Divulgação/Marvel Studios
O novo filme da Marvel, Multiverso da Loucura, está lotado de referências às histórias em quadrinhos e doses consideráveis de fanservice
A Marvel, pelo bem ou pelo mal, criou uma reputação nos últimos anos. O seu universo cinematográfico está inteiramente conectado e cheio de referências sutis não apenas aos outros filmes mas também às histórias em quadrinhos originais dos super-heróis. Doutor Estranho no Multiverso da Loucura é um exemplo perfeito deste conceito. Se você não está familiarizado com os filmes e séries ou mesmo com as HQs da companhia, a nova produção estrelada por Benedict Cumberbatch e Elizabeth Olsen pode ser um pouco confusa. Mas, assim como fariam o mago e a Feiticeira Escarlate, a Tangerina explica, em um passe de mágica, os principais detalhes de Doutor Estranho 2!
Atenção: esse texto contém spoilers, cuidado para não azedar sua semana
Rachel McAdams, Benedict Cumberbatch e Xochitl Gomez em cena de Doutor Estranho 2
Divulgação/Marvel Studios
Nas histórias em quadrinhos da Marvel, os Vishanti são um grupo formado por Agamotto, Hoggoth e Oshtur. O trio, que são os protetores da Terra, tem a tarefa de definir qual feiticeiro será o Mago Supremo. E, nos gibis, os praticantes das artes místicas criaram um livro com os feitiços mais poderosos da história.
Diferente das HQs, o Livro dos Vishanti apresentando no Multiverso da Loucura não é vigiado pelo Ancião. No MCU (Universo Cinematográfico Marvel), a obra com os feitiços que podem vencer qualquer adversário está escondida no meio das dimensões paralelas.
Em Doutor Estranho 2, o Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) da Terra 818 criou um portal direto para a realidade do Livro dos Vishanti. Na trama, esta versão do Mago Supremo decidiu usar esses feitiços para derrotar o Thanos (Josh Brolin) de sua dimensão.
America Chavez (Xochitl Gomez) no Multiverso da Loucura
Divulgação/Marvel Studios
Durante a ida de America Chavez (Xochitl Gomez) e Doutor Estranho (Cumberbatch) para Terra 818, a dupla relembra algumas memórias dolorosas. Stephen vê um encontro com sua amada Christine (Rachel McAdams), enquanto a jovem heroína enxerga uma lembrança no seu planeta natal: o Paralelo Utópico.
Nesta dimensão, que ficou desanexada do multiverso por muito tempo nos quadrinhos, America Chavez teve uma infância feliz ao lado de suas duas mães. O Paralelo Utópico, realidade com a população inteira feminina como a Themyscira na DC Comics, teve uma breve aparição em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Enquanto não sabia lidar com seus poderes, a jovem abriu um portal para outra realidade. Desde então, ela nunca conseguiu retornar para seu planeta natal.
Sede dos Illuminati em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura
Divulgação/Marvel Studios
A passagem do Doutor Estranho, na Terra 818, foi muito reveladora para o multiverso da Marvel. Enquanto estavam na sede dos Illuminati, Strange questionou a infraestrutura de tirar o fôlego deste quartel-general. O dinheiro veio da Fundação Baxter! Nome familiar, né?
Você lembra do Edifício Baxter de Quarteto Fantástico (2005)? Nas histórias em quadrinhos, a organização governamental, localizada neste prédio, patrocina experimentos científicos. Reed Richards, vivido por John Krasinski em Doutor Estranho 2, é o líder das pesquisas e responsável pela criação da sede dos Illuminati e, provavelmente, do Ultron nesta realidade.
Stephen Strange (Cumberbatch) na sede dos Illuminati
Divulgação/Marvel Studios
Por falar em realidade, na sede dos Illuminati, o Doutor Estranho e os fãs da Marvel aprenderam quão grande é o multiverso. Durante a trama, America tinha revelado sua experiência em mais de 70 realidades diferentes. No entanto, este número fica pequeno após a declaração da cientista Christine.
A personagem de Rachel McAdams revela que esta dimensão é realidade 818. Enquanto isso, a principal linha do tempo da Marvel que conhecemos é a Terra 616. Nos quadrinhos, o Universo Marvel é conhecido pelo mesmo nome. Lá, os Vingadores, Guardiões da Galáxia, Quarteto Fantástico e os X-Men lutam contra os vilões para proteger toda a humanidade.
Elizabeth Olsen em Doutor Estranho 2
Divulgação/Marvel Studios
Nas HQs da Marvel, o monte Wundagore está localizado na Trânsia, um país fictício. E, assim como nas histórias em quadrinhos, o Multiverso da Loucura apresenta este local como o berço do Darkhold, o Livro dos Pecados.
Nas cavernas da Montanha Wundagore, Chton, o Deus do Caos, escreveu todos os feitiços do Livro dos Pecados nas paredes do local. Após a destruição do Darkhold em sua dimensão, a Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) foi até a fonte da magia sombria.
E, nos gibis, Magda deu à luz a duas crianças no topo da montanha. O Deus do Caos, que estava aprisionado no local, conseguiu introduzir uma fração de seu poder em um dos bebês. Quem teve esse azar? Bingo! A própria Feiticeira Escarlate. Wanda Maximoff cresceu com a magia sombria em suas veias, enquanto Pietro, o Mercúrio, não sofreu a mesma maldição de sua irmã.
Além disso, o local também foi o centro de operações do geneticista louco conhecido como Alto Evolucionário, responsável pela criação de um exército de criaturas bestiais.
Benedict Cumberbatch no filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura
Divulgação/Marvel Studios
A jovem America Chavez não teve a capacidade de controlar seu poder durante Doutor Estranho 2. E, em um incidente da heroína, Stephen Strange e a garota viajaram por várias realidades do multiverso. E, em uma delas, o público teve a chance de ver o Tribunal Vivo, pela primeira vez, no MCU.
O Tribunal Vivo, que tem a tarefa de proteger o multiverso, é uma entidade cósmica. Ele é um ser único em todas as realidades alternativas e deve proteger o equilíbrio de todas as dimensões. Você quer ver este personagem extremamente poderoso no futuro do MCU?
Reed Richards (Krasinski) e Professor Xavier (Stewart) fazem parte dos Illuminati
Divulgação/Marvel Studios
O público pede e a Marvel escuta. Doutor Estranho no Multiverso da Loucura está lotado de fanservice. O primeiro e mais importante é a presença de John Krasinski como Reed Richards. Durante anos, a audiência pediu o ator, conhecido por The Office (2005-2013), na posição de líder do Quarteto Fantástico. E ele teve a chance de viver o homem mais inteligente do multiverso… por cinco minutos. Será que ele volta como outra variante do mesmo personagem no filme do supergrupo?
A presença dos Illuminati, a confirmação dos X-Men no MCU (ou, até o momento, em uma de suas realidades) e até o retorno de Hayley Atwell como Capitã Carter também são pedidos dos fãs. Se você não é marvete fanático, esses pequenos detalhes de Doutor Estranho 2 podem ter passado batidos durante o Multiverso da Loucura.
Victor Cierro
Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É o foca da equipe e cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.
Ver mais conteúdos de Victor CierroTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?