Divulgação/Warner Bros. Animation
A qualidade das produções no universo dos Vingadores tem sido criticada pelo público, enquanto a empresa do Batman come pelas beiradas
Planejamento não é tudo na indústria cinematográfica. Apesar da desorganização da DC, o estúdio de super-heróis tem vivido um ano bem melhor que o da sua rival, Marvel. Mesmo com filmes anunciados até 2025, Kevin Feige ainda não conseguiu corresponder ao nível de Vingadores: Ultimato (2019) durante a Fase 4. E há outros motivos para o 2022 da empresa do Batman estar sendo mais elogiado que o da companhia do Homem-Aranha.
Por falar no Cavaleiro das Trevas, o novo filme do Batman com Robert Pattinson foi responsável por abrir uma boa vantagem em relação à Marvel. Com um tom sombrio, realista e diferente das últimas tramas de super-heróis, o longa dirigido por Matt Reeves elevou o patamar das histórias inspiradas nos quadrinhos.
Robert Pattinson em cena de Batman
Divulgação/Warner Bros.
Mesmo com o sucesso de bilheteria de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e Thor: Amor e Trovão, a Marvel não produziu um filme tão completo e aclamado pela crítica como Batman neste ano. No quesito melhor longa de herói, a DC largou na frente.
O grande problema para o estúdio pode ser Pantera Negra: Wakanda para Sempre. Além de servir como homenagem para Chadwick Boseman (1976-2020), a trama vai explorar as raízes africanas desta sociedade e apresentará um novo vilão ao MCU (Universo Cinematográfico da Marvel).
Mas a DC vai ter a oportunidade de encantar os fãs mais uma vez em duas ocasiões diferentes. Enquanto Adão Negro chega para introduzir o anti-herói nos cinemas, Shazam! Fúria dos Deuses continua a jornada divertida de Billy Batson (Asher Angel e Zachary Levi) como herói.
Após a conclusão da Fase 3 do MCU, Kevin Feige iniciou uma nova era para o universo dos super-heróis. Ao lado dos grandes lançamentos nos cinemas, o presidente da empresa decidiu dividir suas tramas com o Disney+. Então, para entrar de cabeça na era do streaming, ele estreou séries sobre os personagens.
Em 2022, a Marvel teve dois lançamentos completamente diferentes. Cavaleiro da Lua explorou a questão da mitologia no mundo dos Vingadores. Já Ms. Marvel apresentou uma história leve sobre uma nova heroína adolescente.
Freddie Stroma e John Cena na série da HBO Max
Divulgação/HBO Max
No entanto, quem roubou a TV neste ano foi o Pacificador. Spin-off de O Esquadrão Suicida (2021), a nova série não teve medo de entrar na mente do diretor James Gunn para contar uma história intrigante e divertida sobre um anti-herói.
Na HBO Max, a DC escalou o lutador da WWE John Cena para reprisar seu papel como Christopher Smith. A série mostra os traumas de infância do personagem para justificar suas ações no presente. O que deixa a jornada de autoaceitação dele ainda mais emocionante.
E, por fim, a DC também teve a melhor animação. Mas, ao contrário dos outros quesitos, o estúdio da Liga da Justiça já era conhecido pela qualidade de suas tramas voltadas para o público mais jovem. Na HBO Max, o serviço de streaming oferece diversas produções, como os melhores filmes do Batman neste universo.
A Marvel nem chega a ser uma verdadeira competição nesta categoria. A empresa prefere focar em live-actions, enquanto a DC divide sua atenção entre os diferentes quesitos. Sendo assim, a companhia do Batman sempre sai na frente no mundo animado.
Os animais heróis no filme DC Liga dos Superpets
Divulgação/Warner Bros.
Mas, mesmo se tivesse rivalidade, o estúdio estaria tranquilo com o lançamento de DC Liga dos Superpets. O novo filme animado, que está em cartaz nos cinemas, consegue unir lições importantes para as crianças, cenas de ação de tirar o fôlego e os principais heróis da companhia.
Então, apesar do painel fraco na San Diego Comic-Con e do futuro incerto na indústria cinematográfica, o 2022 da DC está sendo melhor do que o da Marvel. Você concorda? E será que Pantera Negra 2 vai mudar essa opinião?
Victor Cierro
Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É o foca da equipe e cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.
Ver mais conteúdos de Victor CierroTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?