Reprodução/Coachella
Você já se perguntou por que grupos famosos de k-pop não participam de festivais e eventos internacionais conhecidos? A Koluna Pop de hoje reflete sobre isso e traz um parecer sobre a questão
A música popular sul-coreana tem se popularizado cada vez mais nos últimos anos, isso é um fato. O meio do k-pop conta com grupos que podem ser considerados verdadeiros fenômenos, como o BTS e o BlackPink, que quebram recorde atrás de recorde onde quer que seus passos sincronizados e ritmos marcantes alcancem. E onde estão esses artistas quando se fala de grandes festivais musicais internacionais?
Há pelo menos três gerações de k-pop, muito se especulava sobre rivalidade entre agências, sem contar o preciosismo em torno da agenda dos idols que é, digamos, montada de maneira cuidadosa para que eles sigam à risca um calendário de lançamentos, ensaios, performances e mais.
Na Coreia do Sul, porém, festivais como o Dream Concert e premiações musicais como o Golden Disc Awards são extremamente comuns e grandes. E há também as apresentações televisionadas e produzidas pelos próprios canais de TV sul-coreanos, como é o caso do SBS Super Concert da emissora SBS, ou ainda o SMTOWN Live, em que diversos artistas da agência SMTOWN se reúnem para um super evento.
SMTOWN LIVE - Culture Humanity
Vídeo com os melhores momentos do show
No restante do mundo, o cenário é diferente: aos poucos, estão começando a surgir festivais de música dedicados ao k-pop, o que comprova que o interesse tem se ampliado. Um bom exemplo é a KCON, convenção anual que acontece desde 2012 e já passou por oito países levando alguns dos grupos de maior destaque do gênero para se apresentar.
Já a Europa sedia pela primeira vez, em 2022, um festival focado em k-pop, o Kpop.Flex. O evento musical acontece nos dias 14 e 15 de maio e o line-up conta com nomes como Enhypen, Mamamoo, NCT Dream, (G)I-Dle, Monsta X, IVE e AB6IX, entre outros.
Caso você, fã de k-pop que mora no Brasil, esteja se perguntando quando/se esses grupos e solistas virão ao país como parte do repertório de um grande —e diversificado— festival, tal como o Rock in Rio ou o Lollapalooza, a resposta ainda é incerta. O melhor caminho é apoiar os artistas de sua preferência durante as apresentações solo deles em território nacional. O próprio BTS e o Monsta X, por exemplo, estiveram por aqui em 2019, e antes deles, tivemos muitos outros.
O quarteto de k-pop aespa apresentou a nova música Life's Too Short no Coachella
Reprodução/Coachella/88rising/SM Entertainment
Para 2022, até então estão marcadas apresentações do 2Z para 17 de junho, enquanto o quarteto KARD retorna ao Brasil em 22 de julho, e o MCND tem show agendado para 12 de agosto no país. Todas as performances não estão agregadas a nenhum festival ou evento.
Mas este cenário ainda pode mudar. Basta analisar o Coachella que, desde 2019, tem convidado alguns grupos de k-pop para performances únicas. Em 2019, o BlackPink se apresentou em um palco secundário, e a edição de 2020 teria marcado o aguardado comeback do BigBang, mas este não foi o caso devido à pandemia de Covid-19.
Em 2022, porém, o festival recebeu a rapper CL e seu antigo grupo 2NE1, o solista Jackson Wang do grupo GOT7, e as meninas do aespa na segunda semana. Por outro lado, o Grammy 2022 sediou uma apresentação lendária do BTS.
Os exemplos são inúmeros e, depois de muito investigar a respeito, a conclusão é que é apenas uma questão de tempo até que esses grupos comecem a fazer parte do line-up de grandes festivais internacionais com mais recorrência.
Os primeiros passos foram dados e o caloroso engajamento do público nas redes sociais fora da Coreia tem ajudado a instigar a participação de artistas de k-pop como convidados de grandes eventos. Agora, é esperar. E isso inclui, claro, o Brasil.
Jessica Pinheiro
Repórter da Tangerina, Jessica Pinheiro já cobriu games e tecnologia em veículos coo IGN Brasil, Loading TV e The Enemy. É streamer nas horas vagas e nasceu no Ceará, mas infelizmente não tem sotaque. Ama karaokê e também assina a Koluna Pop, onde traz todas as novidades do universo do k-pop.
Ver mais conteúdos de Jessica PinheiroTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?