perto da versão de Sir Conan Doyle. Além de trazer os elementos clássicos, como a metodicidade, o humor e a rapidez do personagem, Elementary implementou mais uma característica do detetive: o vício.
Na série, Sherlock (Miller) conheceu Joan Watson (Lucy Liu) por conta de seu problema com drogas ilegais. Durante os episódios, o vício virou tema recorrente e teve grande importância na narrativa. E o seu intérprete foi fundamental para incorporar esse elemento: sua atuação exalta as adversidades com as substâncias e traz elementos da vida real para a ficção.
Elementary está disponível na Globoplay e no Paramount+. Mas, se você quiser conferir um trabalho mais recente do ator, Miller está confirmado na quinta temporada de The Crown. Os novos episódios estreiam em 9 de novembro na Netflix.
Victor Cierro
Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É o foca da equipe e cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.
Ver mais conteúdos de Victor CierroTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?